O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

segunda-feira, 28 de março de 2011

JOGO DE PREPARAÇÃO REVELOU ESTRELAS PRESENTES E FUTURAS

Os Brancos e Pretos sem alinhamento definitivo marcaram em jogo, ainda amigavel 9 golos. 

Foram relax os primeiros minutos, principalmente até os Brancos colocarem-se em vantagem, aos 13",  até porque foram os Pretos que mais perto estiveram de marcar, com dois desperdícios de Ismaiel, anulado por defesa de Quim.

Sempre mais sereno e confiante, os Brancos saíam bem o futebol apoiado emanado a preceito dos pés de Luis e João, que encontraram-se novamente, fazendo dupla,  para equilíbrio justo das 2 equipas, uma vez que J. Guilherme recuperava de lesão e que Gabi estava ausente (testes de alergia aos Pretos:)

Os Pretos fizeram mais do que os possíveis por responder ao melhor jogo explanado pelo adversário, e surpreendeu tendo no seu Team o filho do Sequeira , que jogou mais do que bem, sempre com regularidade. Uma equipa que ofensivamente foi avançando á custa das iniciativas de André que meteu água na fervura... acalmando espiritos e desequilibro emocional entre Ismaiel e Miguel, que acabaram por se renderam a colectividade e fizeram a diferença pontual.  

Em vantagem, o ego dos Pretos aumentava e houve um natural arrefecimento no ritmo do jogo dos Brancos, com reflexo na diminuição das jogadas de perigo na baliza.

Revelação nos Acinzentados

Nos Brancos, J. Guilherme prescindiu de acções ofensivas,  ocupando a posição de "empata-jogo" (que recuou e avançou  defesa-esquerdo) no meio-campo ou campo-meio. Mas com alguns resultados práticos  vislumbráveis a desmarcar colegas. Por outro lado, realçou de absoluto controlo e transtornado, Tó Zé transformou-se com um excelente ritmo de jogo e agressivo em todos os aspectos. Continuou a assediar a baliza de Zé Gde marcando um golo. Assumiu papel importante (de Estrela) na defesa e no ataque em harmonia com os colegas de equipa.
O mesmo aconteceu com o filho do Sequeira que cresceu ao longo dos minutos para encontrar  boas ocasiões para ampliar a vantagem : liberdade bem condicionada sem margem para criticas.

No final, Pretos venceram 5X4 num jogo bem disputado que proporcionou prazer.  O que certamente também agradou os acinzentados, foi as boas bifanas na 3ª parte.

Para a próxima jornada espera-se em experiência novo elemento contratado por Miguel... sem compromissos. E também Bruno (antigo jogador do Marialvas, do Ançã e actualmente jogador veterano Ançãnense, tendo como hobbie a caça com seu colega Puma), contratado por J. Guilherme (que assume responsabilidade por parte do seu Team) que poderá ser elemento definitivo para os Brancos! Ainda frágil psicologicamente, os Acinzentados saberão certamente abraço-lo no seu Futsalquinta.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Novo desafio para 2 novos conjuntos

Em jogo bastante disputado na Arena do Pavilhão Ançanense na ultima 5ª feira, os atletas trocaram de Preto para Branco, Branco para Preto, Preto para Preto e ainda Branco para Branco como previsão anunciado na noticia anterior (ver Blog).  Mas ninguém pensava que a mudança fosse tão repentina, só que no  balneário todos concordaram, ou melhor, ninguém discordo da proposta de criar 2 novas equipas perante uma já existente saturação por parte de alguns Pretos. O capitão João lançou logo a saída dos balneários  este novo desafio para experimentar os 2 conjuntos:

Pretos: Ze Gde, Luis, Ismaiel, André, Loto, Miguel
Brancos: Quim, João, Gabi, J.Guilherme, Tó Zé


- Para o resultado do jogo e do campeonato não foi importante. O jogo não foi óptimo tecnicamente, porque temos todos que evoluir no sentido de encontrar novas estratégias tecnico-tacticas.
Questionado pela quantidade de mudanças nas equipes titulares dos Pretos-Brancos, podemos afirmar que tivemos que encontrar 2 formações perto do ideal.

- É uma nova tentativa, e no final estivemos todos contentes, com um resultado apertado, mas claro que  temos consciência que devemos melhorar a equipa Branca. A formação Preta realça-se com 2 ciclistas Ismaiel e André velozes tendo as costas quentes com o resto do Team.  Enquanto que os Brancos, tem um pilar forte (João) em busca de um parceiro (Tó Zé?) para a sua dupla, e um atacante puro -J.Guilherme-, meio apoiado por Gabi que vai definir futuramente posição no campo.  A formação ideal, seria ter na posse dos Brancos um jogador como o Flavio, numa atitude mais ofensiva....

Neste encontro os guardiões deram o melhor com excelentes defesas !!

quarta-feira, 16 de março de 2011

REFLEXÃO ABERTA PARA NOVOS ACINZENTADOS

Independentemente da equipa que temos a 5ª feira, existem sempre momentos em que a motivação está em baixo e já não conseguimos sentir o entusiasmo de outrora. Apesar de, na maioria dos casos, serem fases passageiras por "(in)-vitórias", a verdade é que estas “quebras” podem ser prejudiciais aos acinzentados e que se reflectem no final dos jogos. Se bem nos lembramos, inicialmente todos nós ficávamos a discutir os lances duvidosos, uns sentados por exaustão, outros a alongarem e ainda havia aqueles que se prestavam  a uns abdominaisitos. 
A mudança, a troca, a aquisição, a substituição, a anulação, a contratação, o empréstimo, são termos que vulgarmente usamos na nossa linguagem, mas o certo é que alguns já sente esta frustração tal como já a o senti em tempos menos inglórios.  Pois já estive em equipa que era sempre castigada (desequilibrada) e agora sinto-me realizado num grupo coeso e de bom companheirismo/ entendimento. Mas será assim tão bom sentir-se realizado e ver os outros sem coesão? Quem  gosta? Não há duvida nenhuma que somos todos colegas que gostam de bem tratar a Bola e de jogar com prazer. 
Precisamos de Mudança e numa perspectiva evolucionista não podemos apenas substituir um Branco por um Preto ou vis versa.  Temos que ser mais realistas e mais abrangentes tentando criar dois grupos homogéneos
O Equilíbrio é algo de complicado ajustar porque para existir este conceito tem que existir o Desequilibro, seja ele posicional, individual, colectivo, defensivo, ofensivo,... e por ai adiante, sendo a essência de um futebol vibratório e que gostamos de disputar todas as 5ª.
Reunimos assim algumas sugestões, que foram reflectidas entre o J. Guilherme e o Luís,  pouco simples de construir, tentando tomar em conta as características de cada jogador (defensivo, ofensivo, organizador,...)  para combater eficazmente os sintomas. Obviamente, nada disso fará sentido sem o consentimento de todos mas temos fé que rapidamente verão que sentiremos um novo fôlego e um reânimo nas nossas jogadas, colocando de novo em questão a reorganização de dois novos Teams

1. Pequenas mudanças, grandes resultados.  A falta de organização é normalmente resultado de uma falta de comunicação. Nas equipas as jogadas são mais rotineiras numas do que noutras e os jogadores já foram avaliados. Os Brancos de mais porte técnico sabem inibir os seus adversários quando estes não dão a volta a questão com o seu poder mais físico (Pretos).  Procuramos assim  pequenas formas de romper com a monotonia: trocando/misturando todos os jogadores. Exemplo: Luis (defensivo) e João (defensivo) fazem uma dupla fantástica, quando na realidade, não existe 1 elemento para assumir este papel (posição) nos Pretos.
2. Aumentar as suas competências.  A adaptação a um novo Team  é um novo desafio e permite a outros  um novo papel na equipa, com mais determinação, melhor posicionamento, sendo estas  algumas das formas de estimular o jogo, com compensações adicionais para o seu desempenho. Exemplo: J. Guilherme nunca jogou com Tó Zé na mesma equipa e podem fazer uma boa dupla.
3. Dar sempre o seu melhor.  Tentar o máximo desempenho  nos jogos e ganhar confiança no seu novo colega de equipa que nos surpreendeu numa nova dinâmica, são pontos chave para a adaptação/ motivação. Simultaneamente, os elementos com mais experiência ajudarão na orientação táctica. Exemplo: lembra-mo-nos do André que não sabia defender em zona quando começou ou ainda Gabi que tem vindo a evoluir tecnicamente.

Imaginamos estes 2 conjuntos para reflectirmos todos e  darem o vosso contributo no nosso Blog:

Team 1 : Zé Gde(guardião)+Luis(def.)+Ismaiel(ofensivo)+André(ofens.)+Miguel(méd.)+ Loto(def.)

Team 2: Quim  (guardião) + João(def.)+J. Gui (ofensivo)+Gabi  (ofens.)+Tó Zé (méd.) + nova aquisição

Poderão verificar que os nomes foram colocados sucessivamente numa linha em oposição a jogadores que pensamos com as mesmas características na segunda linha, sem ofensas para ninguém.... e numa jogada limpa! O Loto (ou outro qualquer) não tem opositor neste momento porque precisamos de + 1 (?) para o Team 2 que achamos mais enfraquecido no papel.
Sem nos esquecermos do nosso querido Puma, este será o Guardião suplente das 2 equipas.

Fica no Blog na coluna da direita Sondagem para avaliar esta eventual nova Organização de equipas, contando com a vossa contribuição.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Estratégia Branca mexeu com Pretos perdidos 5X2

Os Brancos venceram e convenceram. Com o Carnaval à porta, os Brancos sem guardião oficial nesta jornada preferiram iniciar o jogo com um "jogador-volante". Pelo menos antes de atingirem um equilíbrio posicional, Loto assumiu depois o papel de "guardião-volante".   Jogaram sérios, concentrados e muito pragmáticos conhecendo o risco de poder perder tudo a qualquer momento, em contra-ataques Pretos. 

Os Pretos, uma vez mais, mostraram garra e no papel saíam como favoritos por ter Zé Grande na baliza.   Ismaiel e Miguel voltaram a não serem determinantes na estratégia Preta por falta de comunicação, arrastando por contagio Gabi, Tó Zé e Philip. Uns Pretos completamente baralhados por não conseguirem nova organização face a uma equipa com 5 jogadores pro-activos.

Ninguém acreditaria que após uns 15 minutos iniciais onde não se passou nada de relevante com um nulo na tabela, as duas equipas arrancassem para uma meia-hora diabólica, provando o porquê de uma ser a primeira classificada  e a outra segunda no nosso campeonato. Dois conjuntos com a ambição de fazer golos e chegar a vitoria.

Os Pretos que deram os primeiros sinais de perigo, aos 16 minutos, com Miguel a cruzar e Ismaiel a rematar permitiu uma boa intervenção de Luis com a ponta do pé. Nos minutos seguintes, após acção construída do conjunto Branco, foi o mesmo Luís que deixa sentado no chão o guardião Zé Grande que sofreu o primeiro golo.  Só que, os Pretos em contra-ataque após  perda ofensiva Branca rematavam  sem orientação para os braços de Loto.  

Animados, os Brancos  chegaram ao 2-0, com mais um golo de Luis que esteve desta vez bem presente neste jogo. No lance seguinte, Ismaiel rematou por alto com mais um susto para o guarda-redes Loto que defendeu por duas vezes. Os Pretos nesse período começavam a perder o controlo da situação!

No entanto, os Brancos sempre reagiram e bem. Tacticamente jogaram sempre com mais um homem, o jogador-guardião por onde se distribuía o jogo.  Minutos a seguir marcaram mais um golo de João que foi imperial na sua posição podendo até conseguir o luxo  de ficar nas linhas dianteiras. J. Guilherme em jogo "Não" de "barriga cheia" teve dificuldades na movimentação mas deixou sua assinatura num grande Golo com um cabeceamento de grande classe para bater o gigante Zé Grande, alojando a bola no canto oposto.   E André que trabalhou muito para a equipa respondeu ao marcador e ao equilíbrio dos Brancos. 

Pretos irracionais e confusão total

O futebol tem destas coisas. Se frente aos Brancos os Pretos golearam em passada jornada, os Guardiões Brancos foram os heróis desta partida face ao talentoso Zé Grande que esteve muito bem.

Mas o pior para os Pretos nesta jornada foi a falta de flexibilidade mental da equipa em adaptar-se a um conjunto Branco alterado/atípico com 5 jogadores em campo.  Foi um golpe duro demais para os Pretos que correram sem fim atrás da bola em linhas dianteiras. Pois também ninguém foi capaz de  espevitar a equipa com uma estratégia mais recuada por exemplo, e esperar pela boa oportunidade de arrancar em contra-ataques e desmantelar a organização Branca. Quem marcava quem ?? Em linhas avançada onde sobrava sempre mais um jogador a marcar, espalhou-se uma confusão total dentro do Team Preto. Foi o tudo ou nada dos Pretos, mais com a garra  do que com a razão. 
Ao inverso, foi o tudo ou nada dos Brancos, mais com a razão do que com o garra.... e resultou com mérito!!






 REFLEXÃO ABERTA PARA NOVOS ACINZENTADOS


Independentemente da equipa que temos a 5ª feira, existem sempre momentos em que a motivação está em baixo e já não conseguimos sentir o entusiasmo de outrora. Apesar de, na maioria dos casos, serem fases passageiras por "(in)-vitórias", a verdade é que estas “quebras” podem ser prejudiciais aos acinzentados e que se reflectem no final dos jogos. Se bem nos lembramos, inicialmente todos nós ficávamos a discutir os lances duvidosos, uns sentados por exaustão, outros a alongarem e ainda havia aqueles que se prestavam  a uns abdominaisitos. 
A mudança, a troca, a aquisição, a substituição, a anulação, a contratação, o empréstimo, são termos que vulgarmente usamos na nossa linguagem, mas o certo é que alguns já sente esta frustração tal como já a o senti em tempos menos inglórios.  Pois já estive em equipa que era sempre castigada (desequilibrada) e agora sinto-me realizado num grupo coeso e de bom companheirismo/ entendimento. Mas será assim tão bom sentir-se realizado e ver os outros sem coesão? Quem  gosta? Não há duvida nenhuma que somos todos colegas que gostam de bem tratar a Bola e de jogar com prazer. 
Precisamos de Mudança e numa perspectiva evolucionista não podemos apenas substituir um Branco por um Preto ou vis versa.  Temos que ser mais realistas e mais abrangentes tentando criar dois grupos homogéneos
O Equilíbrio é algo de complicado ajustar porque para existir este conceito tem que existir o Desequilibro, seja ele posicional, individual, colectivo, defensivo, ofensivo,... e por ai adiante, sendo a essência de um futebol vibratório e que gostamos de disputar todas as 5ª.
Reunimos assim algumas sugestões, que foram reflectidas entre o J. Guilherme e o Luís,  pouco simples de construir, tentando tomar em conta as características de cada jogador (defensivo, ofensivo, organizador,...)  para combater eficazmente os sintomas. Obviamente, nada disso fará sentido sem o consentimento de todos mas temos fé que rapidamente verão que sentiremos um novo fôlego e um reânimo nas nossas jogadas, colocando de novo em questão a reorganização de dois novos Teams

1. Pequenas mudanças, grandes resultados.  A falta de organização é normalmente resultado de uma falta de comunicação. Nas equipas as jogadas são mais rotineiras numas do que noutras e os jogadores já foram avaliados. Os Brancos de mais porte técnico sabem inibir os seus adversários quando estes não dão a volta a questão com o seu poder mais físico (Pretos).  Procuramos assim  pequenas formas de romper com a monotonia: trocando/misturando todos os jogadores. Exemplo: Luis (defensivo) e João (defensivo) fazem uma dupla fantástica, quando na realidade, não existe 1 elemento para assumir este papel (posição) nos Pretos.
2. Aumentar as suas competências.  A adaptação a um novo Team  é um novo desafio e permite a outros  um novo papel na equipa, com mais determinação, melhor posicionamento, sendo estas  algumas das formas de estimular o jogo, com compensações adicionais para o seu desempenho. Exemplo: J. Guilherme nunca jogou com Tó Zé na mesma equipa e podem fazer uma boa dupla.
3. Dar sempre o seu melhor.  Tentar o máximo desempenho  nos jogos e ganhar confiança no seu novo colega de equipa que nos surpreendeu numa nova dinâmica, são pontos chave para a adaptação/ motivação. Simultaneamente, os elementos com mais experiência ajudarão na orientação táctica. Exemplo: lembra-mo-nos do André que não sabia defender em zona quando começou ou ainda Gabi que tem vindo a evoluir tecnicamente.

Imaginamos estes 2 conjuntos para reflectirmos todos e  darem o vosso contributo no nosso Blog:

Team 1 : Zé Gde(guardião)+Luis(def.)+Ismaiel(ofensivo)+André(ofens.)+Miguel(méd.)+ Loto(def.)

Team 2: Quim  (guardião) + João(def.)+J. Gui (ofensivo)+Gabi  (ofens.)+Tó Zé (méd.) + nova aquisição

Poderão verificar que os nomes foram colocados sucessivamente numa linha em oposição a jogadores que pensamos com as mesmas características na segunda linha, sem ofensas para ninguém.... e numa jogada limpa! O Loto (ou outro qualquer) não tem opositor neste momento porque precisamos de + 1 (?) para o Team 2 que achamos mais enfraquecido no papel.
Sem nos esquecermos do nosso querido Puma, este será o Guardião suplente das 2 equipas.

Fica no Blog na coluna da direita Sondagem para avaliar esta eventual nova Organização de equipas, contando com a vossa contribuição.

terça-feira, 1 de março de 2011

GUARDIÕES NÃO INFLUENCIARAM O RESULTADO 7X4

Brancos e Pretos continuam a marcar passo no campeonato sem conseguirem desmarcarem-se um do outro... A vitoria Branca deixa os brancos no 1º lugar, a 2 pontos dos Pretos.
Foi o primeiro jogo de Philip's vindo directamente de Alemanha, contratado pelos Pretos mostrando boas qualidades defensivas e um porte físico  que muitos dos Acinzentados invejam.

E assim se chegou a mais um desempate na tabela, numa repetição de um filme já gasto esta época: depois de um jogo de qualidade, conseguido por mérito dos acinzentados e sem interferência prestigiosa dos guardiões.

Os Brancos apostaram no controlo de jogo, tentando reter a bola ao máximo, mas foi sempre muito macia nas saídas para o ataque. De tal forma, que os Brancos cresceram ao longo dos minutos para converter ocasiões em golos. 

Boas intenções e guardiões sem defesas milagrosas

Nem algumas desatenções da defesa Branca serviu para alimentar o ataque Preto. Ismaiel tentava mexer-se e a equipa acompanhava, apesar de ter tido poucos ângulos para visar as redes, e fê-lo de forma desastrada. E foi isso esse o espelho dos Pretos durante os primeiros 45 minutos: uma equipa presa, sem resposta, e desconcentrada na frente. Na linha recuada mantinha-se Philip's de pernas esticadas e tronco endurecido... para travar ataques.

Gabi deu um grito de revolta, no dealbar do segundo tempo, com uma jogada que terminou por cima da trave da baliza de Quim mas o lance não conseguiu despertar a equipa. Tó Zé mostrou-se atrevido mas sem espaço para manobra, enquanto Miguel tentava organização desesperada.

Do outro lado, Luis (baixa forma e forma arredondada) também não atinou com a baliza de Zé Grande por não conseguir aproximar-se do rectângulo interdito e nem sequer disparar uma das suas "bombas-biqueiras". Acabou por pertencer a J. Guilherme as melhores oportunidades, em escapadela pela direita que culminou numas indefesas do guarda-redes português Zé Grande. Nas recargas, e nos pivôs quêm melhor do que André para superar a defesa Preta conseguindo com grande Classe marcar a diferença... 

João e Loto quase fizeram e/ou participaram em golos, numa ajuda preciosa já que o ataque Preto revelava-se infrutífero e o jogo animou um pouco com esta novidade: perigo lá, perigo cá. Passou também a haver mais intensidade numa partida equilibrada que acabou por 7X4. A partida ficou aberta, houve falhanços de bradar aos céus, mas ninguém passou das  boas intenções e os guardiões não fizeram a diferença pontual !!