O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

segunda-feira, 4 de maio de 2015

PENSAR O JOGO : marcamos em 2 dias 7 golos e sofremos 6 .RESULTADO POSITIVO

Dizem as mentes que não existem jogos iguais mas durante uma semana acreditamos que podiam existir jogos parecidos. O choque e danos que sofrera os Coletes colocava dúvidas sobre em que estado estaria mesmo o grupo de Jason. Pareciam tocados nas suas bases e destabilizados pelo próprio Jason. Ao mesmo tempo, a exibição dos Pretos (desde a pressão sobre a primeira zona de construção até uma grande segunda parte de controlo táctico e ritmos) levara a equipa ás nuvens com um expressivo resultado 6X2. 
 
Nesta passada jornada o debate sobre fazer pressão alta ou baixar e esticar mais o jogo teve hipótese de começar muito bem. A equipa Preta, pura e simplesmente, conseguiu pressionar ou fazer os indispensáveis “encurtamentos” (reduzir tempo e espaço de execução ao jogador adversário com a bola) paralisando-os junto a área. SeguiU naturalmente 4 golos sem muitas respostas. Equipa constituída com Miguel, Quim, Chico, J.Guilherme, André (recuperar da lesão), João, Filipe (novato com nota positiva) e Zé Manel (com uma visão unilateral) . Gabi no banco em recuperação (jogou 7').

Mas, apesar de se ver que a estratégia era esperar mais atrás (deixando cair a pressão mais alta e dar logo espaços nas costas do meio-campo) esse debate nem fez sentido lançar tal o 8 Preto e ficou sem reação ao passar da ilusão para a realidade. Uma defesa Preta que ficou pressionada  (face aos laterais e  inexperiente - Zé Manel - Gabi lesionado que mesmo assim arriscou demasiado entrou e saiu) foi um primeiro passo para meter a equipa num casulo atrás sem poder sair. O medo misturado com o cansaço colectivo entrou no corpo dos jogadores e quando isso sucedeu a tendência foi recuar, recuar.... e sofrer 1, 2, 3 e 4 golos.
 
Entre os dois jogos, várias imagens: no primeiro uma equipa de "Coletes", André e Jason extenuados, suado  e abanando a cabeça (Coletes estavam a ser surpreendidos e impotentes para a estratégia e ritmo Preto); no segundo, falamos dos Pretos, já na segunda parte, quando junto à berma do relvado, só aleijados sem subtituição gritavam e gesticulavam instruções para dentro do campo, indicando-nos a verticalidade pelo corredor (os Coletes a espreita, fugiram à pressão inicial fazendo entrar Nuno com bem mais frescura,  furando em “jogo exterior”   erguendo no meio-campo). Nesse momento, ficou visível a ideia estratégica dos Coletes aplicado ao modelo ofensivo imposto por Nuno. Depois, de sofrerem 4 golos, Nuno (por dentro) e Jason a frente, pareciam isolados mesmo quando rodeados por quatro jogadores Pretos dentro da área Preta.
 
Buscar mais explicações táticas para esta queda do paraíso não faz sentido. Nada do que aconteceu na Quinta feira foi por culpa dos Pretos, o jogo foi sempre o que os Coletes quiseram quando entrou o Nuno, sem substituições Pretas existentes. Faltou-nos o Maleiro por exemplo. O “manual das goleadas” a este nível tem sempre um guião táctico-emocional tipo e o tempo prolongou-se mais 15 minutos com grande desgaste escuro. Ainda assim, J.Guilherme sofreu nos ares de uma falta flagrante quando ia cabecear sozinho para a baliza quando Jason empurrou-o, desequilibrou e chocou violentamente em queda livre. E ainda, João-capitão teve a bola do jogo, isolado na pequena área, guardião deitado, a rematar incrivelmente a trava. ACABOU 4X4
O empate foi justo ?? Pretos mereciam melhor ao longo da partida mas afinal os Coletes tiveram as suas oportunidades também falhadas.
Coletes sempre com uma vitoria a mais do que nós. Temos agora a tarefa de inverter os resultados!!
 
 PENSAR O JOGO “AOS COPOS”
 
O PRETOS no torneio de Vila Verde terão começado a perder oportunidades pelo excesso de confiança e/ou de copos que rodeou a equipa nesta 6ª feira passada e acabou no pavillhão Verdiano pelo medo que sentiu quando viu que, afinal, o S. Joanense estava vivo e puro. Do que se pude pressentir, viu-se o receio que Ançã teve das bolas  e duelos mais físicos na área, inventando assim Zé Manel a lateral no lugar da habitual alternativa J.Guilherme (de dor no rabo), com menos saída de bola, e menos visão / ocular. A equipa não se preparou para viver a maior parte do tempo sem bola mas chegava rapidamente a baliza com André (exaltado ainda pelo bom almoço Ançãnense e assistência feminina). Só para tentar sobreviver porque nunca se vislumbrou um subprincípio treinado de saída dessa pressão ofensiva por vezes S.Joanense (com recuperação de bola mas circulação lenta em triangulações). Quim esteve em grande na 1ª parte, sóbrio e concentrado .
Para os Pretos, evitar que o risco do choque emocional e desgaste físico não se sentisse na Luz Verde, foi o grande desafio entrar Maleiro e Rui-Bonga (bêbado) associados a 2 veteranos João (champanha e taças ) e J.Guilherme. Jogos de “orgulho” nunca são os mais indicados para planos tácticos mais complexos (ou diferentes do habitual). O indicado é não voltar a falar deste quinteto, afastar esse cenário da cabeça e voltar às bases mais simples do seu modelo. Nos ultimos 5 minutos entraram Zé Manel e André para terminarmos a partida com 3X2 e um 3º lugar merecido.
Para os curiosos, evitamos jogar contra os Veteranos que deram 11X1 na final :(
3º lugar no torneio de Vila Verde
No final, o torneio fechou com o habitual jantar de cariz associativo por 10€ por pessoa. Um projeto orgulhoso montado por uma aldeia que criou uma IPSS em pró de uma ajuda da comunidade em risco. Jantamos muito bem e deixamos muitas amizades.... Para o ano??... O Pimenta conta sempre connosco !!!...

Fica no "entretanto" um projeto de convívio em Ançã ou em Vila Verde (a 6ª) para uma boa futebolada... e mais ainda. Devemos colocar isto na nossa Agenda !!!... para o Verão.

6 comentários:

  1. Viva jogadores!
    Tenho em casa a Taça do 3º lugar. Nas edições anteriores o Loto ficou com elas em exposição e por outras razões de carácter "convivial".

    Ora desta vez EU penso que a Taça deveria ficar para os 2 elementos que mais representaram a equipa, do inicio até ao fim. Nunca faltaram aos compromissos e nunca ouvi reclamações quando andávamos nos Aleluias para encontrar mais jogadores. Trata-se dos nossos colegas André e Chico.
    Um ou outro, temos que decidir... caso contrario fico com ela :)
    Obviamente fica em aberto também outras sugestões!!

    Grande abraço Amigos !!

    ResponderExcluir
  2. Para amanhã temos mais uma jornada importante. A palavra de ordem é GANHAR, GANHAR !!!

    Contamos com JOão, Xico, Miguel, Luis, J.Guilherme, Quim, Maleiro, André, o Pedro e o Filipe.

    O Nando? esta melhor ??... Gabi ainda lesionado e em recuperação.

    Pessoalmente, penso que devemos apostar com o Filipe que nos traz um pouco de frescura e apazigua ao mesmo tempo o jogo...mas temos que ver se temos jogadores a mais. 2 no banco é o ideal máximo.

    Obrigado ao Zé Manel que foi um rapaz que nos ajudou a completar um Team desfalcado,... mas é óbvio que é um recurso de ultimo hora. Já comentamos e pensamos que é um jogador já com algumas limitações. É bom rapaz mas a 5ª ??...

    Abraço
    J.G

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filipe nao pode ir...
      Ele quando puder ir liga-me a confirmar.
      Eu tou de baixa pela caixa.

      Abraço,
      Gabriel

      Excluir
  3. Boas
    O Fernando vai experimentar jogar hoje...

    Quanto ao troféu penso que o Xico deve ficar com ele...

    ResponderExcluir
  4. Bom Fair Play. A decisão cabe ao grupo :)

    J.G.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que devo ser EU a ficar com o troféu. É que já dei as canadianas ao André e não tenho nada para me apoiar.
    Abraço e pode ser que vá ver as meninas a jogar hoje.
    Como diz o meu amigo André..... QUEM SOU EU?

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem