O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Relatorio final 2010/2011 - Brancos 11X4 Pretos

 Brancos: J.Guilherme, Gabi, Tó Zé, Bruno, Quim
Pretos: André, Luis, Lotto, João (emprestado), PUma
"Terminou a época 2010/11 e a principal mensagem táctica fala do domínio da cultura da posse sobre o jogo de transições como base para detectar o melhor futebol. Mas, até onde isso é verdade? Até que ponto, diga-se, isso pode ser possível quando a eficácia dos quatro momentos do jogo (equilíbrio e dinâmica da estrutura da equipa) reside exactamente em não deixar partir os seus elos de ligação e tornar o jogo inquebrantável. 
A definição de equipa de posse ou equipa de transições resulta sobretudo da constatação do momento em que ela passa mais tempo no decorrer do jogo ou, numa análise mais específica, se percebe ser o mais importante para a eficácia do seu modelo.

Claro que cada equipa, por ideologia, concepção circunstancial do jogo ou, claro, nível competitivo, os usa de forma diferente. É, porém, a opção que nasce da ideologia que importa focar para se perceber as tendências dominantes no actual futebol nacional. No fundo, é o treinador a modelar em especificidade (do clube e jogadores que encontra) o seu modelo de jogo preferencial."
Será pacífico, então, definir os Brancos 2010/11 como uma equipa de posse. É verdade! Uma equipa que tirou todas as duvidas aqueles que as tinham. O resultado atingido de 11X4 foi o ultimo ponto de um capitulo encerrado. A transição defensiva Branca (Bruno e J.Guilherme), por exemplo, foi, desde logo, nos quatro momentos de jogo, um ponto tão importante como o de posse, estando interligado directamente ao de organização ofensiva (Tó Zé e Gabi) com grande capacidade de triangulação. Basta pensar na lógica do jogo: para ter mais posse de bola é, primeiro, necessário recuperar rapidamente a…bola. E para isso é fundamental a tal pressão imediata sobre o adversário, a base da transição defensiva. Bruno foi um Pilar exemplar e muito falador / comunicativo participando igualmente nos ataques e marcando golos. Tó Zé foi o melhor jogador em campo com bom futebol praticado
Depois, claro, não se importa de ter a bola o tempo que for preciso para desposicionar a organização defensiva adversária (Lotto e auxilio instável). Este ponto é importante, porque, vendo os Pretos, estes,  acabaram o jogo sem conseguirem posse de bola consistente, mesmo com uma equipa equilibrada (Luis, André, Lotto e João (emprestado)). Então, porque não foi uma equipa de posse? Porque, lá está, pegando no raciocínio anterior(da passada jornada), não passa (nem pretende) tanto tempo em organização defensiva de forma a, em posse (na pratica, passe-toque-passe) para descobrir o elo importante na defesa e assim chegar ao espaço de penetração. Pelo contrário, acelera o jogo mais rapidamente (o tal futebol vertiginoso - do Barça perdido) e tenta chegar à baliza o mais rápido possível sem olhar para a retaguarda. Esgota a posse mais depressa deixando Lotto sozinho na organização defensiva, e João encostado a lateral - fora das jogadas. Não a pretende contínua numa táctica débil, ou seja, sem raciocínio posicional. E perde a bola mais rapidamente, sem salvamento desta vez possível, com Puma castigado com 11 golos e deixando fugir seu 1º lugar de guardião. Mais do que ritmos diferentes, importa é notar, para distinguir modelos de jogo, que são gestão de espaços diferentes... que Pretos não foram capazes de adaptar.
E no final do nosso futebol moderno é esta questão, gestão de cerveja e pica pau (saber quando abrandar ou acelerar a fresquinha) que melhor gere uma equipa física e tacticamente. Ou seja a forma de beber por si só (mais ou menos) não cansa mais ou menos. O que motiva é o controlo alternado, dos diferentes ritmos que o convivio exige. Confraternização foi jogado no campo de Ruizinho(em estagio com Rancho em França) ou melhor da Bela desgastando 35 mini's acompanhado de excelentes aperitivos !!!
Porque posse e transições existem todas as quintas-feiras e faz de nós - acinzentados - os melhores amigos da bola!!..

BRANCOS CAMPEÕS 2010/2011

MELHOR GUARDIÃO : QUIM (61 GS) ; 2º lugar ZÉ Gde (68 GS), 3º lugar Puma (53GS e - 1 jogo)
 Próximo Encontro no dia 1 de Setembro (5ª feira). BOAS FÉRIAS





segunda-feira, 25 de julho de 2011

COR DOMINANTE BRANCA 6x5 COM FUNDO PRETO

 Constituição das equipas:
Brancos: J.Guilherme, Quim, João, Gabi, To Zé
Pretos: Puma, Ismaiel, ªAndré, Luis, Lotto, filho Sequeira
Cada vez mais os Brancos souberam impor o seu futebol. Muitas vezes, porém, mal enquadrado passando uma fase difícil de se reencontrar. Primeiro erro: relacionar directamente intensidade com esforço físico usando defesas para o ataque, e o ataque para defesas. Porém, o seu jogo pôs a trocar a bola,  muito mais intensa do que rápida com jogadores a aproximarem-se mais. O trio Tó Zé-gabi-J.G /João a funcionar melhor, ficando muitas vezes em retaguarda J.Guilherme a substituir João na linha defensiva. Sente-se ainda dificuldades físicas de Gabi embora haja melhoria na coordenação-passes-bola. Tó Zé rendeu bem mas deverá afinar os seus passes na "rentrée".

Em contra partida, Pretos que foram elogiados enquanto  equipa com jogadores chaves em cada partida, numa ascensão futebolística,  não se esperava queda de resultados.  Pois, uma equipa que ultimamente explode bem nos 20 primeiros minutos mas torna-se uma equipa lenta a seguir.  A base está na qualidade de jogo, sobretudo posicional, o ponto de partida para tudo. Até para a famosa dinâmica Luis, Ismaiel e André (Miguel e Zé Gde de férias) existiu vazio quando a equipa não funciona na sua plenitude. Puma foi o melhor jogador mais uma vez, salvando um resultado que poderia ser desastroso no mental Preto! O seu futebol é, no geral, tacticamente intenso, embora jogado com alguma impulsividade... pois Brancos souberam aproveitar falhas defensivas (...).

Foi assim, por exemplo, que João cresceu na partida (após 2 grandes erros defensivos que pareceu desmotiva-lo (2X0)), quando rebitou e meteu + tarde golo por falha de Lotto que esteve em dia NÃO.  O sector (meio-campo) não passou a correr mais nos Brancos. Passou a correr melhor. E o jogo táctico da equipa aumentou automaticamente de…intensidade deixando-se empatar por varias ocasiões e sabendo recuperar a vantagem sem perder cognição. 
Um processo inverso ao sucedido com os Pretos, quando, a meio do tempo saiu André e a intensidade (de qualidade táctico-técnica) da equipa, no seu meio-campo, esfumou-se (...mas terá sido por isso??). Em qualquer sistema, a intensidade exige inteligência em especificidade. Os lugares devem ser preenchidos e qualquer modificação apela ao raciocínio da equipa para adaptar nova táctica. Aconteceu aos Brancos nas passadas jornadas com entrada de Emanuel a desequilibrar por juventude(!?)... e souberam adaptar-se. Rapaz de Sequeira entrou a substituir André mas sem vitamina acrescida ao quinteto, inibidos por Brancos a não quererem sair com um empate e deixar fugir o 1º lugar desta temporada. Pretos não souberam reagir nem reposicionarem-se, e o lado psicológico-positivo mudou de cor!
BRANCOS COM 6 PONTOS DE VANTAGEM E MAIS UM JOGO SÃO OS CAMPEÕES DESTA TEMPORADA !!!
Próxima semana - semana de São Tomé e Expofacic-  ultimo jogo com convocatória online enviado a todos os jogadores acinzentados. O final será bem regado com uma fresquinha :)

DESCIDA DO RIO MONDEGO EM CANOA

O futsalquinta integrou no grupo amigos e familiares, no dia 24 de Julho, e realizou a descida do rio Mondego, em canoa, numa iniciativa dos Acinzentados.
Foi em ambiente de festa e de amizade que decorreu esta agradável iniciativa, que levou cerca de seis dezenas de amigos a aventurar-se, de canoa, no percurso entre Penacova e a Praia Fluvial do Casal da Misarela (Torres do Mondego). 
As 18h00 era o momento alto do convívio com jantar volante em casa de Ruizinho. As instalações foram minuciosamente preparadas para responder a uma clientela cheio de fome e de sede. Em semana de festa em Ançã e no Concelho de Cantanhede tivemos ainda direito a foguetes e a um mini-concerto proporcionado por Mr. Lotto. 
hora do lunch após partida muito atrasada :(
Warriors do Mondego - excitados
Ruizinho fez tudo para impressionar (Ana)Bela adormecida



Jogos de agua e de caretas
 Muito divertimento num dia de sol e muita muita agua !!


Ao ataque para o próximo Ano :)
 
Outras fotos serão proximamente divulgadas neste Blog!!!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

DESCIDA DO RIO - PARTE 2


Amigos,
O ano passado foi assim:


Este ano vai ser assim:



Para que tudo corra pelo melhor e com a maior diversão, envio-vos algumas dados a ter em conta.
Vamos considerar 3 horas e pontos de encontro:
9h00 - Ançã     (para quem sai de Ançã)
9h30 - Parque do Coimbrashoping (Junto ás bombas da Galp) Para quem sai de Coimbra
9h45 - Acesso à praia fluvial do Casal da Misarela pela estrada N 110 (conforme assinalado no mapa anexo)
10h00 -Inicio da deslocação em táxis para Penacova após registo e pagamento junto da organização  (Zé Guilherme).
Cerca das 11h30 - Inicio da descida
Cerca das 16h - Chegada à praia fluvial
18h30 - Jantar convívio com partilha de Sabores e Saberes em Ançã (casa do amigo Ruizinho, quase a sede)
Junto a nós estará também uma listagem já com a distribuição dos participantes pelos Kayaks que agradecemos seja respeitada para maior organização na saída.
Nesta mesma, está distribuída a forma com que cada família deve contribuir para o Jantar, de forma a termos algum equilíbrio. Todo o restante necessário, nós compramos e dividimos o custo pelo nº de pessoas.
Grande abraço radical a todos e até Domingo,
Para alguma dúvida, aqui ficam os nossos contactos
João Paulo Vagos        966897725
José Guilherme          914244666
Luís Almeida            962314221
Rui Santos              961107041

PROXIMO DOMINGO DESCIDA DO RIO

People,

A descida do rio Mondego é já no próximo domingo. Este ano batemos o record de inscrições com 70 participantes;
29 Kayaks e 2 barcos eléctricos.
Como já devem saber, a vossa participação tem um custo de 16 euros por adulto e 5 euros para crianças com idades inferiores aos 12 anos (gratuito até 5 anos).

Solicitamos que tragam o dinheiro destrocado para facilitar as contas no local. Quem não avisou até a data de ontem que não podia descer o rio,  terá que pagar na mesma a sua canoa. Caso contrario, a pessoa que convidou paga  despesas acrescidas !!!

AVISAMOS DESDE JÁ QUE O ENCONTRO É AS 10H00, no lado contrario a praia fluvial, ou seja do lado de Penacova. Pedimos compreensão de todos os participantes porque haverá certamente tempo de espera logo de manhã com os taxistas.


Conforme referido as condições são:
- Descida desde a Penacova até Praia Fluvial;
- monitores durante toda a descida;
- Transporte em táxis desde o inicio (Praia Fluvial até Penacova);
- Reforço alimentar para cada participante;
- 16 Euros por adulto;
- 5 Euros para crianças dos 6 aos 12 anos;
- Gratuito dos 0 aos 5 anos;
- 2 Barcos eléctricos (Os 2 barcos eléctricos já tem destinatários.)


Cuidados especiais ao pessoal: com Tº de 31 º
- levar roupa leve, fácil de secar
- chapéu ou boné
- protector solar
- agua para além daquela do rio
- comida (bolachas, cerveja, sandes,...) para além do reforço alimentar
- toalhas e muda de roupa....porque haverá muitos banhos
-tlm. e carteiras, maquinas de fotos poderão ficar em contentores ou nos barcos eléctricos.

Para as crianças (ou mais velhos), levar sapatos para agua, pistolas de agua,....

Trazer principalmente boa disposição para um dia divertido entre amigos!!!!
 
PRÓXIMAS NOTICIAS:
BRANCOS GANHARAM ONTEM 6x5

terça-feira, 19 de julho de 2011

ACINZENTADOS GANHARAM PIQUENIQUE E CONFRATERNIZAÇÃO

Realizou-se no passado 17 de Julho um futebol-piquenique  com os futsalquintistas  de Ançã, tendo contado com a participação de familiares, filhos e amigos próximos.. Estiveram envolvidos nesta actividade perto de 40 pessoas, na totalidade.


Tal como fora estipulado, a partida realizou-se às 10 horas e 15 minutos. No café Caravela, esperavam-se concentração de carros que  levariam o people até a Tocha, tendo apenas sido efectuada uma breve paragem em casa de Lotto para carregar mesas... e guitarra. 

Por volta das 11 horas  já estavam em campo, as mulheres das jogadeiras, ou algumas que se prestaram ao I encontro feminino no Complexo Desportivo da Tocha.  Jogo muito renhido com faltas de parte e de outra mas sem cartões a vista. Resultado 0X0 esperando para o próximo ano mais golos e troca de T-shirt no final do encontro. 
"O Grito do Team feminino Branco"
Chegada a hora dos seniores misturados com camadas mais novas, disputaram também jogo de futebol acinzentado. Uns a jogar contra ao vento e outros a favor do sol, as diversas incursões por parte dos acinzentados foram de elogiar. Ninguém queria perder mas todos queriam almoço!!  Houve quem quisesse, durante o jogo, ir beber uma agua ou mesmo descansar sem avisar colegas de equipa. Um jogador é mesmo assim... confia sempre nos outros. É o que chamamos  "jogo de equipa".  Os acinzentados ganharam de qualquer forma por 4X3

O resto do programa preencheu-se com o famoso um piquenique ao ar livre. Este momento de confraternização caracterizou-se pela descontracção e boa disposição, havendo, inclusivamente, partilha das merendas (quiches, pizzas, bola, chip's, frango,...) entre todos e sardinhada a boa portuguesa.  É de louvar a excelente organização, pensando nas crianças, seniores e mais novos.


O famoso grupo com os seus vocalistas e coristas

Durante a tarde, as atenções voltaram-se para o nosso guitarrista e cantores de todos os horizontes (coelhistas, Pumistas, americanistas, françosistas, capitanistos, engenheiros, reformistas,...), sobretudo para os momentos mais regados (!), que encantaram as senhoras, principalmente. Para além deste agradável piquenique, os mais novos jogaram golfe, voleibol, futebol e petanque no interior do pinhal enquanto as mais graudinhas ouviam musica dentro do carro. 


Todos cantaram os Parabéns a nossa amada Paula, esposa do guardião Zé Grande que defendeu bem e esperava também prenda! (:)) Mas que delicioso bolo !!! Este domingo foi muito apreciado por todos, pois já é um costume/tradição juntarmos os amigos da bola


O piquenique chega ao seu fim na edição 2011

Ao contrário do que se esperava, ninguém chorou durante o dia todo, mas cantou, o que também contribuiu para a satisfação manifestada durante a viagem de regresso. Aliás, esta iniciativa do Projecto anual “futsalquinta” granjeou os mais rasgados elogios de todos os participantes, que esperam voltar a participar em organizações futuras. A Próxima, é já no próximo fim de semana para a descida do rio com uma temperatura alta (30º) e um jantar de confraternização em volta de uma fresquinha !!!! 
 Algumas fotos do Encontro:










sexta-feira, 15 de julho de 2011

A bola "achouriçada" congestionou Pretos a vitoria. Brancos 3X2 Pretos

No pavilhão Ançãnense, duas equipas que personificam o futebol mais eufórico de todo o Pais, no sentido táctico e musculado, sem perder técnica. É a imagem de marca do jogo dos acinzentados. Os adversários Brancos, em subida de rendimento,  fecharam bem a defender, e o maior upgrade físico das 3 ultimas jornadas esteve de lado nos Pretos .... sentimento generalizado!

Ambos jogaram, com dois guardiões, um mais fixo (Quim (B) e Z Gde (P)) e outro (Puma) pronto a entrar nas 2 balizas, sendo o mais acinzentado de todos e com menos golos sofridos. Brancos soltos a subir entrando no processo ofensivo (Gabi, Tó Zé). Eis dois elementos conhecidos do nosso futebol, agora com mais espaço para jogarem a frente, J.Guilherme em retaguarda (cada vez menos na ponta). Nota-se sobretudo João que reposicionou-se na linha defensiva e até criou surpresas no ataque com descida imediata. Com o corredor central livre, cresce como jogador em posse e tentar o remate. Marcou 1 golo importante.
 
Nas faixas, vivem falsos alas, que souberam desta vez, aproximarem-se uns dos outros. Desta vez todos conteram o resultado em vantagem sem "houla houlas" em querer muito, e perder tudo como já tinha sucedido. A parte  fisica tendencialmente igual por parte de alguns,  pois é algo lento, mas buscando espaço para meter a bola telecomandada na área e rematar, falharam muito e quem pode afirma-lo? Tó Zé, que podia ter acrescentado mais golos com falhanços incríveis. Do jogo Branco o colectivo funcionou e fez "golos de passe" com já não acontecia a muito. Mesmo sofrendo do desequilibro da entrada de Emanuel, Brancos marcaram posição.
 
A estratégia dos Pretos com jogadores "virtualmente" mais frescos tentou sempre chegar ao empate e até acelerar quando Brancos estavam mais frágeis no quinteto. Na ala, Ismaiel pouco acelerou pela direita, mais como um ala típico, apoiado pelas subidas do Luis e Miguel, mas muito inibido e sem poder de remate. Do meio campo , surge a organização criativa de Luis e Miguel apoiando a dupla atacante (Ismaiel e André). Ambos passaram o meio-tempo a procura de espaços.
 
Os “baixinhos” 
 
Está a uma derrota difícil de engolir!  Mais do que apenas pelos resultados, Lotto "rebentou como uma botija" dirá o seu colega de equipa, porém, pelo seu bom futebol praticado nas 3 ultimas jornadas tem sido um elemento fundamental na defesa. É a capacidade de elevação limitada, um team dominado por baixinhos que entregou bolas de ataque. Não é, porém, apenas único a ter rebentado. Também souberam parar, olhar e ver passar,  Ismaiel e André sem dinamite.
Na direita, abrindo espaços, explode Miguel (1, 60m.) enquanto da esquerda, menos evoluído (desta vez)a calcular o timing de entrada,  surge Lotto (1,67). Em geral quando a bola lhes surgem é na sequência de um bom passe, a solicitar um remate apanhando-o embalado vindo de trás... e desta vez bem sucedidos. Lotto e Miguel foram os únicos marcadores dos Pretos!
 
A estrutura Preta mais forte no papel, advinhava-se subidas em raide,  combinando com avançados velozes. No meio, mandaram Luis e Miguel. Procurando sempre desenhar um futebol apoiado e rápido, fazendo a bola circular a toda a largura, mas o domínio da bola fugiu dos pés. Puma foi até mesmo o melhor em campo na segunda parte, dos Pretos em aflição.

E, no final, fica a actual mensagem que nasceu em campo na noite de ontem:  Pretos : "...eles tiveram muitos chouriços no jogo anterior...",  Brancos: "... chouriços também se comem...". O bom futebol começa a ser território dos Brancos,... confirmado pela  indiscutível vitoria, com direito a pica-pau sem ter existido achouriçada!
 
 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

DESCIDA DO RIO 24 JULHO 2011

Venho por este meio confirmar as condições referidas no  email para a descida que se realizará no domingo  24-07-2011 (SrºFrancisco Relvas)

Conforme referido as condições são:
- Descida desde a Penacova até Praia Fluvial;
- Dois monitores durante toda a descida;
- Transporte em táxis desde o inicio (Praia Fluvial até Penacova);
- Reforço alimentar para cada participante;
- 16 Euros por adulto;
- 5 Euros para crianças dos 6 aos 12 anos;
- Gratuito dos 0 aos 5 anos;
- 2 Ou 3 Barcos eléctricos com as mesmas condições dos KayaKes.

Os 2 barcos eléctricos serão em principio destinados aos casais com crianças menores de 4 anos (família Parreiral + (quem achar melhor para a sua comodidade).

Extras (opção do grupo):
Futsalquinta organiza Churrascaria (de grupo) com direito a cada pessoa:
- bebidas (sumos,  cerveja, agua,)
-  febras,  1 entremeada, 1 salsicha, salada + sobremesas (mulheres a trazer)
- Preço: __ euros /adulto ; crianças grátis


Cuidados especiais ao pessoal:
- levar roupa leve, fácil de secar
- chapéu ou boné
- protector solar
- agua para além daquela do rio
- comida (bolachas, cerveja, sandes,...) para além do reforço alimentar
- toalhas e muda de roupa....porque haverá muitos banhos
-tlm. e carteiras, maquinas de fotos poderão ficar em contentores ou nos barcos eléctricos.
- Trazer principalmente boa disposição para um dia divertido entre amigos!!!!
 
Precisamos de fechar a lista.... Atrasados, favor acelerar nomes, peso,...
 
Mais pormenores serão avançados nos próximos dias neste Blog

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A "Contaminação" dos Estilos - 3X3

É das perguntas mais intrigantes do nosso futebol: o que leva um Team a transformar-se tanto de um jogo para o outro quando joga com o guardião Puma? A inquietação aplica-se para o bem ou para o mal. Os 3 jogos dos Pretos tinham deixado um resultado muito positivo. A resposta estará em perceber que as realidades, de um jogo e outro, foram muito diferentes. O adversário, claro, mas sobretudo o processo de crescimento dos Pretos que após perceber a alta sensibilidade do Team Branco  conseguiam pegar  com outra intensidade e sentido do risco ofensivo - calculado -.
O jogo com o guardião Zé Grande libertou também a equipa de uma terrível preocupação existencial: o que fazer se ele faltar?  
Pois bem, Puma jogou (por lesão de Quim) e em vez dele, no seu espaço, surgiram… apenas três golos. Vendo-o nesse jogo, parecia quase imbatível no Team Branco. Por outro lado, a combinação/articulação da equipa foi outra. Combinaram na quase perfeição as subidas, alternadas, e, depois, na frente, o timing certo de passe e desmarcação (e até remate). Manteve-se sempre um pivot+auxilio defensivo e libertou-se o meio-campo das amarras dos jogos anteriores.
 
Para além disso, chegou os 2  golos dos Pretos muito cedo após boa dominância Branca. Da forma mais incrível os Pretos chegavam rapidamente a area de Puma enquanto Brancos tentavam elaborar jogo construtivo mas sem perigo iminente. 
Porém, depois de tanto tentarem, e remates fulminantes mas sempre fora do alcance da baliza de Zé Grande,  surgiu num ápice, o golo após remate do pé direito de J.Guilherme. Quando a bola quase parecendo ter vida própria resolveu ir falar pessoalmente com Zé Grande ao ouvido, trepou-lhe pelos braços e caiu na baliza.  E outro golo apareceu. Quando a bola quis! Como é justo acontecer no futebol. A bola chutada novamente com pé direito de J.Guilherme encontrou pé de Luis, que com um toque magico, deu ainda um efeito diabólico,  enganando a psicomotricidade de Zé Grande deixando fugir a bola entre as pernas.
Antes do jogo com os Pretos,  a preocupação principal só podia ser uma: evitar que algo aconteça capaz de impedir a equipa de surgir na máxima força nesta jornada. Nessa perspectiva três factores: a questão motivacional (só uma derrota clara dos Pretos poderia delapidar o capital de confiança conquistado ultimamente); a questão física (proteger do desgaste alguns jogadores fundamentais mais sensíveis, como Bruno que esteve em contenção e bem ); e a questão disciplinar (o risco de, não fechar espaços e por isso mesmo perder a recuperação). Ou seja, damage control (controle de danos) por antecipação.
 
Os Brancos apenas ignoraram a última. Correu bem. No resto, mudaram um lugar preenchido a 100% por Bruno menos bem fisicamente mas cumpriu objetivos. João a defesa-central ou  a medio-ala revelara que são apostas curtas quando o físico não esta e não esteve presente (gripado!). Tó Zé regressou,  da boa forma, beneficiou da baixa intensidade do jogo Preto e não parou. Durou 60 minutos. Na frente, jogar sem ponta-de-lança (J.Guilherme ...) é quase como pensar em jogar num campo sem balizas. Por isso J.Guilherme decidido,  apareceu muita vezes em auxilio ao Pivot defensivo.  Limitados a começar no centro e dar profundidade ao jogo, os golos foram escassos, e o 3º golo foi marcado do meio campo Branco, com chapéu majestoso de João. Sem Gabi (sem aviso) e PUma (por opção), os Brancos entraram mais calculosos e mais criativos nos encruzamentos. E o seu jogo sentiu isso dando protagonismo a um jogo mais proximo um dos outros, com bola sempre a girar. Nessas bases, o jogo tinha tudo para  ter um bom final. E não teve. 3-3. No fundo, este jogo não foi “contaminado” pelos anteriores que revela melhoria na comunicação e cumplicidade entre jogadores, mais próximos e exigentes em termos psicológicos.  Brancos em "contaminação" dos estilos -
 
O jogo contaminante do Pretos  aborda um estilo próprio. O Team Preto  faz com que cada jogada pode ser decisiva. O primeiro desafio é impedir que a pressão sufoque a sua criatividade. Depois do receio, da coragem e do calculismo, é manter a identidade e aumentar a imaginação. A origem de tudo é uma ideologia de jogo definida e construída desde as bases, que molda um estilo. Não esta Ismaiel, mas está a mesma cultura de jogo e, nessa linha de evolução entre as diversas linhas, vão surgindo jogadores capazes de a interpretar como também o faz Luis e, Miguel que tem evoluído muito com os seus passes longos. Penso nisto vendo, nos últimos jogos, a classe dos médios de toque, segura e passa (posse paciente buscando espaço de penetração) como Miguel e Luis, enquanto na frente se assiste à mutação posicional (conceito superior às simples trocas posicionais) do  avançado André. Nesta vertente, os Pretos conseguem recuperar do 2X3 para o 3X3  com golo de Luis a bater Puma que não conseguiu alargar pernas. 
Mas ainda o  elemento chave de prova da importância da ideia é….Lotto. Pivot-auxilio único com o perfil de trinco à moda antiga, filtra essa natureza à medida que se aproxima das jogadas e transforma-se numa espécie de piranha elegante que devora adversários. No passado, era mais um médio  para arrancar tufos de relva mas que mais arrancava do seu lugar, sufocado. Hoje, existe posicionamento táctico (em antecipação) de recuperador, e incorpora também a qualidade de jogo em posse, passando a pensar como os demais (toque e passe). Olhando o futuro do team Preto - principal -, estará nele o upgrade físico que, não é natural em fim de época. Mas mantendo a cultura de posse-passe, pode tornar o quinteto Preto imbatível no mês de Julho.
 
 

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Quando o ritmo de jogo intimida - Pretos 7X4 Brancos

Três jornadas depois, os Pretos voltam a conquistar 3 pontos importantes, com prémio de ultrapassar os Brancos, para uma sensacional recuperação e 1ºlugar. Trata-se, porém, de uma grande proeza, obra do Team Preto, com desta vez uma equipa no papel inferior aos seus adversários, comparado a jornada passada e ainda a ausência de Ismaiel. Após ter goleado, no passado jogo, demonstrando uma impressionante frescura ofensiva, pensou-se que poderiam quebrar o ritmo. Zé grande e Ismaiel, fora da convocatória,  os Pretos porém, montaram uma equipa muito competitiva que, sem velozes jogadores, nunca daria um minuto de descanso a qualquer adversário.

Tacticamente esquematizado em campo, estes Pretos tiveram os seus pontos fortes na mescla do meio campo entre lutadores, como André e Lotto, e organizadores, como Miguel e Luis. Na defesa, manda o André (pilar) que pouco se aventura, enquanto Lotto apoio e faz algumas transições para frente, Miguel, e Luis, faziam todo o meio campo com excelente permanência e vigília dos espaços. No ataque, nenhum ponta de lança, a maneira do Barça. Praticando um jogo de traços típicos, com bolas longas (até Miguel),  toques curtos e apoiados que marcam os novos tempos do continentalizado futebol dos Pretos. Ver jogar estes Pretos  foi quase como viajar ao passado dos "Brancos". Com mérito, os jogadores souberam correr pouco e trocar a bola para alterar a tabela de resultados. Uma equipa comunicativa e bem rodada que soube alimentar-se da energia inicial dos adversários para infligir uma derrota mais uma vez "Psicológica".
 
Em contra partida, A COMPETÊNCIA da equipa Branca mediu-se por muitos parâmetros! Não se mediu pela capacidade de um só jogador pressionar, mas da equipa pressionar de forma desorganizada, colectiva, agressiva, acima de tudo inconsistente e  pouco duradoira (durante todo o jogo). Os Brancos falharam como falharam na passada jornada... e nada mudou após estarem a ganhar por 2X0. As criticas mantém-se a todo o Team !!
 
A velocidade com que se deslocaram os jogadores Brancos foi péssimo, sem conseguir desequilíbrios individuais e  recuperações defensivas, nos contra-ataques e demais acções de jogo individualistas.
Mas a importância maior incide na  circulação da bola e a exigência defensiva que com esta se deve impor ao adversário.Tudo isso se fez com um ritmo lento: a progressão para a baliza (colectiva ou individual), o recurso ao passe atrasado para reorganizar ou para retirar a bola de zonas de pressão, a variação do centro de jogo, as muito recorrentes combinações simples e até na marcação de cantos ofensivos, procurando com isto surpreender os adversários... falhou tudo completamente!!
 
Se estivéssemos a assistir a um outro jogo carregando no botão “forward” do leitor de DVD, seria idêntico! O ritmo “asfixiou” a acção e decisão dos elementos Brancos, como com uma crise de pensamento e muita desorientação táctica! Perdem-se e querem marcar a todo o custo sem assustar Puma, numa atitude quase autista, cabeça baixa sem retrospecção/consciência.
 
Como se não bastasse, a competência colectiva foi demorando  e apimentada pelo "des-talento" da avançada Branca, de Gabi e Tó Zé. As suas criatividades e qualidades técnicas desapareceram deixando fugir a tal magia espalhada nos 1º jogos com um trio quase perfeito Gabi-Tó Zé- J. Guilherme.  Permitiu-se que com uma psicologia afectada fintasse os próprios Brancos, e foram muito  ineficazes nas acções de 1x1, 2X1... J. Guilherme também afectado pela má exibição é no entanto o que mais acredita na reviravolta tentando inverter a chicotada psicológica infligida por nós próprios e apoiado pelos Pretos.   Ao invés de outros elementos não marca tão bem atrás mas marcou a frente a contar para o resultado e/ou o psicológico.
 
Este estilo é sem dúvida desagradável. Tudo mudo depois de estarem a ganhar por 2-0, tendo tido apenas alguns momentos de menor impetuosidade. A pressão Preta envolveu o corte colectivo de linhas de passe junto à baliza adversária, convidando João a subir e largar sua defesa, sem pilar de suporte e Quim a deriva, que acabou por se aventurar fora da sua área e sofrer lesão.

Toda a organização ofensiva se fez com poucos contactos e sem encruzamentos, de cabeça baixada: a construção de jogo não existiu por falta do trio (magico!?) ou de um organizador de Team.  João sendo um pivot não pode incidir sozinho na construção, no qual saiu bolas para o meio e pouco para a lateral.
A equipa já não é um bloco - e deve recuperar rapidamente conceito relativo aos espaços, com a entreajuda, cooperação e comunicação táctica e verbal, assinalável na recuperação intensa e rápida de toda a equipa nas transições defensivas e no encurtamento colectivo que se exige quando se passa do momento atacante para o momento defensivo. Assim o faz tão bem os Pretos!
Pretos já somaram 9 pontos consecutivos alcançando  a 1ª posição  com mais golos marcados com o desafio importante de marcar posição firme na próxima jornada.