O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Tanque 7X3 Burrito

É o regresso dos Pretos. Puma na baliza, Tó Zé (emprestado) vindo da comunhão do seu filho, Luis e Ismaiel  vindos de locais  e André em exercícios de sofrimento. Lógico o resultado dos Pretos a ganharem por 7X3... num jogo cheio ressaltos, chouriços e eficacia a 100 %, numa equipa também bem organizada.

Duas equipas tacticamente evoluídas,  apesar da enorme evolução registada pelos Pretos. Onde o progresso se nota mais é no físico dos jogadores como o Luis, Ismaiel e André a recuperar bem. Nesse contexto, uma equipa assume a vanguarda desse upgrade de pensamento táctico-fisico: os Pretos.   Depois do início tradicionalmente renhido, com posicionamentos estudados, revelam agora maior entendimento específico de cada jogo e neste sentido entraram com um Tanque. O seu actual rigor é um bom exemplo. Poucas semanas para perceber que a equipa já cresceu tacticamente mesmo tendo tido um suplente emprestado. Um sinal desse lado táctico surgiu na segunda parte, onde mantendo o seu team habitual, redesenhou o meio-campo e sem Miguel e Loto, abdicou também do guardião Zé Grande em falta não justificada.
 
No passado, a forma como os Brancos conseguiam conciliar dois criativos como Gabi e Tó Zé e J.Guilherme, sem perder rigor defensivo com João e Bruno, nem arte atacante, também mostravam esse seu saber táctico mais evoluído no jogar - a brasileira -. Mas os elementos em campo mostraram desde muito cedo um cansaço acrescido tal como se verificou no Bruno sem poder de recuperação, e Gabi sem poder de explosão, cansado e agarrado demasiado a bola... Quim por seu lado frangou grande e feio e sofreu 2 misseis imparáveis de Ismaiel que ainda não percebeu com que pé mais perto do cérebro :). Uma equipa com vontade mas sem  coragem fisicamente... e sem encruzamentos frente a baliza de Puma. Faltou Tó Zé para mais dinamismo e dar cor aos Brancos. 
Faltou a cenoura ao burrito Branco !
 
Os Pretos deram uma lição de futebol defensivo aos Brancos.  Aguentaram até aos limites da resistência Branca e quando conseguiram acelerar com os seu Tanque, a sorte também esteve presente e merecida pelo empenho de cada jogador.  É óbvio que o resultado parece pesado mas a vitória é justa e  decisiva na tabela classificativa. 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A face ganhadora da luta para os 3 pontos - Pretos 6X5 Brancos

Tem impulsos no jogo que fazem a imaginação do  "futebol pontual" voar para a diferença no resultado. Não existe timing certo para um jogador explodir mas vendo a forma como o futebol de Ismaiel se redimensionou neste jogo, faz pensar nesta idade como chave num cruzamento entre a rebeldia e alguma maturidade. Tanto jogou como clássico pivô como recua ou surge nas alas disfarçado de extremo. Ele é o ponta-de-lança vagabundo dos Pretos que luta sem descanso com os Brancos  pela conquista dos 3 pontos, mesmo a perder nos ultimos 5 minutos por 5X4.

 As duas equipas que entraram em campo têm desenhos semelhantes ( um pivot atacante e um defensor,  preferencialmente de eixo de campo) soltando no meio avançados que são quase corredores de fundo, a imagem de marca ofensiva do nosso futebol. Em confronto, a magia do trio Gabi-Tó Zé-J.G dos Brancos, contra a de Ismaiel-Luis-Miguel dos Pretos. Aqui os intrusos neste mundo de futebol vertical são André, João e Bruno que Partem desde uma posição reucada mas, de repente, surge na direita/esquerda, pegando na bola com organização criativa e remate. Azar está feito para aqueles que se aventuram a frente e não descem mais. Respirar classe e visão, é sem Senhor, ir a frente e voltar a posicionar-se.
 
Ismaiel, no ataque dos Pretos, procura sempre o um-para-um. Tal como Gabi nos Brancos. Como jogam com o meio-campo em triângulo «1x2» nenhum tem ainda a capacidade em levantar o queixo para louvar um superbo trabalho que iniciaram, e deixa-lo concluído por outro. Jogar com dois médios de transição à frente do pivot: Gabi/J.G. ou Tó Zé nos Brancos, tripla que perdeu tripa nos últimos jogos; Luis-Miguel nos Pretos, como mais poder de saída de bola.
Na defesa, os Pretos é uma equipa posicionalmente mais culta. Fixou os Brancos  no centro e ganhou, ao lado de André, Luis, uma dupla que combina velocidade com técnica. Os Brancos expõem-se mais. João e Bruno jogaram mais distantes entre si, já sendo um costume ou então um defeito... até por vezes saiam os 2 para a frente.
 
Pretos e Brancos são duas equipas que  deram um profundo futebol. Inicialmente Pretos levaram vantagem de 4X2 e chegaram depois a perder por 5X4, com J.Guilherme a marcar e a sair para substituição. Respeitaram a técnica na táctica. Respeitaram a formação defensiva de ambas as equipas. Juntos, proporcionaram um futebol agradável e cheio de incógnitas face a um resultado difícil de prever com antecedência. Mas  a força tranquila do futebol Preto deu a volta com mérito,...quando, quem estava vestido de Branco já não acretidatava ter sofrido o empate, viu-se ainda perder com mais um golo no ultimo minuto. 
 
Ausentes: Puma, Lotto, Flavio, Ruizinho
AGENDA JULHO 2011: 
- 2  Julho : coelhada no Pinhal do Bruno
- 17 de Julho: Futebol no Complexo da Tocha + churrasco + Praia (inclui toda a família)
- 24 de Julho: descida do rio + churrascada (inclui toda família)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A MORAL DO JOGO "DEVAGAR SE VAI AO LONGE" - 9x9

Brancos encheram os pés na primeira meia hora a ganhar por 9X2 mas na sensacional reviravolta dos Pretos frente a um momento de baixa tensão do seu adversário directo, esteve uma alteração táctica que colocou o quinteto a jogar com mais pressão a partir do minuto 35 (ainda com 9-2). 

Assim se sucedeu nos Brancos, com uma vantagem desequilibrada (9X2), estes mesmos deixaram-se alcançar por terem um adversário muito debilitado  quando ainda jogou André meio lesionado. Nessa período do jogo Ruizinho (Branco desta vez) saiu para a baliza após contractura muscular, e ficou a atacar Puma no Team Branco.  Recuaram os Brancos para  ganharem maior profundidade no início de construção, mas o desleixo contaminou a equipa. Pretos a chegarem ao 7X9, Brancos pediram maior concentração para João e Ruizinho defenderem, em posse, descaírem nas faixas Gabi e J.Guilherme, a  abrir um ataque com falhas frente ao guardião Zé Gde. Todos com olhos na baliza Preta e Branca, o quinteto mais escuro subiu grau a grau, e até quase castigarem o adversário se não fosse um falhanço escandaloso frente a baliza Pumista. Consumada a volta no resultado de um inesperado 9X9, os Pretos recolocaram a esperança em ganhar, contando para isso com mais 5 minutos suplementares que o arbitro não deixou!

OUTRA VERSÃO DO JOGO:

A Tartaruga e a Lebre... Versão moderna

Existe uma história antiga sobre uma corrida entre uma equipa Branca e uma equipa Preta. A equipa Branca sabia que era muito mais veloz que a equipa Preta. Eles estavam tão confiantes na vitória que deitaram-se à sombra do resultado 9X2. Enquanto isso, os Pretos continuavam em frente, devagar e sempre em direção à baliza.
Enigma MatemáticoOs Brancos acabaram dormindo demais. Quando finalmente acordaram e correram em direção à baliza de Zé Grande, era tarde demais para alcançar a vivacidade dos Pretos.

A moral da história é “devagar se vai ao longe”.

Ausentes: Tó Zé, Quim, Ismail, Bruno, Flavio

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pretos "estiveram" ou "sentiram-se" cansados por perder 3X2

Nesta passada jornada Brancos e Pretos fizeram um jogo desgastante. Por norma, o jogador que corre mais, ou é por natureza mais rápido, ilude melhor o cansaço do que o jogador mais estático, estruturalmente mais lento? Pois nos acinzentados tivemos os dinâmicos e em grande maioria os mais estáticos.   Gerir melhor o esforço, saber estar quieto, correr (tocar na bola) com maior critério foi o que a equipa Branca fez melhor espetando 3 golos e de seguida pouco pisou a área de Zé Grande. O Guardião Preto teve poucas intervenções e sofreu golos imparáveis. Ou seja, para os Brancos, o mais importante do que a mera gestão da fatiga  é a chamada gestão de ritmos (saber baixar o ritmo táctico-física do jogo). É a rotatividade do…ritmo táctico.  
 
Porque é que nos Pretos, no meio do período de intensidade máxima com os Brancos, Lotto e Ruizinho decidiram recuar no campo? Não teriam descansado mais em passes mais curtos? Porque a base é exactamente a gestão de ritmos. Ou seja, no limite, o jogador  descansa em jogo, bastando para isso baixar o seu ritmo táctico, com bom posicionamento e passes certos.
 
Foi (é) essa a principal dificuldade dos Pretos nesta jornada. Foi  essa a principal marca diferenciador para exprimir qualidade de jogo. Porque, em termos de organização táctica, faltou ritmo para melhor organização. Por isso, existiu inúmeras ocasiões de golo por concretizarem frente a um Quim inspirado. Miguel falhou, Ruizinho falhou e Luis falhou, umas vezes por incompetência e outras vezes por existir uma parede chamada Quim. Mesmo assim os Brancos limitaram Pretos a marcar apenas 2 golos.
 
A recuperação física é uma coisa, o estado físico é outra!!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

DESCIDA DO RIO - ORGANIZAÇÃO DIA 24

Pessoal,
Venho por este meio confirmar as condições referidas no  email para a descida que se realizará no domingo  24-07-2011 (SrºFrancisco Relvas)

Conforme referido as condições são:
- Descida desde a Penacova até Praia Fluvial;
- Dois monitores durante toda a descida;
- Transporte em táxis desde o inicio (Praia Fluvial até Penacova);
- Reforço alimentar para cada participante;
- 16 Euros por adulto;
- 5 Euros para crianças dos 6 aos 12 anos;
- Gratuito dos 0 aos 5 anos;
- 2 Ou 3 Barcos eléctricos com as mesmas condições dos KayaKes.

Os 2 barcos eléctricos serão em principio destinados aos casais com crianças menores de 4 anos (família Parreiral + (quem achar melhor para a sua comodidade).

Extras (opção do grupo):
Sr. Francisco organiza Churrascaria (de grupo) com direito a cada pessoa:
- bebidas (sumos, sangria, cerveja, agua,)
- 2 febras, 1 costeleta, 1 entremeada, 1 salsicha, salada + sobremesas
- Preço: 8 euros /adulto ; 4 euros/criança


Cuidados especiais ao pessoal:
- levar roupa leve, fácil de secar
- chapéu ou boné
- protector solar
- agua para além daquela do rio
- comida (bolachas, cerveja, sandes,...) para além do reforço alimentar
- toalhas e muda de roupa....porque haverá muitos banhos
-tlm. e carteiras, maquinas de fotos poderão ficar em contentores ou nos barcos eléctricos.
- Trazer principalmente boa disposição para um dia divertido entre amigos!!!!

Confirmar rapidamente nº de pessoas, assim como data de nascimento e peso de cada um.