O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

sexta-feira, 4 de março de 2011

Estratégia Branca mexeu com Pretos perdidos 5X2

Os Brancos venceram e convenceram. Com o Carnaval à porta, os Brancos sem guardião oficial nesta jornada preferiram iniciar o jogo com um "jogador-volante". Pelo menos antes de atingirem um equilíbrio posicional, Loto assumiu depois o papel de "guardião-volante".   Jogaram sérios, concentrados e muito pragmáticos conhecendo o risco de poder perder tudo a qualquer momento, em contra-ataques Pretos. 

Os Pretos, uma vez mais, mostraram garra e no papel saíam como favoritos por ter Zé Grande na baliza.   Ismaiel e Miguel voltaram a não serem determinantes na estratégia Preta por falta de comunicação, arrastando por contagio Gabi, Tó Zé e Philip. Uns Pretos completamente baralhados por não conseguirem nova organização face a uma equipa com 5 jogadores pro-activos.

Ninguém acreditaria que após uns 15 minutos iniciais onde não se passou nada de relevante com um nulo na tabela, as duas equipas arrancassem para uma meia-hora diabólica, provando o porquê de uma ser a primeira classificada  e a outra segunda no nosso campeonato. Dois conjuntos com a ambição de fazer golos e chegar a vitoria.

Os Pretos que deram os primeiros sinais de perigo, aos 16 minutos, com Miguel a cruzar e Ismaiel a rematar permitiu uma boa intervenção de Luis com a ponta do pé. Nos minutos seguintes, após acção construída do conjunto Branco, foi o mesmo Luís que deixa sentado no chão o guardião Zé Grande que sofreu o primeiro golo.  Só que, os Pretos em contra-ataque após  perda ofensiva Branca rematavam  sem orientação para os braços de Loto.  

Animados, os Brancos  chegaram ao 2-0, com mais um golo de Luis que esteve desta vez bem presente neste jogo. No lance seguinte, Ismaiel rematou por alto com mais um susto para o guarda-redes Loto que defendeu por duas vezes. Os Pretos nesse período começavam a perder o controlo da situação!

No entanto, os Brancos sempre reagiram e bem. Tacticamente jogaram sempre com mais um homem, o jogador-guardião por onde se distribuía o jogo.  Minutos a seguir marcaram mais um golo de João que foi imperial na sua posição podendo até conseguir o luxo  de ficar nas linhas dianteiras. J. Guilherme em jogo "Não" de "barriga cheia" teve dificuldades na movimentação mas deixou sua assinatura num grande Golo com um cabeceamento de grande classe para bater o gigante Zé Grande, alojando a bola no canto oposto.   E André que trabalhou muito para a equipa respondeu ao marcador e ao equilíbrio dos Brancos. 

Pretos irracionais e confusão total

O futebol tem destas coisas. Se frente aos Brancos os Pretos golearam em passada jornada, os Guardiões Brancos foram os heróis desta partida face ao talentoso Zé Grande que esteve muito bem.

Mas o pior para os Pretos nesta jornada foi a falta de flexibilidade mental da equipa em adaptar-se a um conjunto Branco alterado/atípico com 5 jogadores em campo.  Foi um golpe duro demais para os Pretos que correram sem fim atrás da bola em linhas dianteiras. Pois também ninguém foi capaz de  espevitar a equipa com uma estratégia mais recuada por exemplo, e esperar pela boa oportunidade de arrancar em contra-ataques e desmantelar a organização Branca. Quem marcava quem ?? Em linhas avançada onde sobrava sempre mais um jogador a marcar, espalhou-se uma confusão total dentro do Team Preto. Foi o tudo ou nada dos Pretos, mais com a garra  do que com a razão. 
Ao inverso, foi o tudo ou nada dos Brancos, mais com a razão do que com o garra.... e resultou com mérito!!






 REFLEXÃO ABERTA PARA NOVOS ACINZENTADOS


Independentemente da equipa que temos a 5ª feira, existem sempre momentos em que a motivação está em baixo e já não conseguimos sentir o entusiasmo de outrora. Apesar de, na maioria dos casos, serem fases passageiras por "(in)-vitórias", a verdade é que estas “quebras” podem ser prejudiciais aos acinzentados e que se reflectem no final dos jogos. Se bem nos lembramos, inicialmente todos nós ficávamos a discutir os lances duvidosos, uns sentados por exaustão, outros a alongarem e ainda havia aqueles que se prestavam  a uns abdominaisitos. 
A mudança, a troca, a aquisição, a substituição, a anulação, a contratação, o empréstimo, são termos que vulgarmente usamos na nossa linguagem, mas o certo é que alguns já sente esta frustração tal como já a o senti em tempos menos inglórios.  Pois já estive em equipa que era sempre castigada (desequilibrada) e agora sinto-me realizado num grupo coeso e de bom companheirismo/ entendimento. Mas será assim tão bom sentir-se realizado e ver os outros sem coesão? Quem  gosta? Não há duvida nenhuma que somos todos colegas que gostam de bem tratar a Bola e de jogar com prazer. 
Precisamos de Mudança e numa perspectiva evolucionista não podemos apenas substituir um Branco por um Preto ou vis versa.  Temos que ser mais realistas e mais abrangentes tentando criar dois grupos homogéneos
O Equilíbrio é algo de complicado ajustar porque para existir este conceito tem que existir o Desequilibro, seja ele posicional, individual, colectivo, defensivo, ofensivo,... e por ai adiante, sendo a essência de um futebol vibratório e que gostamos de disputar todas as 5ª.
Reunimos assim algumas sugestões, que foram reflectidas entre o J. Guilherme e o Luís,  pouco simples de construir, tentando tomar em conta as características de cada jogador (defensivo, ofensivo, organizador,...)  para combater eficazmente os sintomas. Obviamente, nada disso fará sentido sem o consentimento de todos mas temos fé que rapidamente verão que sentiremos um novo fôlego e um reânimo nas nossas jogadas, colocando de novo em questão a reorganização de dois novos Teams

1. Pequenas mudanças, grandes resultados.  A falta de organização é normalmente resultado de uma falta de comunicação. Nas equipas as jogadas são mais rotineiras numas do que noutras e os jogadores já foram avaliados. Os Brancos de mais porte técnico sabem inibir os seus adversários quando estes não dão a volta a questão com o seu poder mais físico (Pretos).  Procuramos assim  pequenas formas de romper com a monotonia: trocando/misturando todos os jogadores. Exemplo: Luis (defensivo) e João (defensivo) fazem uma dupla fantástica, quando na realidade, não existe 1 elemento para assumir este papel (posição) nos Pretos.
2. Aumentar as suas competências.  A adaptação a um novo Team  é um novo desafio e permite a outros  um novo papel na equipa, com mais determinação, melhor posicionamento, sendo estas  algumas das formas de estimular o jogo, com compensações adicionais para o seu desempenho. Exemplo: J. Guilherme nunca jogou com Tó Zé na mesma equipa e podem fazer uma boa dupla.
3. Dar sempre o seu melhor.  Tentar o máximo desempenho  nos jogos e ganhar confiança no seu novo colega de equipa que nos surpreendeu numa nova dinâmica, são pontos chave para a adaptação/ motivação. Simultaneamente, os elementos com mais experiência ajudarão na orientação táctica. Exemplo: lembra-mo-nos do André que não sabia defender em zona quando começou ou ainda Gabi que tem vindo a evoluir tecnicamente.

Imaginamos estes 2 conjuntos para reflectirmos todos e  darem o vosso contributo no nosso Blog:

Team 1 : Zé Gde(guardião)+Luis(def.)+Ismaiel(ofensivo)+André(ofens.)+Miguel(méd.)+ Loto(def.)

Team 2: Quim  (guardião) + João(def.)+J. Gui (ofensivo)+Gabi  (ofens.)+Tó Zé (méd.) + nova aquisição

Poderão verificar que os nomes foram colocados sucessivamente numa linha em oposição a jogadores que pensamos com as mesmas características na segunda linha, sem ofensas para ninguém.... e numa jogada limpa! O Loto (ou outro qualquer) não tem opositor neste momento porque precisamos de + 1 (?) para o Team 2 que achamos mais enfraquecido no papel.
Sem nos esquecermos do nosso querido Puma, este será o Guardião suplente das 2 equipas.

Fica no Blog na coluna da direita Sondagem para avaliar esta eventual nova Organização de equipas, contando com a vossa contribuição.

12 comentários:

  1. quinta vemos quantos que aparecem, e depois vemos o que se pode fazer, ainda por cima dá o glorioso na tv.

    André Vaz

    ResponderExcluir
  2. É uma reflexão aberta ao grupo e uma forma de medir a temperatura :)
    Esta nova reorganização poderá ou não ser colocada a prova numa 5ª, a combinar..., sem pontuação para o campeonato.

    Eu gosto de DESAFIOS, e parece-me ser Um deles que se resultar, será sempre em pró dos Acinzentados.

    J.G.

    ResponderExcluir
  3. Amigos,

    È verdade, tem que voltar a ver esprito de grupo.
    Concordo em ter que se fazer algo e o melhor é mesmo misturar brancos com pretos.

    João Garrido

    ResponderExcluir
  4. Temos que mexer nas equipas de vez em quando, não todas as quinta-feiras, porque assim também se perde a competição, mas de três em três ou quatro em quatro meses. É bom que toda a gente jogue com toda a gente, mas com equipas equilibradas para que continue sempre a haver luta.

    Quando falei com o Zé a seguir ao jogo, senti que nós (branco) estamos mais juntos do que eles! É bom fazer misturas para o espírito passar de uns para os outros!

    Só não percebi porque é que o Zé insistiu tanto em ficar na mesma equipa do João! Alguém me pode explicar porque? HEHE!!

    Abraço a todos!
    Luis

    ResponderExcluir
  5. Pessoal,

    Os Brancos não podem contar comigo para esta 5ªfeira porque acabei de fazer micro-ruptura no gémeo esquerdo, tal como já tinha acontecido a 3 semanas atrás.
    Ruptura no ultimo minuto do tal jogo apandeleirado :( Estou f..., até porque é a segunda vez, no mesmo sitio em pouco espaço-tempo.

    J.G.

    ResponderExcluir
  6. Mudar as equipas com a frequência de 3 em 3 meses parece-me muito! Sou mais apologista de trocar as equipas quando sentimos saturação ou então no inicio de cada época.

    Sim, porque temos que pensar em termos materiais, ou seja, de camisolas. Não podemos ter o luxo de comprar sempre camisolas.... Ok! vão me dizer... "trocamos de camisolas..." e pergunto eu: S, L ou XL,... sem contar se a camisola esta ou não em bom estado :)

    E depois, gostamos de competitividade e é isto que da Pica!! Campeonato Anual é melhor e mais expressivo porque de 3 em 3 ou de 6 em 6 meses, se não houver lesões, cursos, auditorias pelo meio... não irá corresponder a nada.

    Se vamos ao jogo a 5ª é porque sabemos que vamos para ganhar com a nossa equipa/cor e por isso mesmo temos tido um nº de jogadores permanentes /motivados ... até no invero

    J.G.

    ResponderExcluir
  7. Ah! é verdade... jogar com o João é sempre um privilégio mas existem aqueles que o temem porque sempre tiveram na mesma equipa e nunca jogaram contra ele :)

    NB: aprovação das novas equipas ainda não aconteceu mas estou a ver que alguns já abriram hostilidades para destabilizar os futuros adversários! :) AiH! Aih! Aih!

    J.G.

    ResponderExcluir
  8. Zé fica bom que quero te a jogar quinta - feira,não andes nos jogos abichanados.
    Concordo mudamos equipas sim, porque é uma maneira de unir o grupo, mas de ano a ano é o melhor.
    Zé também é um previlegio jogar contigo porque és competitivo e claro que te quero na minha equipa.
    E que conversa é essa eu não faço mal nenhum , então?
    Ser competitivo e agressivo é bom, é saudavel, faz crescer o jogo para indices altissimos.
    Tudo 5ª feira a jogo.

    João Garrido

    ResponderExcluir
  9. Percebeste Luis?
    Agora é que te vais fazer Homem!

    ResponderExcluir
  10. Mensagem Urgentissima !!

    Loto (trabalho), Zé Grande (?), Eu (lesão), Philip(familia) e Ismaiel(trabalho) não vão ao jogo hoje. Parece-me que Tó Zé tb não!

    Só ficava 4X4 ou 4X3,... sem provavelmente contar-mos com elementos do jogo anterior por causa do jogo do Benfica na TV.
    Para a semana a Mais....

    NB: no entanto não deixem de fazer corridinha no fim de semana :)

    ResponderExcluir
  11. JOGO SEM FALTA PERMITIDA PARA AMANHÃ!
    SUSPENSE EM ABERTO ENTRE 2 EQUIPAS DO MELHOR ESCALÃO :)

    J.G.

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem