O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Relatorio final 2010/2011 - Brancos 11X4 Pretos

 Brancos: J.Guilherme, Gabi, Tó Zé, Bruno, Quim
Pretos: André, Luis, Lotto, João (emprestado), PUma
"Terminou a época 2010/11 e a principal mensagem táctica fala do domínio da cultura da posse sobre o jogo de transições como base para detectar o melhor futebol. Mas, até onde isso é verdade? Até que ponto, diga-se, isso pode ser possível quando a eficácia dos quatro momentos do jogo (equilíbrio e dinâmica da estrutura da equipa) reside exactamente em não deixar partir os seus elos de ligação e tornar o jogo inquebrantável. 
A definição de equipa de posse ou equipa de transições resulta sobretudo da constatação do momento em que ela passa mais tempo no decorrer do jogo ou, numa análise mais específica, se percebe ser o mais importante para a eficácia do seu modelo.

Claro que cada equipa, por ideologia, concepção circunstancial do jogo ou, claro, nível competitivo, os usa de forma diferente. É, porém, a opção que nasce da ideologia que importa focar para se perceber as tendências dominantes no actual futebol nacional. No fundo, é o treinador a modelar em especificidade (do clube e jogadores que encontra) o seu modelo de jogo preferencial."
Será pacífico, então, definir os Brancos 2010/11 como uma equipa de posse. É verdade! Uma equipa que tirou todas as duvidas aqueles que as tinham. O resultado atingido de 11X4 foi o ultimo ponto de um capitulo encerrado. A transição defensiva Branca (Bruno e J.Guilherme), por exemplo, foi, desde logo, nos quatro momentos de jogo, um ponto tão importante como o de posse, estando interligado directamente ao de organização ofensiva (Tó Zé e Gabi) com grande capacidade de triangulação. Basta pensar na lógica do jogo: para ter mais posse de bola é, primeiro, necessário recuperar rapidamente a…bola. E para isso é fundamental a tal pressão imediata sobre o adversário, a base da transição defensiva. Bruno foi um Pilar exemplar e muito falador / comunicativo participando igualmente nos ataques e marcando golos. Tó Zé foi o melhor jogador em campo com bom futebol praticado
Depois, claro, não se importa de ter a bola o tempo que for preciso para desposicionar a organização defensiva adversária (Lotto e auxilio instável). Este ponto é importante, porque, vendo os Pretos, estes,  acabaram o jogo sem conseguirem posse de bola consistente, mesmo com uma equipa equilibrada (Luis, André, Lotto e João (emprestado)). Então, porque não foi uma equipa de posse? Porque, lá está, pegando no raciocínio anterior(da passada jornada), não passa (nem pretende) tanto tempo em organização defensiva de forma a, em posse (na pratica, passe-toque-passe) para descobrir o elo importante na defesa e assim chegar ao espaço de penetração. Pelo contrário, acelera o jogo mais rapidamente (o tal futebol vertiginoso - do Barça perdido) e tenta chegar à baliza o mais rápido possível sem olhar para a retaguarda. Esgota a posse mais depressa deixando Lotto sozinho na organização defensiva, e João encostado a lateral - fora das jogadas. Não a pretende contínua numa táctica débil, ou seja, sem raciocínio posicional. E perde a bola mais rapidamente, sem salvamento desta vez possível, com Puma castigado com 11 golos e deixando fugir seu 1º lugar de guardião. Mais do que ritmos diferentes, importa é notar, para distinguir modelos de jogo, que são gestão de espaços diferentes... que Pretos não foram capazes de adaptar.
E no final do nosso futebol moderno é esta questão, gestão de cerveja e pica pau (saber quando abrandar ou acelerar a fresquinha) que melhor gere uma equipa física e tacticamente. Ou seja a forma de beber por si só (mais ou menos) não cansa mais ou menos. O que motiva é o controlo alternado, dos diferentes ritmos que o convivio exige. Confraternização foi jogado no campo de Ruizinho(em estagio com Rancho em França) ou melhor da Bela desgastando 35 mini's acompanhado de excelentes aperitivos !!!
Porque posse e transições existem todas as quintas-feiras e faz de nós - acinzentados - os melhores amigos da bola!!..

BRANCOS CAMPEÕS 2010/2011

MELHOR GUARDIÃO : QUIM (61 GS) ; 2º lugar ZÉ Gde (68 GS), 3º lugar Puma (53GS e - 1 jogo)
 Próximo Encontro no dia 1 de Setembro (5ª feira). BOAS FÉRIAS





2 comentários:

  1. boas pessoal
    como é que foram as férias??
    Boas??
    Bem o que me leva aqui é,

    Como estamos na ida a Espanha?


    Alguem já fez alguma coisa??

    Comecem a pensar a sério porque já falta pouco (se for para ir)

    Um abraço

    André Vaz

    ResponderExcluir
  2. ONde esta o nosso agente-de viagens?? Parece que para as Américas!! Esperamos informações tuas de PInhelense :) Pois o pessoal quer ir ver CR7

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem