O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Castanhada em dia de Magusto em Brancos que sofreram 8 golos contra 4 dos Pretos

Em dia de Magusto é  humano sentir o cheirinho as castanhas arredondar o Pavilhão Ançãnenese e deixar alguns atletas carregar o pesado enjoo sofrido pelos Brancos. Há jogadores que, por si só, tiveram a força de levantar uma perna quando o adversário Preto passeava no rectângulo de jogo. Quando ao Team Preto a revolta aconteceu com o regresso de elementos temíveis em boa forma. É então natural que tenha com eles alcançado uma vitoria especial...em dia de Magusto por 8X4.

Ismaiel é o tipo de jogador que acelera o bater do coração adversário. De cabeça bem assente nos ombros desta vez, colocou a disposição da sua equipa a sua potência e principalmente o sentido posicional em campo assumindo desde logo uma posição central defensiva.  Flavio confessou-o: “Foi por aí que montamos a equipa defensivamente...(ou coisa parecida)". Uma posição central bem assumida que foi alternando com Gabi, revelando  capacidades defensivas  Pretas reforçadas. Esse posicionamento, porém,  envolveu toda a estratégia da equipa para o jogo com  um Grande guardião Quim (emprestado). Deve-a, claro, adequar nesse ponto específico de marcação (compensações, superioridade zonal, antecipações) fazendo jogar toda a equipa, Miguel na contenção/organização de bola e Tó Zé a abrir perfeitamente terreno para Flavio entrar..., ao ponto de não temer pelo adversário.

Os Brancos não cairam no homem-a-homem simples mas quando a marcação não é também zonal...afinal, quem marca quem?”. E, assim, a preocupação natural pela acção dos jogadores adversarios (ou seja, o  perigo ofensivo) devorou toda a ideia de jogo do colectivo Branco. Difícil de entender numa equipa que se tinha revelado muito forte na organização defensiva. Impossível de entender a descoordenação provocada na equipa. Efeitos tácticos e mentais, portanto num jogo onde reagiram emocionalmente.... e até como se tivessem jogado pela primeira vez em conjunto!
Que sentimento terá entrado na cabeça dos jogadores dos Brancos antes da "castanhada" sofrida. Pois ,no apito inicial, os jogadores começaram a ganhar ou perder o jogo na cabeça onde o fisico nem respondia. João já anunciava cansaço e perda de paciência principalmente quando os passes não lhe chegavam aos pés, desarticulado com a sua dupla Luis por sua vez arriscou dribles sem poder físico para os acompanhar. Loto sem grandes erros defensivos partilhando a desarticulação existente, arriscava em passes difíceis  deixando intercepção fácil do adversário... mesmo assim espetou 2 "castanhitas". André e J.Guilherme não tiveram mãos a medir nem pés a alcançar uma  bola  pouco domada. Falhanços flagrantes de André e remates  de J. Guilherme sem perigo a baliza de Quim (mais uma vez emprestado)) para fazer tremer as redes. Os guardiões Puma (debilitado) e Zé Grande (em SOS) não salvaram a equipa sem capacidade de inibição e de exibição.

Os Pretos, tacticamente mais fieis à sua identidade (perdida em tempos!), atropelou uns Brancos tacticamente perdidos à sua personalidade. Isto é, os Pretos não derrotaram os habituais (fortes) processos defensivos do Brancos, nem anulou os seus normais (perigosos) processos ofensivos. Derrotou e anulou uma equipa ideologicamente adulterada por uma não-estratégia montada excessivamente em função de um adversário que pensavam ainda debilitado/doente de táctica.

Nesta estrada táctica, os jogadores Pretos levaram o jogo para uma dimensão que nem os Brancos conseguiram revirar em termos de explosão ofensiva. A razão base está na exploração da velocidade técnica-arranca de jogo.
O nosso futebol tem, na cabeça dos jogadores, códigos individuais e colectivos que estão antes de qualquer táctica embora, muitas vezes nasçam de uma cor Branca ou Preta. Cruza os dois factores para surgir um acinzentado. Saber como se fazem as coisas (porque o jogo tomou tal rumo) pode fazer toda a diferença. Porque nela está a diferença no futsalquinta entre a bravura Preta e o apático Branco em noite de S. Martinho 2010.

Pretos: Ismaiel, Flavio, Miguel, To Zé, Quim (emprestado), Gabriel
Brancos: J.Guilherme, André, João, Luis, Loto, Zé Grande, Puma (emprestado)

25 comentários:

  1. Foi muito estranha a maneira como entramos! Parecia que estavamos perdidos em campo e, principalmente, a defender no meio campo adversário, como se os quisessemos pressionar à saida da àrea deles.
    Sabemos que não è assim que ganhamos os jogos. Como temos menos físico que eles, temos que contra-balançar isso, sendo mais inteligentes a defender e a sair com velocidade e qualidade de passe para o contra-ataque.
    Na quinta-feira isso não se passou! Defendemos mal, como defendemos muito acima não podemos sair para o contra-ataque porque não tinhamos espaço para o fazer e por fim erramos muitos passe e estivemos mal na finalização (ou melhor, o Quim esteve melhor que nós).
    No entanto, parabéns aos pretos que na passada jornada mostraram que subiram um degrau na qualidade de jogo. O Flávio, o Ismael, o Miguel e o Gabriel jogaram bem, mas dentro daquilo que eu sempre espero que façam todas as semanas. Quem me surpreendeu foi sem duvida o Quim que fez 5 defesas de reflexos que me deixaram de boca aberta e o Tó-Zé que se movimentou muito bem e tem vindo a mostrar cada vez mais frescura física.

    Abraço a todos.

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos (aqueles que aparencem nesta casa)
    O Luís tem razão naquilo que diz, nem parecíamos a mesma equipe que jogou na semana anterior, tudo bem que os pretos jogaram melhor que na semana anterior mas nós estivemos muito mal a defender, agarrávamos muito a bola (para mim ela pica, quanto menos tempo ela estiver nos meus “tijolos” melhor), em suma parecia que tínhamos as pilhas gastas. Até eu, com um calcanhar a doer sentia-me cansado, será das castanhas que comi antes?
    O que fazer? Correr mais, mais inter-ajuda e mais espírito de sacrifício (pareço que estou na tropa), com esses “condimentos” podemos até perder, mas ficamos com a sensação de missão cumprida, coisa que não fiquei na passada quinta, faltou qualquer coisa na equipa.
    Bem, 5ªfeira novo jogo, nova mentalidade, eles são superiores a nós fisicamente mas falta-lhes “cabeça”.

    Um bem-haja para todos

    André Vaz

    ResponderExcluir
  3. hei ehi hei hei.... mas quem é superior a nós fisicamente??

    Quando ganhamos somos bons demais e fisicamente bem na nossa pele, mas quando perdemos somos piores fisicamente.
    Não será na cabeça??.. e é na cabeça que tudo começa quando devemos antes de pensar que já ganhamos defender bem!!!
    ABraço

    J.Guilherme

    ResponderExcluir
  4. Olá senhores brancos....he he he

    Parecem-me um pouco abalados com a derrota...he he he...e mais viram....he he he

    Combinem bem a tactica PORQUE...OH OH OH OH NINGUÉM PARA OS PRETOS OLÉ OH.......
    Até quinta...


    Flávio

    ResponderExcluir
  5. Gabi dizia o seguinte "...as equipas estão desequilibradas,...não é justo,.... bla, bla, bla, bla....". Isto até a passada jornada !

    Pois meus amigos Pretos,... se não fosse a boa vontade e amabilidade dos Brancos, ficariam com outro guardião na ultima jornada. Lembrem-se que o Quim é Branco (e meu vizinho!):) O empréstimo acabou :)...até porque mereceram vencer sem ajuda do guardião.
    5ª feira a historia será diferente :) :)
    Ah! é melhor levares caneleiras duplas pork o João já esta chateado com esta historia passada :(

    Brincadeira a parte : Quim quer jogar na equipa do seu vizinho para existir boa vizinhança durante a semana... Paciência Pretos :(

    Boa sorte Flávio!!
    J.Guilherme

    ResponderExcluir
  6. Pois pois...agora é do guarda redes....
    Jogo com qualquer um....
    O joão tá xateado com k?
    S o pessoal da minha equipa jogar toda com a minha vontade e a do ismael...vocês podem dizer adeus ás vitórias....HE HE HE EHE FORÇA PRETOS OLÉ OHHHHH

    FLAVIO

    ResponderExcluir
  7. Olha o GNR agora já manda bitaites!!!

    O Zé podes crer... à uma semana as equipas estavam altamente desiquilibradas e agora já dizem que ganham sempre! É que há cada uma que um gajo até fica sem palavras!!!

    Pode ser que leves 7 outra vez e fiques preto de vergonha! HEHE!

    Luis

    ResponderExcluir
  8. OLÉ PRETOS OLÉ.....HEHEHEHEHEHE


    FLAVIO

    ResponderExcluir
  9. Ó preto, só cantas tu. E os outros?
    Canta de galo, canta, depois elas mordem, vamos ver na 5ªfeira como é.

    ResponderExcluir
  10. Eu farto-me de rir com o caneco...

    -Ó Flávio diz-me uma coisa: fazes um jogo bom e tu é que jogas com vontade e os outros têm que te acompanhar???
    -Tu e o Ismael?! Não te esqueças que as vitórias dos pretos aconteceram quando ele faltou...(tirando a última 5ª)

    -Ganhámos por 2 razões simples:
    --> não fui o único a defender;
    --> tu não andaste ao pontapé do meio-campo;

    Aprendam a ver futebol. E continuo a dizer o mesmo: os brancos têm a equipa mais equilibrada.

    Proponho uma troca:
    Vem o Luís para os Pretos.
    Vai o Flávio para os Brancos.

    E aí sim acredito que as equipas equilibrem em todo o campo.

    Gabriel

    ResponderExcluir
  11. Meus caros,

    Calma Brancos,ainda vamos á frente.
    Sim na quinta - feira os pretos foram um pouco melhores que nós,mas estão se a esquecer da soberba exibição do Quim esse sim foi pequeno grande pormenor que fez a diferença.
    Quinta - feira há mais e preparem se para mais uma grande jogatana e de certeza que vamos estar mais concentrados.
    Pretos cuidado!

    Um abraço,

    João Garrido

    Coitados é o que temos.

    ResponderExcluir
  12. Gabi,
    queres trocar um dos aleijados do pé (Pretos:))contra um Branco!!! Vê bem o que dizes, até parece mal.
    É como pensar que podiamos trocar um Branco contra o Ismaiel e ai SIM... viam uma vez por todas o que doí no corpo :( Já não seria o corpo a corpo futebolístico dos Brancos mas o corpo a coirão de râguebi-man :)

    Mas já agora mais uma reflexão profunda !! Porquê o Flávio?? Não será o próprio Gabi a querer trocar?? HUMMMM estranho não é amigos Brancos ??
    J. G

    ResponderExcluir
  13. Ó Gabriel...faz-me rir.
    Não foste o unico a defender??!!!fazes-me rir...xutos do meio campo??!!é verdade mas ao menos não ando pastar a vaca dentro de campo, nem a arrastar-me...tu é q tens de aprender a ver os jogos...por mim jogo em qualquer equipa, pois até me iria dar algum gozo jogar contra alguns pretos.

    Flávio

    ResponderExcluir
  14. Quando quiserem comparar é só trocar...

    Ó Flávio, sabes o que dizia o Maradona???

    - Se eu não tivesse metido COCA, imaginem o jogador que eu não tinha sido!!!
    - E eu digo: se eu ando a "pastar a vaca" e marco golos e faço assistências e defendo (o QUIM é minha testemunha... é só perguntarem-lhe), imaginem se eu corresse!!!

    Constato factos:
    - 2 vitórias e 2 empates sem o ISMAEL;
    - os remates do Flávio (extremamente importantes!!!) foram vistos como um dos problemas dos pretos, e não foi só por mim...

    E ZÉ, queres saber o porquê de eu dizer para trocar o Flávio? Muito Simples:

    Não são vocês, os Brancos a dizer que as idades estão desequilibradas?!
    Não são vocês que dizem que o Flávio é o melhor jogador dos Pretos?!

    Assim vocês só saem a ganhar...
    Ou é CAGUFA???
    Aí é que eu via o jogador que cada um é...

    Beijinhos a todos,
    Gabriel

    ResponderExcluir
  15. O ambiente anda a ficar um pouco ríspido, ou é só impressão minha.

    ResponderExcluir
  16. HAHA!!

    Assim sim, isto até já parece um blog a sério, com discussão técnico-táctica e tudo.
    Acho que as futuras transferências terão que ser pagas :)

    Daqui a pouco chego à conclusão que ninguém joga nada e temos que fazer novas equipas :)

    Eu penso que as equipas estão equilibradas e as vitórias estão cada vez mais difíceis de conquistar. O que se passa é que nalgumas semanas uma das equipas desequilibra-se e vem tudo por água a baixo. Aconteceu connosco na semana passada e com os pretos na semana anterior. Não se esqueçam que o resultado à 3 semanas foi 3-3 e os anteriores foram sempre com diferenças de 1 e 2 golos.

    Abraço

    Luis

    ResponderExcluir
  17. Já agora, todos temos características diferentes, e dentro do campo temos temos que nos adaptar uns aos outros.
    Eu por exemplo, admito que remato pouco. Muitas vezes tenho a baliza à minha frente e em vez de tentar o remate faço um passe. Depois, tenho o João a dar-me nas orelhas porque não rematei. O Flávio é ao contrario, remata muito e muitas vezes sem nexo. O difícil é encontrar o equilíbrio entre nós os dois :)
    Quanto ao defender e atacar! Até me podem-me dizer que no futsal todos devem defender e atacar por igual, mas na verdade há sempre quem se destaque mais numa posição do que na outra. Na nossa equipa por exemplo, por vezes o Zé até dá a sensação que não sabe defender. Esquece-se muitas vezes que tem que marcar alguém, no entanto, quando está no ataque dá cabo da cabeça dos pretos, e essa é a sua verdadeira função... defende, mas é um atacante.
    O André, quando começamos a jogar com estas equipas, não sabia defender. Ia atrás da bola como os putos, em vez de ficar com o homem que estava a marcar, baralhando a marcação dos colegas da equipa. Agora já cumpre muito bem a função de defender, mas é junto à baliza contraria que se destaca, por ser aquilo a que se chama "rato de área". Mais uma vez defende mas é um atacante.
    O João é o que tem as características defensivas mais marcadas. Marca bem em cima, tem boa capacidade de corte e posiciona-se bem. Quando ataca tem bom remate e por vezes consegue desequilibrar quando vem de trás para a frente. No entanto, quando decide ficar no ataque, não apresenta a mesma mobilidade do Zé nem do André. Ou seja, a equipa não ganha no ataque e perde-se cá atrás. Ataca, mas é um defesa.
    O Loto, acaba por ser um pouco como eu, atacamos e defendemos mais ou menos na mesma medida ( somos bons em ambos :) ). Não somos tão bons a defender como o João nem somos tão bons a atacar como o Zé e o André. No entanto cumprimos bem nas duas áreas.

    Por isso pessoal, encontrem o vosso equilíbrio como equipa e parem de pensar no individual.
    Além disso, o melhor jogo ainda está para vir e vai ser com a equipa inteira...

    Acinzentados Vs Gauchão, O jogo da Jornada do fim de semana de 11 de Dezembro. Aí é que se vai ver quem está em forma... ou seja, quem tem coxinha, maminha e picanha!

    Abraço grande para todos!

    Luis

    ResponderExcluir
  18. Boa Luís;

    Esse é a verdadeira análise que se deve fazer ao jogo...
    Agora diz-me se a equipa dos Pretos está equilibrada para fazer isso:
    - Flávio: jogou mto bem na última jornada ATRÁS. Já se sabe o que fazia anteriormente... Vai fazer isso toda a época (jogar cá atrás?!)
    - Gabriel: jogava à frente durante todas as épocas anteriores, tive que me adaptar a jogar só cá atrás porque mais ninguém o fazia... (digam-me se estou a mentir!!!)
    - Tó Zé: simplesmente não defende, ou se o faz não o faz de forma eficaz...
    - Ismael: joga à frente, só acompanha para trás...
    - Miguel: joga à frente, só acompanha para trás...

    Agora quando falha a marcação e aparecem 2 para 1, ou 3 para 1 (tantas vezes!!! não é Quim?!) onde é que está o equilíbrio?

    Luís, relembro-te os jogos onde ocorreram os empates e as grandes dificuldades dos Pretos para equilibrarem esses jogos e darem luta; e relembro-te as vossas vitórias: com um completo desequilíbrio defensivo... que resultaram nos resultados que sabemos.

    Gabriel

    ResponderExcluir
  19. Ainda bem que temos O Gabriel na defesa, pois sem ele os Pretos não valiam nada !!!! Isto é para o people se divertir e destressar do trabalho ou para nos chatearmos todos? O que interessa é o Gauchão levar uma goleada. eh eh

    ResponderExcluir
  20. olé, olé...
    Eu posso não gostar das características de um jogador da minha equipa e penso que é vulgar em qlquer equipa do mundo, mas o que faz de mim um jogador "inteligente" é a adaptação. Adapatar-se é saber compensar os défices táctico-técnicos e reposicionar-me se for o caso numa área de jogo diferente do habitual.
    O que diz o Luis esta certo em determinada situação posicional dos elemento Branco, porque contamos com elementos "puramente" defensivos, o que dá alguma folga aos outros elementos "puramente" ofensivos. Ou seja, se João e Loto tivessem ausentes André ou J.Guilherme teriam mesmo que tomar uma posição defensiva.
    Alias, nas poucas vezes que joguei com os Pretos, fui logo criticado pelos Brancos ..."nunca defendes connosco e com os Pretos fazes jogatanas do car.(bip)..." e isso acontece porque acabo de compensar défice daquela equipa, mesmo não sendo um jogador de característica puramente defensivo.

    Pretos, lembrem-se ainda que mesmo com E.T a jogar nos Pretos perderam algumas vezes !!
    Isto esta renhido nos resultados e é por isso que existe algumas esfregadelas como já tantas vezes aconteceu nos Brancos.
    É importante é ter cabeça bem assente nos ombros e não apontar dedo para ninguém, e mais do que tudo tornar as ondas negativas em positivas... qual seria a graça de jogar numa equipa que estivesse sempre a ganhar ... ou a perder??
    O ano passado perdemos o "campeonato" e foi por isso que ficamos zangados ou desequilibrados?? Blá, blá, blá ... joguem a bola rapazes!!!

    J.G.

    ResponderExcluir
  21. Isto está do melhor!

    Blog animado, comentários mais e menos profundos, analises mais e menos competentes, mas muitas participações.

    Como diria alguém: "Com este pique de forma" o resultados só pode ser:

    Cinzentos- 20 : Gauchão- 0

    Abraço,

    ResponderExcluir
  22. Gabi,
    eu acho que cresceste muito nestas ultimas edições "futsalquinta".
    Lembro-me que no inicio da tua "carreira", nos acinzentados, eras um jogador pouco experiente no posicionamento e muito fraco fisicamente mas com bom remate.
    Tens mostrado sem duvida boa evolução nos aspectos técnicos mas também no posicionamento em campo. Isto faz de ti um elemento Preto que respeitamos, embora te queixes de faltas "ingénuas":) Agora, também podemos ver o lado oposto.... mas interessa dizer?? Claro que NÃO porque Gabi é um colega nosso e jogamos com todo o prazer com ele e suas características :)

    Quanto ao Flavio (desculpa por personalizar Flavio!!) que foi apontado no Blog. É um jogador que conheço muito bem desde das camadas jovens. Jogador de futebol 11 que ainda joga hoje como se estivesse em campo "real" (isso é o seu defeito quanto a mim). Veloz, rápido com bom poder de remate com o seu pé esquerdo. Foi sempre pelas suas características, um jogador ofensivo que sabe desequilibrar o adversário. Vai a luta e recebe troco :) Desiste dificilmente das acções e tem potencial para crescer mais. Ultimamente temos picado o Flávio porque conhecemos a sua natureza brincalhona e de bem disposto. É também um excelente colega e jogamos com todo o prazer com ele e suas características:)

    NINGUÉM É SUPER-HOMEM nem é insubstituível!!! a receita esta no trabalho de equipa e inter-ajuda. Se todos são maus e "eu" bom, a qualquer coisa do foro narcísico :(

    J.G.

    ResponderExcluir
  23. Vocês tão muito enganados em relação aquilo que pretendo dizer com o que escrevo no blog...

    Relembro aos esquecidos que nunca comentei quando perdi, mas sempre disse no balneário e à frente das pessoas o porquê de estarmos a perder os jogos, e com respeito (o respeito não implica que não deva falar o que acho que pode melhorar, quando em campo os outros só reclamam, mas esquecem-se q quando falham não gostam de ouvir...) e admitindo quando jogava mal, porque o admito e sabem que sim...
    E eu ouço muitas vezes quando falam de mim, portanto não digam que não se fala no pior (e não sei o quê...). Nunca disse que era o SUPER-HOMEM, nem disse que se a minha equipa jogasse com a minha vontade e a do Ismael que ninguém nos parava...(eu é que sou narcisista?! - alguém tá distraído...)

    Zézito: em relação às faltas... tu admitiste que era falta só me perguntaste porque não o tinha dito... e foram 2 vezes assim ;-)

    Abraços e até 5ª
    Gabriel

    ResponderExcluir
  24. Nisto dou razão ao Gabriel!
    Não acredito que só o Ismael e o Flávio é que joguem com vontade como ele disse anteriormente :) Quem vai à quinta-feira vai sempre com vontade de se divertir e de se esforçar. Eu até posso ter o pior dia da minha vida, fazer um jogo de MERDA, mas esforço-me sempre, ninguém pode dizer que deixei de correr. Se não me virem correr é porque estou roto e não consigo dar mais.
    No entanto, fica aqui a promessa que no jogo contra o Gauchão vou estar no topo das minha capacidades e não vou parar um minuto... ando-me a preparar à muito tempo para este jogo e vou continuar a treinar ao maximo para dar cabo daquela carne toda!!!!

    Luis

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem