O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

quarta-feira, 16 de março de 2011

REFLEXÃO ABERTA PARA NOVOS ACINZENTADOS

Independentemente da equipa que temos a 5ª feira, existem sempre momentos em que a motivação está em baixo e já não conseguimos sentir o entusiasmo de outrora. Apesar de, na maioria dos casos, serem fases passageiras por "(in)-vitórias", a verdade é que estas “quebras” podem ser prejudiciais aos acinzentados e que se reflectem no final dos jogos. Se bem nos lembramos, inicialmente todos nós ficávamos a discutir os lances duvidosos, uns sentados por exaustão, outros a alongarem e ainda havia aqueles que se prestavam  a uns abdominaisitos. 
A mudança, a troca, a aquisição, a substituição, a anulação, a contratação, o empréstimo, são termos que vulgarmente usamos na nossa linguagem, mas o certo é que alguns já sente esta frustração tal como já a o senti em tempos menos inglórios.  Pois já estive em equipa que era sempre castigada (desequilibrada) e agora sinto-me realizado num grupo coeso e de bom companheirismo/ entendimento. Mas será assim tão bom sentir-se realizado e ver os outros sem coesão? Quem  gosta? Não há duvida nenhuma que somos todos colegas que gostam de bem tratar a Bola e de jogar com prazer. 
Precisamos de Mudança e numa perspectiva evolucionista não podemos apenas substituir um Branco por um Preto ou vis versa.  Temos que ser mais realistas e mais abrangentes tentando criar dois grupos homogéneos
O Equilíbrio é algo de complicado ajustar porque para existir este conceito tem que existir o Desequilibro, seja ele posicional, individual, colectivo, defensivo, ofensivo,... e por ai adiante, sendo a essência de um futebol vibratório e que gostamos de disputar todas as 5ª.
Reunimos assim algumas sugestões, que foram reflectidas entre o J. Guilherme e o Luís,  pouco simples de construir, tentando tomar em conta as características de cada jogador (defensivo, ofensivo, organizador,...)  para combater eficazmente os sintomas. Obviamente, nada disso fará sentido sem o consentimento de todos mas temos fé que rapidamente verão que sentiremos um novo fôlego e um reânimo nas nossas jogadas, colocando de novo em questão a reorganização de dois novos Teams

1. Pequenas mudanças, grandes resultados.  A falta de organização é normalmente resultado de uma falta de comunicação. Nas equipas as jogadas são mais rotineiras numas do que noutras e os jogadores já foram avaliados. Os Brancos de mais porte técnico sabem inibir os seus adversários quando estes não dão a volta a questão com o seu poder mais físico (Pretos).  Procuramos assim  pequenas formas de romper com a monotonia: trocando/misturando todos os jogadores. Exemplo: Luis (defensivo) e João (defensivo) fazem uma dupla fantástica, quando na realidade, não existe 1 elemento para assumir este papel (posição) nos Pretos.
2. Aumentar as suas competências.  A adaptação a um novo Team  é um novo desafio e permite a outros  um novo papel na equipa, com mais determinação, melhor posicionamento, sendo estas  algumas das formas de estimular o jogo, com compensações adicionais para o seu desempenho. Exemplo: J. Guilherme nunca jogou com Tó Zé na mesma equipa e podem fazer uma boa dupla.
3. Dar sempre o seu melhor.  Tentar o máximo desempenho  nos jogos e ganhar confiança no seu novo colega de equipa que nos surpreendeu numa nova dinâmica, são pontos chave para a adaptação/ motivação. Simultaneamente, os elementos com mais experiência ajudarão na orientação táctica. Exemplo: lembra-mo-nos do André que não sabia defender em zona quando começou ou ainda Gabi que tem vindo a evoluir tecnicamente.

Imaginamos estes 2 conjuntos para reflectirmos todos e  darem o vosso contributo no nosso Blog:

Team 1 : Zé Gde(guardião)+Luis(def.)+Ismaiel(ofensivo)+André(ofens.)+Miguel(méd.)+ Loto(def.)

Team 2: Quim  (guardião) + João(def.)+J. Gui (ofensivo)+Gabi  (ofens.)+Tó Zé (méd.) + nova aquisição

Poderão verificar que os nomes foram colocados sucessivamente numa linha em oposição a jogadores que pensamos com as mesmas características na segunda linha, sem ofensas para ninguém.... e numa jogada limpa! O Loto (ou outro qualquer) não tem opositor neste momento porque precisamos de + 1 (?) para o Team 2 que achamos mais enfraquecido no papel.
Sem nos esquecermos do nosso querido Puma, este será o Guardião suplente das 2 equipas.

Fica no Blog na coluna da direita Sondagem para avaliar esta eventual nova Organização de equipas, contando com a vossa contribuição.

2 comentários:

  1. Pessoal, Estive com o Phillip que me disse que amanhã não pode ir. Eu lá estarei, quer o Benfica ganhe ou empate... a derrota está fora de questão :)
    Abraço

    Luis

    ResponderExcluir
  2. De volta com recuperação de micro-lesão após 1 semana estarei também presente.
    Não poderei dar o meu máximo para ser mais cuidadoso desta vez... mas o que importa!!... vou adoptar atitude do Luis que só faz correr os outros a sua volta :)

    Abraço
    J.G.

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem