O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Quando o ritmo de jogo intimida - Pretos 7X4 Brancos

Três jornadas depois, os Pretos voltam a conquistar 3 pontos importantes, com prémio de ultrapassar os Brancos, para uma sensacional recuperação e 1ºlugar. Trata-se, porém, de uma grande proeza, obra do Team Preto, com desta vez uma equipa no papel inferior aos seus adversários, comparado a jornada passada e ainda a ausência de Ismaiel. Após ter goleado, no passado jogo, demonstrando uma impressionante frescura ofensiva, pensou-se que poderiam quebrar o ritmo. Zé grande e Ismaiel, fora da convocatória,  os Pretos porém, montaram uma equipa muito competitiva que, sem velozes jogadores, nunca daria um minuto de descanso a qualquer adversário.

Tacticamente esquematizado em campo, estes Pretos tiveram os seus pontos fortes na mescla do meio campo entre lutadores, como André e Lotto, e organizadores, como Miguel e Luis. Na defesa, manda o André (pilar) que pouco se aventura, enquanto Lotto apoio e faz algumas transições para frente, Miguel, e Luis, faziam todo o meio campo com excelente permanência e vigília dos espaços. No ataque, nenhum ponta de lança, a maneira do Barça. Praticando um jogo de traços típicos, com bolas longas (até Miguel),  toques curtos e apoiados que marcam os novos tempos do continentalizado futebol dos Pretos. Ver jogar estes Pretos  foi quase como viajar ao passado dos "Brancos". Com mérito, os jogadores souberam correr pouco e trocar a bola para alterar a tabela de resultados. Uma equipa comunicativa e bem rodada que soube alimentar-se da energia inicial dos adversários para infligir uma derrota mais uma vez "Psicológica".
 
Em contra partida, A COMPETÊNCIA da equipa Branca mediu-se por muitos parâmetros! Não se mediu pela capacidade de um só jogador pressionar, mas da equipa pressionar de forma desorganizada, colectiva, agressiva, acima de tudo inconsistente e  pouco duradoira (durante todo o jogo). Os Brancos falharam como falharam na passada jornada... e nada mudou após estarem a ganhar por 2X0. As criticas mantém-se a todo o Team !!
 
A velocidade com que se deslocaram os jogadores Brancos foi péssimo, sem conseguir desequilíbrios individuais e  recuperações defensivas, nos contra-ataques e demais acções de jogo individualistas.
Mas a importância maior incide na  circulação da bola e a exigência defensiva que com esta se deve impor ao adversário.Tudo isso se fez com um ritmo lento: a progressão para a baliza (colectiva ou individual), o recurso ao passe atrasado para reorganizar ou para retirar a bola de zonas de pressão, a variação do centro de jogo, as muito recorrentes combinações simples e até na marcação de cantos ofensivos, procurando com isto surpreender os adversários... falhou tudo completamente!!
 
Se estivéssemos a assistir a um outro jogo carregando no botão “forward” do leitor de DVD, seria idêntico! O ritmo “asfixiou” a acção e decisão dos elementos Brancos, como com uma crise de pensamento e muita desorientação táctica! Perdem-se e querem marcar a todo o custo sem assustar Puma, numa atitude quase autista, cabeça baixa sem retrospecção/consciência.
 
Como se não bastasse, a competência colectiva foi demorando  e apimentada pelo "des-talento" da avançada Branca, de Gabi e Tó Zé. As suas criatividades e qualidades técnicas desapareceram deixando fugir a tal magia espalhada nos 1º jogos com um trio quase perfeito Gabi-Tó Zé- J. Guilherme.  Permitiu-se que com uma psicologia afectada fintasse os próprios Brancos, e foram muito  ineficazes nas acções de 1x1, 2X1... J. Guilherme também afectado pela má exibição é no entanto o que mais acredita na reviravolta tentando inverter a chicotada psicológica infligida por nós próprios e apoiado pelos Pretos.   Ao invés de outros elementos não marca tão bem atrás mas marcou a frente a contar para o resultado e/ou o psicológico.
 
Este estilo é sem dúvida desagradável. Tudo mudo depois de estarem a ganhar por 2-0, tendo tido apenas alguns momentos de menor impetuosidade. A pressão Preta envolveu o corte colectivo de linhas de passe junto à baliza adversária, convidando João a subir e largar sua defesa, sem pilar de suporte e Quim a deriva, que acabou por se aventurar fora da sua área e sofrer lesão.

Toda a organização ofensiva se fez com poucos contactos e sem encruzamentos, de cabeça baixada: a construção de jogo não existiu por falta do trio (magico!?) ou de um organizador de Team.  João sendo um pivot não pode incidir sozinho na construção, no qual saiu bolas para o meio e pouco para a lateral.
A equipa já não é um bloco - e deve recuperar rapidamente conceito relativo aos espaços, com a entreajuda, cooperação e comunicação táctica e verbal, assinalável na recuperação intensa e rápida de toda a equipa nas transições defensivas e no encurtamento colectivo que se exige quando se passa do momento atacante para o momento defensivo. Assim o faz tão bem os Pretos!
Pretos já somaram 9 pontos consecutivos alcançando  a 1ª posição  com mais golos marcados com o desafio importante de marcar posição firme na próxima jornada.
 
 
 

15 comentários:

  1. Ontem estava hiper chateado com omeu filho mais velho e reflectiu-se até deitar-me.Mais chateado fiquei com um jogo de M...

    Não desculpa a minha pessima exibição, mesmo tendo conseguindo 3 golos "pouco importantes". Mas devo dizer ao meu Team Branco que irei mudar de posição em campo na proxima jornada. Já não me irei fixar a frente... mas sim recuar em campo para ser mais construtivo e distribuir bola.
    Espero que aperecem mais golos frente a baliza com elementos a saber inibir impulsividade e precipitação :(

    Nota: André é o elemento chave dos Pretos! Temos que ter outro André senão vamos a deriva :)

    J.G.

    ResponderExcluir
  2. HAHA!!! André elemento chave??? Coitado do homem só está a 25%... imaginem-no a 100%? O elemento chave é, neste momento, a equipa... e as minhas sapatilhas que controlam a capacidade de passe que rasga a defesa adversária como um foguetão rasga a camada de ozono!?!?!?!?
    O lugar do André é lá à frente a segurar a bola como ninguém. Depois que ele se fixou lá na frente, demos cabo de vocês. No inicio do jogo ainda pensei que vocês ganhariam porque a vossa equipa estaria mais equilibrada, mas com o decorrer do jogo vi que se conseguíssemos empatar a dois, iríamos ganhar o jogo. E até ao empate o Quim estava a ser o melhor jogador em campo com uma série de defesas quase impossíveis.
    A lesão ajudou-nos? Nem por isso. O miúdo que foi à baliza fez uma série de defesas também e só sofreu um golo do André em cima da linha de baliza.
    Vocês estiveram melhor durante 15 min, mas nós dominámos os outros 45.
    Parabéns à equipa preta que fez um jogo de trás para a frente. Com uma equipa que era mais fraca (no papel) consegui virar um resultado de 2-0 para 2-6 e terminar em 4-7 (pensava que tinha sido 3-7... corrijam-me se estiver errado) e o ultimo golo foi oferecido por mim!

    Abraço e até sábado para comermos o coelhinho :)

    Luis

    ResponderExcluir
  3. André é a Chave da equipa pork com os seus 25 % de incapacidade, não sobe tanto... e quando o faz é bem compensado e regressa sempre a posição inicial.

    Mas neste passado jogo temos que louvar também Miguel que arriscou passes longos em vez de curtito, curtito e ainda curtitito :) e que fez a diferença. Lotto também foi excelente,bem posicionado no seu espaço defensivo sem se aventurar a frente e que ainda desequilibrou os Brancos. E Luis que foi simples e eficaz no meio campo trocando a bola e "fazendo-a trocar". Ou seja, uma equipa que se orquestrou por ela propria tomando consciencia das suas fragilidades e potencializando as suas virtudes.
    Jogaram inteligentes sabendo esperar e espetar na altura certa !!

    J.G.

    ResponderExcluir
  4. A 27 de Junho (comentários Tanque X ...) que se mantém:

    "...Brancos!! estou preocupado com o nosso Team. Faz-me parecer as 2 prestações perdidas no Torneio da Cordinhã.

    - a linha defensiva esta completamente baralhada. Antes tinhamos 2 defesas de luxo embora muito distantes. Hoje, ninguem sabe mandar atrás e Quim fica demasiado exposto ao perigo Preto.

    - João desmoraliza rapidamente e acaba por ficar nas linhas dianteiras para remediar aos golos sofridos mas sem sucesso com buraco aberto atrás - Sem o seu rigor defensivo vimo-nos atrapalhados... "...

    - Gabi perdeu...posicionamento. Cansado já nas 3 ultimas jornadas, arrisca quando não pode, e quando pode arrisca a queimar. Os passes não passam e quando passam é ao lado...

    - Tó Zé tinha perdido..."Esperamos nova frescura física na 5ª"

    Frente aos Pretos bem organizados atrás temos que ser mais Rigorosos. Ultimamemte os jogos tem sido mais psicologicos e quem ganha neste campo ganha o jogo do Rigor.

    VAMOS A ELES BRANCOS !!!!
    RED BULL PASSA A RED BRANCO...........

    ResponderExcluir
  5. Os Brancos tem que reagir rapidamente e frontalmente!

    Temos que admitir que passamos todos por uma fase descendente em termos de forma física. Por esta razão torna-se evidente marcarmos posição frente aos Pretos.

    Quem se sente mais limitado tem que poupar energia e poupar a equipa para não haver desequilíbrios. Para isto, fica a frente ou a trás na marcação...a acompanhar sempre seu adversário directo. Quem joga atrás pode subir mas deve ser compensado, e descer a posição inicial. Quem joga a frente, acompanha a defender o ultimo homem Preto.

    Gabi, um jogador com quem não tenho poupado elogios pela superba evolução foi uma peça importante no Team Branco e acredito ainda ser. Ultimamente as suas fracas/inexistentes exibições fazem-lhe perder essas qualidades : de remates fortíssimos e certeiros, de encruzamentos directos e espontâneos, de reposicionamento e recuperação. Direi eu, que merece uns bons BBerrossssssss quando arrisca fintas quando é o ultimo homem, quando corre de cabeça baixa e nem sequer ganha canto, ...e quando não admite o admissível.
    No futebol, é notório que quando um jogador se agarra demasiado a bola ...é por falta de físico :( e Gabi não é o único nesse registo.
    Vá VAMOS LA GABI!!! contamos contigo na 5ª com jogo certamente mais pensado e menos impulsivo :) o Trio magico só faz sentido a 3!!

    Abraço
    (em especial para o Benjamin da nossa equipa :))
    J.G.

    ResponderExcluir
  6. Muitos parabéns ao aniversariante de hoje: Sr. Luis Miguel Almeida

    "...parabéns a você... tralaa lalalal tralaaa.. !!

    5ª feira temos festa e bom chouriço... "congelado" obviamente :)) acompanhado pelo espumante Cordinhãsense

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ó cromo
    Agora vê-lá o que vais fazer, estraga-te, nem as sapatinhas a michael jackson vão te safar.

    Quanto à quinta-feira passada, tou cá com um pique forma. A manquejar, consigo defender (embora parecesse um crivo roto), colocar bolas, pensar e ainda marcar. Por aquilo que eu li, devo ser muito bom, sou o elemento que faz a diferença na minha equipe.

    Quando ficar a jogar a 50%, ninguém me para.


    Um abraço


    André Vaz

    ResponderExcluir
  8. Comentários:
    "Lotto também foi excelente,bem posicionado no seu espaço defensivo sem se aventurar a frente e que ainda desequilibrou os Brancos." - e ainda consegui fazer dois golos.
    "Na defesa, manda o André (pilar) que pouco se aventura" - Fez mais dois golos.

    Quando os jogadores que jogam atráz, raramente se aventuram fazem 4 dos 7 golos da equipa (Mais de 50%), isto para mim quer dizer que se trata de uma equipa que percebe e domina claramente os momentos do jogo e o seu desenvolvimento táctito.
    A prova disso é que a perder 2-0 com um dos elementos a coxear, com grande esforço, viramos o resultado muito a nosso favor.

    Voltamos na 5ª para mais uma lição. Quem quiser aprender apareça. Por enquanto é de borla.

    Há,Há,Há...

    Abraço,
    Lotto

    ResponderExcluir
  9. Para 5ª feira não esquecer levar nº de pessoas paar descida do rio + nomes + data nascimento + peso...

    J.G.

    ResponderExcluir
  10. A outra opção para não esquecer, é inscrever directamente através desta caixa de texto do blog.

    ResponderExcluir
  11. ´´E preciso saber se as pessoas também vão ao jantar ?? Começar a sondar o people !!!

    Já fizemos em tempos, um jantar com participação por adulto de 6 euros. Esta correcto ??
    As crianças não pagam... mas o Ismaiel sim :)

    ResponderExcluir
  12. Peso?????
    Para quê?
    Deve ser por causa do lastro dos barcos.

    André Vaz

    ResponderExcluir
  13. Peso = tamanho de coletes

    Aproveita-se também para saber o peso total de cada Team :) Do lado dos Brancos já devemos estar em excesso com aquisição do Bruno :)))

    J.G

    ResponderExcluir
  14. O nossso guardião volante Quim esta lixado do tornezelo. Entorse que mal tratou para ninguem se aperceber em casa do sucedido :)

    Quando esta comigo vai coxeando, e quando esta em casa até salta de pés juntos :)))

    ...os que as mulheres fazem !!!!

    NB: resultado: vamos ter grande Puma na baliza

    J.G.

    J.G.

    ResponderExcluir
  15. Caros:

    Hoje o David Tonecas vai ter connosco no final. Quem tiver garrafas de espumante a pagar pode levar a massa. Quem não tiver não precisa de faltar ao jogo, paga depois.

    Zé Guilherme, a meia que tens é minha mas infelismente eu não tenho a tua.

    Abraço,
    Lotto

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem