O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

sexta-feira, 8 de maio de 2015

A INTENSIDADE TACTICA PAGOU 5 x 3 A FAVOR DOS PRETOS

Com o aproximar de uma jornada renhida, vão-se descobrindo novas tácticas. Ontem, depois da nova conquista dos Pretos pela fórmula-encaixe que mudou a face vencedora do melhor futebol de Ançã (dando-lhe mais versatilidade em termos de sistemas), nos "Coletes" assiste-se a uma mudança de ciclo.

Após quatro jornadas passadas, surge o remodelado Preto a resgatar pontos que lhe fugia.
Por isso, o distanciamento das ideias de jogo entre Pretos e Coletes são interessantes de analisar. Montam, como é tendência , o 3x4x1 sem extremos, mas nota-se nesta nova formula Preta uma tentativa mais sólida de tentar atacar a dimensão do campo de forma mais racional, algo que os Coletes  não conseguiu neste ciclo de jogos .
 
O actual 8  espelha a tradicional aposta de um ataque organizado. De todo o 8 base, só dois jogador não ultrapassa os 30 anos. É o Nando (com 29) de Parabéns ontem. Respeitando quase o seu lado mais adulto de jogo, dêmos-lhe o controlo do corredor central. Desta forma, tenta compensar a falta que ainda se fazia sentir dum dos melhores nº5 Pretos  (João-capitão, que foi para a procura de mais estímulos, ainda.. :) .).
Na primeira parte os Coletes pegaram em muito no jogo,  que são os ensinamentos de quem joga a bola e não adormece quando toca o sino da igreja.  No seu modelo, desrespeita um pouco as bases da tradicional escola  ao não incutir uma dogmática “cultura de posse e circulação” (quando foi defrontar os Pretos levava uma percentagem média de 36% de posse em todos os jogos do nosso campeonato). Para este efeito, Pretos sofreram rapidamente o primeiro golo após uma saída "ar-riscada" do Quim e pouco tempo depois, num livre Ricardo cabeceia com toda a vontade para fazer o 2 X0.
O futebol dos Pretos, acordado mais tarde pela electrocussão  é mais multi-versátil no sentido da “verticalidade do horizonte em 3 D de jogo”, dando a sensação de ser uma equipa que se sente mais confortável a aproveitar a posse de bola, com mudanças de velocidade dos alas.
Meteu-se João-capitão a central, que levando a bola como um avançado técnico-esguio na frente  deu o primeiro golo aos Pretos. Nova profundidade (e confiança) no meio-campo a uma dupla de interiores que joga muito: a bola que parecia estar a cair numa intensidade de jogo mais alta  deu um novo impulso de mudança de velocidade através Maleiro que entrou para dentro e aponto o 2ºgolo. Ao futebol de ambas as equipas, entre os quais se espera sobretudo o crescimento de Maleiro, 21 anos, um miúdo com toque de bola e visão de jogo ainda frágil podia ter oferecido um golo se tivesse levantado a cabeça.

“INTENSIDADE TÁCTICA INDIVIDUAL AO SERVIÇO DO COLETIVO”
 
O talento mas sobretudo a paciência mas ainda FUNDAMENTALMENTE  a COMUNICAÇÃO, essA, apareceu, e notou-se nos jogadores melhor mobilidade. Cresceu-se no jogo com a “cabeça solta”, gostando de ter a bola, procurando-a e não se limitando a esperar por ela. Num novo cenário de “agressividade táctica”, os Pretos chegaram ao empate 3X3 e meteram mais velocidade de processos nos espaços. Foi uma questão de “intensidade táctica colectiva” que, depois, tem “transfer” para algo de individual ao serviço do grupo.
Os Pretos tiveram mais essa vocação, no estilo de jogo, do que os "Coletes". Não esteve em causa a qualidade de jogo, esteve em causa a competitividade desse jogo que se tornou a um ritmo desejado com um hardware funcional PRETO.
Os ensinamento de jogar com 8 elementos mais 3 no banco já não passou da mesma forma nessa missão porque ontem as bases de crescimento dos jogadores foram outras... A gestão foi otimizada  Por isso, o papel desta gestão que cresceu e da maturidade de Pedro, por exempolo, com vontade de dar o seu contributo a equipa, deixou com fair-play o seu lugar pouco aquecido. Ele como recém jogador torna-se um elemento importante, sem mexer no seu estilo, mexe nas mentalidades menos desenvolvidas. Zé Manel, homem (bom) dos S.O.S foi também um elemento que se aproximou do futsalquinta mas que (in)felizmente tem apenas esse papel, por enquanto.

Os Pretos definiram onde o deviam fazer. Jogar sem recuar e pensar o jogo. Maleiro marcou, E decresceu na partida mas aliviou com os seus piques.  Na ultima linha do acontecimento do jogo (59'), um alivio de bola e de resultado marcou a depressão dos Coletes através de um corte malventuroso de Ricardo que acabaria de cortar uma linha de passe. De guardião-jogador para seu próprio guardião foi o contra-pé ideal para dar vantagem aos Pretos. Poucos minutos passavam da hora quando ainda Ricardo foi um dos protagonistas do 5º golo: de uma bola bombeada pelo o ar no meio campo Preto, J.Guilherme conseguiu elevar-se como uma águia para  cabeceamento, de uma bola que sobrevoou  André, Nando e Ricardo em ultima posição, qando J.G, num arranque poderoso/explosivo ultrapassou todos os protagonistas da jogada,... quase derrubado por Ricardo que nada consegui fazer. Uma ação quase individual que ainda tabelou no Maleiro e desta vez, inteligentemente,  devolveu a J.Guilherme para sentenciar o jogo final desta jornada.
 
No final, regamos a vitoria com um excelente momento proporcionado por nosso amigo Nando. PARABÉNS
 
PARABÉNS NANDO - 29 ANOS

 

4 comentários:

  1. VAMOS PROGRAMAR UMA DESCIDA DO RIO PARA O DIA 11 OU 12 DE JULHO. VOU PEDIR ORÇAMENTOS.

    JÁ TEMOS SITIO PARA JANTAR...EM CASA DO RUIZINHO COM APROVAÇÃO DA BELINHA

    J.G

    ResponderExcluir
  2. Estamos agora empatados com os Coletes !!!

    Força rapazes !!!

    ResponderExcluir
  3. PESSOAL, 2 NOTICIAS :

    - Pedi orçamento para descida do rio para o domingo 12 de Julho 2015, já com lugar assegurado para lanche-jantarado no Ruizinho.

    - Também falei com o Pimenta que espera retorno da nossa parte mas que quero igualmente convidar-nos nas festas de Vila Verde com jogo e jantar a seguir. Temos que agendar.
    J.G.

    ResponderExcluir
  4. HOJE É PARA GANAHAR....mas sem minha presença. Estou com torcicolo à 2 dias :(

    Nem posso ir assistir, uma vez que me custa estar de pé mas também sentado.... e deitado. É uma M....

    Bom jogo!!
    J.G

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem