O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A "Contaminação" dos Estilos - 3X3

É das perguntas mais intrigantes do nosso futebol: o que leva um Team a transformar-se tanto de um jogo para o outro quando joga com o guardião Puma? A inquietação aplica-se para o bem ou para o mal. Os 3 jogos dos Pretos tinham deixado um resultado muito positivo. A resposta estará em perceber que as realidades, de um jogo e outro, foram muito diferentes. O adversário, claro, mas sobretudo o processo de crescimento dos Pretos que após perceber a alta sensibilidade do Team Branco  conseguiam pegar  com outra intensidade e sentido do risco ofensivo - calculado -.
O jogo com o guardião Zé Grande libertou também a equipa de uma terrível preocupação existencial: o que fazer se ele faltar?  
Pois bem, Puma jogou (por lesão de Quim) e em vez dele, no seu espaço, surgiram… apenas três golos. Vendo-o nesse jogo, parecia quase imbatível no Team Branco. Por outro lado, a combinação/articulação da equipa foi outra. Combinaram na quase perfeição as subidas, alternadas, e, depois, na frente, o timing certo de passe e desmarcação (e até remate). Manteve-se sempre um pivot+auxilio defensivo e libertou-se o meio-campo das amarras dos jogos anteriores.
 
Para além disso, chegou os 2  golos dos Pretos muito cedo após boa dominância Branca. Da forma mais incrível os Pretos chegavam rapidamente a area de Puma enquanto Brancos tentavam elaborar jogo construtivo mas sem perigo iminente. 
Porém, depois de tanto tentarem, e remates fulminantes mas sempre fora do alcance da baliza de Zé Grande,  surgiu num ápice, o golo após remate do pé direito de J.Guilherme. Quando a bola quase parecendo ter vida própria resolveu ir falar pessoalmente com Zé Grande ao ouvido, trepou-lhe pelos braços e caiu na baliza.  E outro golo apareceu. Quando a bola quis! Como é justo acontecer no futebol. A bola chutada novamente com pé direito de J.Guilherme encontrou pé de Luis, que com um toque magico, deu ainda um efeito diabólico,  enganando a psicomotricidade de Zé Grande deixando fugir a bola entre as pernas.
Antes do jogo com os Pretos,  a preocupação principal só podia ser uma: evitar que algo aconteça capaz de impedir a equipa de surgir na máxima força nesta jornada. Nessa perspectiva três factores: a questão motivacional (só uma derrota clara dos Pretos poderia delapidar o capital de confiança conquistado ultimamente); a questão física (proteger do desgaste alguns jogadores fundamentais mais sensíveis, como Bruno que esteve em contenção e bem ); e a questão disciplinar (o risco de, não fechar espaços e por isso mesmo perder a recuperação). Ou seja, damage control (controle de danos) por antecipação.
 
Os Brancos apenas ignoraram a última. Correu bem. No resto, mudaram um lugar preenchido a 100% por Bruno menos bem fisicamente mas cumpriu objetivos. João a defesa-central ou  a medio-ala revelara que são apostas curtas quando o físico não esta e não esteve presente (gripado!). Tó Zé regressou,  da boa forma, beneficiou da baixa intensidade do jogo Preto e não parou. Durou 60 minutos. Na frente, jogar sem ponta-de-lança (J.Guilherme ...) é quase como pensar em jogar num campo sem balizas. Por isso J.Guilherme decidido,  apareceu muita vezes em auxilio ao Pivot defensivo.  Limitados a começar no centro e dar profundidade ao jogo, os golos foram escassos, e o 3º golo foi marcado do meio campo Branco, com chapéu majestoso de João. Sem Gabi (sem aviso) e PUma (por opção), os Brancos entraram mais calculosos e mais criativos nos encruzamentos. E o seu jogo sentiu isso dando protagonismo a um jogo mais proximo um dos outros, com bola sempre a girar. Nessas bases, o jogo tinha tudo para  ter um bom final. E não teve. 3-3. No fundo, este jogo não foi “contaminado” pelos anteriores que revela melhoria na comunicação e cumplicidade entre jogadores, mais próximos e exigentes em termos psicológicos.  Brancos em "contaminação" dos estilos -
 
O jogo contaminante do Pretos  aborda um estilo próprio. O Team Preto  faz com que cada jogada pode ser decisiva. O primeiro desafio é impedir que a pressão sufoque a sua criatividade. Depois do receio, da coragem e do calculismo, é manter a identidade e aumentar a imaginação. A origem de tudo é uma ideologia de jogo definida e construída desde as bases, que molda um estilo. Não esta Ismaiel, mas está a mesma cultura de jogo e, nessa linha de evolução entre as diversas linhas, vão surgindo jogadores capazes de a interpretar como também o faz Luis e, Miguel que tem evoluído muito com os seus passes longos. Penso nisto vendo, nos últimos jogos, a classe dos médios de toque, segura e passa (posse paciente buscando espaço de penetração) como Miguel e Luis, enquanto na frente se assiste à mutação posicional (conceito superior às simples trocas posicionais) do  avançado André. Nesta vertente, os Pretos conseguem recuperar do 2X3 para o 3X3  com golo de Luis a bater Puma que não conseguiu alargar pernas. 
Mas ainda o  elemento chave de prova da importância da ideia é….Lotto. Pivot-auxilio único com o perfil de trinco à moda antiga, filtra essa natureza à medida que se aproxima das jogadas e transforma-se numa espécie de piranha elegante que devora adversários. No passado, era mais um médio  para arrancar tufos de relva mas que mais arrancava do seu lugar, sufocado. Hoje, existe posicionamento táctico (em antecipação) de recuperador, e incorpora também a qualidade de jogo em posse, passando a pensar como os demais (toque e passe). Olhando o futuro do team Preto - principal -, estará nele o upgrade físico que, não é natural em fim de época. Mas mantendo a cultura de posse-passe, pode tornar o quinteto Preto imbatível no mês de Julho.
 
 

7 comentários:

  1. "É das perguntas mais intrigantes do nosso futebol: o que leva um Team a transformar-se tanto de um jogo para o outro quando joga com o guardião Puma? A inquietação aplica-se para o bem ou para o mal..."
    Vejam a tabela classificativa dos guardiões que diz muito!! Puma é um factor psicológico positivo e até poderá tornar-se o melhor guarda redes do Verão :)

    J.G.
    NB: Bom Jogo Brancos !!!

    ResponderExcluir
  2. Só duas equipas a practicar um futebol de alto nivel táctico permite um comentário tão erudito e brilhante.

    Parabéns pela escrita mas continuo a dizer que no jogo os brancos empataram com 3 chouriços.

    O resultado justo seria a vitória dos Pretos. Fica para esta 5ª.

    Abraço,
    Lotto

    ResponderExcluir
  3. Amigos:

    No próximo domingo temos o nosso já habitual convivio na Tocha.

    O programa é o seguinte:

    10h - Partida de Ançã - Junto ao Caravela
    11h - Jogo Futebol Feminino (Há pois é)
    11h30 - Jogo Futebol 7 Masculino
    12h30 - Inicio da Sardinhada
    15h - Festa até não poder ver mais...Afinem as gargantas.

    21h - Final do torneio inter freguesias no pavilhão do Ançã F.C.

    Avisem todo o pessoal. Quinta feira entre uma nini e outra, combinamos os promenores logisticos.

    Abraço,
    Lotto

    ResponderExcluir
  4. foi óbvio que nas passadas jornadas foi de grande mérito que ganharam.

    Esta ultima, tudo foi diferente e a vantagem podia ter caído Branca ou Preta.... embora maior pressão foi exercida na baliza Z gde no ultimo 1/4 de hora... mas contando com vossas excursões em 2 ou 3 toques de bola a baliza Pumista.

    Espero que João venha com nova "Pica" e pronto a comandar defesa a sério. E que Gabi, após ausência venha com outra Garra :)

    Quanto a domingo, as previsões são muito boas.... incluindo o tempo com 26º

    J.G.

    ResponderExcluir
  5. Esta 5ª precisamos de certezas para o nº de pessoas para a Tocha e o Nº DE PESSOAS PARA DESCIDA DO RIO NO FIM DE SEMANA SEGUINTE !!!

    ResponderExcluir
  6. O que é que vamos comer??
    Isso é que é assunto.

    André Vaz

    ResponderExcluir
  7. Parece que Luis prometeu umas farinheiras e chouriços a sua moda..... congelados evidentemente :)

    De resto, temos que combater as ideias das sardinhas em excesso do Lotto :))

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem