O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

UM JOGO DE PERNAS PARA O AR DITOU 8X8

Minuto 85. Penalti flagrante, com a bola a bater no braço de Gabi em plena área com uns Brancos a perderem 8X7. João desvaloriza a jogada e marca o canto  e coloca todo o peso do jogo nas suas costas. A equipa Preta defendia-se, segurando a vantagem, mas eis que a bola salta para o seu meio-campo  e um jogador surge isolado, com terreno livre para pontapear  na baliza do Quim. Estava ali o empate épico... e uma espectacular subida no resultado...

Começando de inicio, eram alguns metros, pareciam quilómetros quando a equipa Branca demorou em posicionar-se começando o jogo com um elemento novo -Fabio-. O inicio do jogo tornou-se uma metralhadora a apontar para a baliza de Zé Grande. Imaginar as rajadas de golos sofridos tendo  como principal artilheiro Gabi, a festa estava em pleno, quando alcançaram rapidamente os 5-0. Os Brancos com os olhos esbugalhados, a respiração suspensa, demoraram a perceber o que lhes aconteciam.  Para Fabio em experiência num jogo sem substituições, foi tudo mau, na hora do passe, nas opções de fintas, no posicionamento em campo, tudo isto  pareceu ficar em câmara lenta. Para quem não conhece o Fabio, este parece ser a caricatura de "Paulinho", o ciclista atípico com dificuldades na coordenação. Como naqueles filmes em que até o som fica distorcido, assim estavam os Brancos. Existiu também uma questão de cansaço, físico de J. Guilherme que já tinha anunciado o seu SOS e que muito mal iniciou a partida sem saber como, contribuindo para a chuva de golos sofridos. Mas algo mais para além do futebol puro, a raça Branca não desmoralizava tendo pela frente uma missão impossível.... marcar 5 golos ao Quim. Na hora do remate, ai estava, todo aquele peso levando-os a carburar, ups, já perderam tempo de remate, mas ainda deu, olhando o ângulo, o guarda-redes já parecia maior, e é…como todo o peso do mundo lhes caíssem em cima, os Brancos tropeçam desequilibram-se e os remates  saiam a figura do guardião. E a bola, claro, mudava rapidamente de meio-campo para os Pretos, deixando aparecer todo o tipo de malabarismos/gri-gris/cuequinhas de Miguel, Flavio e Gabi, e excelente coordenação para ferir mais ainda seu adversário. Tudo aparecia no Team dos Pretos com excelentes movimentações e bom espírito de equipa. No incio, para ajudar, até Zé Grande deixou-se contagiar e sofrer golos imperdoáveis.

Tudo isto podia parecer demasiado romanceado, mesmo nas jogadas decisivas. E todos os jogadores  Pretos revelaram o potencial táctico-técnico. E falhar golos... nem por isso porque foi do 100% sem razões para desculpas. Fabio tinha entrado logo no Team sem poder de adaptação para segurar uma equipa em desfalque. As primeiras jogadas colocou-o, subitamente, numa improvável fronteira do heroísmo. Terá sido o jogador errado na hora…certa. Imagine-se os truculentos Pretos, ratos do contra-ataque (Tó Zé, Ismaiel, Gabi...) naqueles lances. Também podia falhar, claro. Duvidou-se que falhasse tanto quando anunciou seu historial futebolístico. Os Brancos desapontados em silêncio, sabiam que o peso do mundo seria diferente nesta jornada para esquecer. Isto é, Fabio falhou muitos passes, isolou-se sem levantar a cabeça, rematou sem alvo na mira, mas o certo é que nunca desistiu e deu luta até ao fim. De forma mais humana, mudando a  perspectiva Fabio foi capaz de compensar jogadas de perigo, incomodar nos pés do adversário e até ter tido oportunidade de criar diferença com sua excelente aceleração.... sem nunca ter tido receio de ir a guerra com quem quer que fosse.
 
Bem, foi um final surreal para um jogo disputado sempre nos limites da emoção. A armadilha em que os jogadores Pretos caíram é um clássico quando se alcança rapidamente uma vantagem substancial. Irreal foi mesmo espetar 8 golos ao guardião Quim que não quis deixar mal Zé Grande.
Os Brancos, com o coração táctico nas mãos, fizeram 8 golos em bolas em movimento sem os últimos artilheiros Loto e Luis em parte-time. Mas, depois, o jogo levou-nos para  dimensões improváveis de calcular que não são claramente os nossos. Foi o caso de João que pacientemente soube mandar na defesa e organizar ao mesmo tempo os ataques e marcar 2 golos. Inicialmente isolado a frente perante a sua essência, André conseguiu com muito mérito preencher os espaços da linha dianteira mas também defensiva abrindo o marcador para 1X5 e espetar mais a frente mais 2. J. Guilherme num corpo-fantasma  nunca desistiu alternando erros e golos (3), sempre apoiado  pelos seus colegas de equipa. Zé Grande voltou a ser Grande e Fabio esgotado fisicamente respondeu sempre Presente.
A insustentável leveza humana perante a oportunidade de, num ápice, virar o jogo de pernas para o ar.  Virou quase! E tudo voltou à terrível normalidade de um empate num jogo e numa classificação pontual, deixando portas abertas para um Dezembro cheio de Prendas.
 
Brancos: Zé Gde, João, André, J.Guilherme, Fabio
Pretos: Ismaiel (lesionado), Gabi, Flavio, Miguel, Tó Zé

22 comentários:

  1. Vitoria-empate arrancada a "forceps" com grande espírito de equipa por parte do meu Team Branco. De cabeça bem assente, o nosso capitão merece uns grandes parabéns. Comandou, mandou, marcou, correu e manteve calma até ao fim!
    André, foi incansável e perturbador para os adversarios...

    Boa jogatana tambem dos Pretos que não mereciam ganhar nem perder.... 1a parte Preta e 2a parte Branca.... De loucos!!!

    J.G.

    ResponderExcluir
  2. já vi que faço muita falta à minha equipa não vou perdem logo ou deixam-se empatar no fim???
    R.S

    ResponderExcluir
  3. Tinham oportunidade de passar a frente mas... deixaram-se alcançar. Já foi bom não perderem :)
    Quando é que voltas R.S.? Não penses que és um super-herói caceteiro de serviço :)

    Já agora deixo uma mensagem a minha equipa com antecipação. Dia 9 de Dezembro, ou seja a 5ª feira que anteceda o nosso jantar de Natal (dia 11), não estarei presente por razões familiares :) (para ti Luis !!!) Pois, a minha cara metade faz anos, e se eu quiser a cereja em cima do doce tenho que me portar bem :)

    Não esquecer votar no inquérito para saber quem vai ao jantar de Natal. O ideal seria ter já um nº confirmado de presenças na próxima semana. 8 já responderam afirmativo sem contar com o Quim, o Puma ... e o meu filho Edu.
    Em falta: Tó Zé, Ismaiel, Ruizinho... Miguel faltará por razões pessoais.

    Abraço
    J.Guilherme

    ResponderExcluir
  4. Grande 2ª parte branca,sinceramente nunca pensei em ir empatar o jogo e quase que ganhavamos com uma equipa desfalcada e remediada de alguma maneira.
    Então pretos esta semana está tudo calado?


    Um abraço,

    João Garrido

    ResponderExcluir
  5. Eu sabia que podia confiar na minha equipa ainda que com ausências de peso, na verdadeira acessão da palavra.
    Empatar desta forma só demonstra o grande espirito de campeão em cada um dos presentes.

    Boas vindas ao Fávio. Tem de ser mais um campeão.

    ResponderExcluir
  6. Quando ao fim de cinco remates dos pretos, o marcador marcava 5-0, estava a ver que era um daqueles jogos que sairíamos "esfolados", mas não, tivemos atitude, demos 200% (eu pelo menos dei) e conseguimos alterar a sina que estava destinada.
    A jogarmos 4,5 contra 5 (sem culpa do Fábio), beneficiamos de um Ismael a 50% e os restantes, também não foram melhores (Flávio onde andas???, andas poupar-te ou então ela está dar-te cabo de ti)
    Grande jogo.


    André Vaz

    ResponderExcluir
  7. Confesso que estava a ouvir o relato ( o jogo deu na SportTv, a televisão dos ricos) e quando os pretos marcaram o 5 golo, lembrei-me do Benfica no Dragão. Desliguei o rádio e pensei... "faço mesmo falta àquela equipa!!!".
    Afinal, quando não é o meu espanto, na sexta-feira de manhã o Zé vai ter comigo e diz-me que o resultado foi de 8x8!!! Continuo a achar que sentiram a minha falta, pois teriamos ganho o jogo :), mas parabéns aos guerreiros Brancos, que pelos vistos suaram bem as camisolas e fazem-me confiar cada vez mais em vocês.
    Abraço, Luis

    ResponderExcluir
  8. Boas...

    Grande primeira parte preta!!!
    Boa recuperação branca (para mim foi 50% de mérito branco e 50% de demérito preto).

    Se tivessemos continuado com aquele nível e sem ter vergonha de golear (parece que foi o que aconteceu), este jogo entraria para a história...

    Quanto a mim, grande primeira parte, com 4 golos em 4 remates, depois também quebrei o ritmo e falhei alguns passes que criaram golos ou situações de perigo.

    Bem, com tudo empatado, basta-me esperar por 5ª, para ver o que vai resultar daí...

    Até láaaaaaaaaa.....

    ResponderExcluir
  9. Falas muito bem de ti, és o maior, mas quem és tu?

    Esta coisa de escrever sem identificação já me faz alguma confusão. Tanto anonimo, tanto anonimo....

    ResponderExcluir
  10. Gabi,

    .... fizeste um grande jogo e com naturalidade apareceram 4 golos. Não foram daqueles de furar a defesa mas de uma boa coordenação colectiva. De parabéns estas também, pela tua entrega física conseguindo impor o teu cabedal (e não choramingar). Mandas-te-me quase a parede lateral mas... futebol é ... futebol. Sei que não houve maldade mas garra na jogada.
    Futebol é isto mesmo :)

    Abraço
    J.Guilherme

    ResponderExcluir
  11. Claro q os golos apareceram por obra do trabalho de toda a equipa...
    Eu próprio individualmente não fiz grande jogo...

    Ass.:
    Choramingas

    ResponderExcluir
  12. Favio foi ou não uma boa aposta??

    Questão que me coloquei- :(
    Mas, analisando:
    1- já foi jogador - ponta de lança
    2- pouca técnica disponível para um rectângulo de jogo tão pequeno
    2.1 necessita de espaço para correr mais (tipo Flavio :))
    3- Veloz, rápido, incomodativo quando defenda sem receio do contacto físico
    4- Touro - impulsivo mas mostrando características para se adaptar/moldar
    5- não desiste mesmo quando esta esgotado
    6- Humilde ... analisa, houve e tenta responder da melhor forma as solicitações.
    7- Posicionamento em campo muito aceitável, sem se perder, nem ir atrás da bola...

    Concluindo, penso que tem perfil para ser moldado ao futsal, aprendendo com uma equipa forte como os Brancos. Vai levar ralhetes do capitão até ser domado e tornar-se uma peça chave Branca.

    J.G.

    ResponderExcluir
  13. Aqui tou eu,já vi q alguns sentiram a minha falta...he hehe.
    Em primeiro lugar queria dizer a algumas pessoas q devem andar confusas sobre como se escreve FÁBIO....é desta maneira...HEHEHE.
    Falando do jogo...para quem diz q jogou com 4,5 contra 5...só queria dizer q o rapaz já não joga fut. desde a ultima vez jogou connosco por isso imaginem há qto tempo foi...é claro q não tem ritmo nem conhece bem as pessoas com quem jogou.
    Para quem se lembra do ultimo jogo que ele tinha feito da ultima vez que ele jogou connosco, q até jogava na minha equipa, ele marcou varios golos de belo efeito e já lhe tava a apanhar o jeito...agora é preciso algumas quintas para ele começar a ter pernas e conhecer a forma dos colegas jogarem....
    Não sei se vou tar presente quinta pois a minha guerra começa nesse mesmo dia e não sei se tenho de pernoitar por lá ou se deixam vir a casa.

    Bjs e abraços

    Flávio

    ResponderExcluir
  14. Esqueçi-me de dizer que estive com o fábio ontem, e ele disse-me que ainda tava todo partido...mal conseguia levantar as pernas...tá visto e foi visto que o rapaz deu o litro,para uma primeira vez não é nada mau e ainda por cima teve de jogar o jogo todo...penso que foi uma boa aquisação, é humilde, tem garra, penso que são duas coisas importantes para entra para o Team de quinta.

    Flávio

    ResponderExcluir
  15. O jovem Fábio foi uma boa aquisição sim senhora...

    Deixem o homem mostrar o que tem para dar...
    Pode ser que esta 5ª já se enquadre melhor no jogo branco...
    Até lá...

    Gabriel

    ResponderExcluir
  16. Ai vem uma grande questão.
    Flávio fará falta na sua equipa, se falhar o jogo na 5ª feira?
    1. se os Pretos perderem, vão ouvi-lo
    2. se os Pretos ganharem, então foi sorte :)

    Os Brancos assim como os Pretos poderão encontrar então um acordo mutuo nas transferências do Inverno. Trocarmos o F pelo o B.

    pró GNR.F
    J.G.

    ResponderExcluir
  17. Trocar o V (não o F.) pelo o B. ???
    Aqui vai a resposta:
    . Fla(V)io
    . Fa(B)io

    Pretos querem trocar de letra ?... com um Nome diferente e uns pés inconfundíveis? :)
    Mercado de transferências em Aberto e quem sabe, nova polémica acesa :)

    O Redactor

    ResponderExcluir
  18. Equipa:

    Em principio não vou poder dar o meu contributo esta 5ª. Fui arrancar 2 dentes e desta forma não posso fazer esforços suplementares...

    Prometo regresso para a próxima 5ª

    Ass.:
    O Choramingas

    ResponderExcluir
  19. Pretos desfalcados ??
    Ismaiel recuperado?
    Flavio a ter que cumprir ordens!...
    Gabi sem dentes!...
    igual: derrota assegurada !!

    ResponderExcluir
  20. Aproveito para deixar uma mensagem de alivio para os Pretos. Hoje não estou em forma tal como já aconteceu na passada jornada.
    Pedido de HELP... porque tenho a casa cheia de Monstros !!!!!

    J.G.

    ResponderExcluir
  21. É pena, mas para a semana vamos ser nós a estar desfalcados!!!
    Os Zé's... Grande e Gulherme não podem vir por assuntos familiares e o Fábio lesionou-se aos dois minutos de jogo desta quinta!!!

    Deixo aqui um aviso para todos... Jogar no inverno obriga-nos a aquecer durante mais tempo e principalmente a ALONGAR O DOBRO antes de o jogo começar! Não se esqueçam disto para a semana ou acontece-vos o mesmo que ao Fábio.

    As melhoras para ele e que não deixe de fazer alongamentos durante a semana, porque só faz bem ás roturas/ estiramentos musculares.

    Luis

    ResponderExcluir
  22. Como ficou o jogo então?

    Gabriel

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem