O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pretos "estiveram" ou "sentiram-se" cansados por perder 3X2

Nesta passada jornada Brancos e Pretos fizeram um jogo desgastante. Por norma, o jogador que corre mais, ou é por natureza mais rápido, ilude melhor o cansaço do que o jogador mais estático, estruturalmente mais lento? Pois nos acinzentados tivemos os dinâmicos e em grande maioria os mais estáticos.   Gerir melhor o esforço, saber estar quieto, correr (tocar na bola) com maior critério foi o que a equipa Branca fez melhor espetando 3 golos e de seguida pouco pisou a área de Zé Grande. O Guardião Preto teve poucas intervenções e sofreu golos imparáveis. Ou seja, para os Brancos, o mais importante do que a mera gestão da fatiga  é a chamada gestão de ritmos (saber baixar o ritmo táctico-física do jogo). É a rotatividade do…ritmo táctico.  
 
Porque é que nos Pretos, no meio do período de intensidade máxima com os Brancos, Lotto e Ruizinho decidiram recuar no campo? Não teriam descansado mais em passes mais curtos? Porque a base é exactamente a gestão de ritmos. Ou seja, no limite, o jogador  descansa em jogo, bastando para isso baixar o seu ritmo táctico, com bom posicionamento e passes certos.
 
Foi (é) essa a principal dificuldade dos Pretos nesta jornada. Foi  essa a principal marca diferenciador para exprimir qualidade de jogo. Porque, em termos de organização táctica, faltou ritmo para melhor organização. Por isso, existiu inúmeras ocasiões de golo por concretizarem frente a um Quim inspirado. Miguel falhou, Ruizinho falhou e Luis falhou, umas vezes por incompetência e outras vezes por existir uma parede chamada Quim. Mesmo assim os Brancos limitaram Pretos a marcar apenas 2 golos.
 
A recuperação física é uma coisa, o estado físico é outra!!

12 comentários:

  1. Deitei-me as 02h10 com bexiga cheia, ...e secosa as 05h30, bebendo 1/2 litro de agua !!!
    De manhã foi 1/2 litro de leite :)
    Mas que potente espumante que caiu tao bem :)

    ResponderExcluir
  2. Boas
    O que eu suspeitava, confirmou-se, rotura parcial do tendão externo do pé esquerdo, acho que é isto que está escrito (letra de médico). 2ª feira começo com fisioterapia, a médica queria que andasse com muletas, a gaja deve estar doida ao fim de 2 semanas sem nada fazer, o que é que as muletas iriam ajudar.
    Paciência, vamos ver quanto tempo de paragem.

    Um abraço


    André Vaz

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, um abraço para o André e votos de rápida recuperação.

    Em segundo, parabéns a Ruizinho, excelente aniversário mesmo sem bolo...

    Quanto ao jogo, se os pretos recuaram e não geriram bem os ritmos, faltou ritmo, porque é que a segunda parte foi practicamente jogada na area dos brancos, porque é que o Quim teve o triplo do trabalho do Zé, porque é que no final, o tema geral foram as oportunidades falhadas dos pretos?. Conseguem-se oportunidades fantásticas de golo obrigando o guarda redes adversário a excelentes intervenções jogando só no nosso campo? Obriga-se o adversário a defender como pode, jogando só no nosso campo, com ritmos baixos? Consegue-se recuperar de 3-0 para 3-2 com imensas oportunidades de empatar sem chegar à baliza adversária?

    Há sempre diferentes formas de olhar para a garrafa "meio vazia" ou "meio cheia" e nenhuma está correcta ou incorrecta, são diferentes.

    Abraço,
    Lotto

    ResponderExcluir
  4. Isto chama-se Gestão tactico-ritmica.... Já tínhamos combinado entre nós que dávamos 3 e mais nada ! O resto foi gerir o vosso ritmo e o nosso sofrendo 2 golos consentidos com uns piscar de olhos :)

    Para a próxima será diferente, até porque o Quim não vai 5ª porque tem aniversario da filha mais nova. E o Rui também esta em duvida :(

    ...mas que 3ª parte bonita :)

    Abraço
    J.G

    ResponderExcluir
  5. Pessoal,

    Estive no Sabado passado na 1/2 final da Taça do Edu, Academica/Uniao Coimbra com o Organizador do Torneio da Cordinhã - o Celso. Estivemos a falar na hora do intervalo sobre o torneio veterano. Relembro as nossas 2 ultimas prestações sendo a equipa a praticar o melhor futebol, incluindo a outra equipa do Ançã. Referiu que os outros iam para ganhar mas com futebol mediocre... foi pena sairmos tão cedo :(

    J.G.

    ResponderExcluir
  6. O Caso André:

    Lamento André da tua lesão, bem que não tinha sido uma desculpa para as derrotas sofridas :)

    Bem, mas é bem lixado!! As moletas e repouso não são normalmente as vias para uma recuperação activo-moderna. Pois, os tempos evoluíram na reabilitação sendo necessário um bom diagnostico mas sobretudo um bom programa de recuperação !!

    Deixo-te aqui o contacto de um super fisioterapeuta : Carlos - de Pinhel (diz-te alguma coisa ???) o nº 919582451. O Luis conhece-o muito bem! É fisio da equipa nacional de Judo e pro em lesões desportivas. Tarifas 17 €uros por tratamento.

    Já agora, não penses escapar 5ª porque quem é que faz ANOS ???? Sim sim sim :)

    Abraço
    J.G.

    ResponderExcluir
  7. Para quem gosta de futebol encontrará agora no final da pagina - Minha lista de Blogs - um arquivo de fotos da Académica com fotos do meu filho Edu e dos seus colegas :

    www.aac-infantisc20102011.blogspot.com

    J.G.

    ResponderExcluir
  8. Boas
    Acabei agora de ir ao fisiatra, e ele detectou uma microfractura na "cabeça" do 1º metatarso, (o animal pesava muito) e uma fibrose no tendão do dedão.
    Amanhã começo com a reablitação.

    Quero ver se 5ª feira já dá para jogar alguma coisa, hoje já corri 12min (cooper), e só doia a parte da frente do pé.
    Tou lixado.
    Um abraço

    André Vaz

    ResponderExcluir
  9. Ah! já não é tão grave :)

    Para jogares só tens que te afastares do Capitão :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. PARA QUEM GOSTA DE FUTEBOL JUVENIL

    FINAL DA TAÇA DE ENCERRAMENTO - ACADÉMICA/NAVAL

    NO PRÓXIMO SÁBADO AS 11H00 NO COMPLEXO DESPORTIVO DE CANTANHEDE.

    NB: hoje estou buéé lixado das costas... vamos ver o que vai dar hoje. De qualquer forma tenho as costas quentes com o Capitão :)

    J.G.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde pessoal da bola. è só para comunicar que hoje não vou poder espalhar o perfume do meu futebol no pavilhão de Ançã. Não estou por cá. Estive com o Ismael e ele tb não vai.
    De qualquer forma, que ganhem os brancos, claro, e.... não aleijem o André.
    Abraço a todos. Tozé

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde,

    Da parte dos brancos, o Bruno tb não vai. Está com um joelho inchado e sob tratamento.

    Compensar o André leva umas "bombas" pois não esqueçam que fez anos na 3ªf.

    Eu vou sair de Lx daqui a pouco. Se tudo correr bem lá estarei para mais uma vitória.

    Abç,
    Lotto

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem