O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

segunda-feira, 13 de abril de 2015

ESCOLHER COMO... PERDER 3x1

  Ultimamente, face ás diferenças de valores entre as 2 equipas, e o condicionamento físico de João-capitão (virilha), Nando (pico de dor), J.Guilherme (contraturas), Luis (pico simplesmente), Gabi (arrancamento ligamentar), Tó Zé (joelheiro), e tudo isto acrescentando uma Champions ao sábado,  uma gestão da equipa nas opções antes do jogo, tem a noção (mesmo escondida no subconsciente) que está sobretudo a escolher a forma como vai... perder por menos, tal a dificuldade da vitória.
Nessas opções, entra o respeitar o modelo (provavelmente repetitivo) e cair a partir da “coragem táctica” ou “vender a alma” à estratégia e perder desrespeitando o seu ADN. Devo dizer, porém, que ao contrário das teses moralistas dominantes, não tenho nada contra “autocarros”. Claro que não me seduzem esteticamente, mas é um “direito táctico” dos mais pequenos. E, se for bem feito, no posicionamento recuado, pode ser também tacticamente interessante de avaliar. Isto, é o que faz os "Coletes" a defender deixando Jason em ponta de lança sozinho com o nosso central. É verdade que o futebol admite todo o tipo de estratégias e ideologias. O fundamental é saber executá-las bem e a equipa ser sempre competitiva. Por mais, Nuno (mais um recém jogador) e que cilclista !!! desequilibrou em contra-ataques rápidos, inclusivamente marcando um golo-chouriço. 
A criatividade não é só uma questão de avançados. Existe, também, a “criatividade defensiva”. É a partir desta base que a “equipa mais pequena” encontra qualidade de vida em campo. Inclusive para... atacar. E daí disputarmos após longos minutos o 1 X 1 para deixarmos de existir nas linhas defensivas.

O nosso futebol obriga sempre a escolher a mesma estratégia e cairmos sempre no mesmo esquema táctico.  Artilheiros laterais como o Chico em posição errada no corredor direito e J.Guilherme inversamente à esquerda... para servirem pontas de lança sem poder de cabeceamento. Isto, deixa apenas o atleta do corredor central ao poder de um remate... mas, até que desloca muitas vezes a bola para as linhas laterais para um centro e/ou entrada na grande área "forçada". A posse bola é evidente, as faixas laterais dominadas pelos Pretos mas falha a finalização em busca de uma passe a 10 e um remate que tenha que entrar a perfeição.  Oportunidades tivemos muitas mas acima da trava do guardião :(
 
Para os Pretos é eleger bem a equipa e a estratégia para cada jogo. Não é uma questão estética mas sim conceptual. A bola e os Pretos devem “viajar” juntos em campo. Nunca será bom sinal se vai a bola mas não vão os jogadores junto. Fácil ? Não é, mas contra ciclistas em contra ataque o meio campo Pretista deixe dificilmente. Falta de um autocarro organizado ???...
 “Antes de mais quero assumir as minhas responsabilidades pela estratégia falhada”. Uma autoanálise negativa publica destas não é comum ver-se. Em geral, fica na intimidade interna. É impossível, porem, fugir do visto em campo.
Uma Selfie "Angêlica"
 
Já a 3ª parte foi mais jovial, em casa do nosso amigo Chico que soube apresentar uma mesa à medida ... de uma amizade forte e cheia de anedotas.
 
Que o mesmo se repita para o próximo ano !!
Parabéns Chico

9 comentários:

  1. Esta 5a é para ganhar!!

    ResponderExcluir
  2. Parece incrível, mas já não ganhamos um jogo à 5 semanas. 4 derrotas e um empate.
    Temos que ver melhor o que andamos a fazer em campo.

    Abraço
    Luís

    ResponderExcluir
  3. Parece incrível, mas já não ganhamos um jogo à 5 semanas. 4 derrotas e um empate.
    Temos que ver melhor o que andamos a fazer em campo.

    Abraço
    Luís

    ResponderExcluir
  4. A próxima contratação tem que ser para o staff médico...
    Mas já deve haver boas notícias esta semana (pelo menos para mim)...
    5a Feira devo lá passar em cima para dar umas corridas mais a malta e possivelmente, dependendo da evolução, devo tar apto para o fim de semana desportivo!

    Gabriel

    ResponderExcluir
  5. O pessoal não quer acreditar, mas estão cada vez mais velhos. E isto implica mais peso, menos genica, mais cabelos brancos.
    Será que alguém ainda pensa que tem 20 e poucos anos.
    Já temos 20 e muitos e alguns parecem ter 40 e muitos.

    ResponderExcluir
  6. ... sim é verdade. ... tenho 30 anos de experiência e quanto mais velho melhor :)

    J.G

    ResponderExcluir
  7. Boas pessoal. A minha lesão no adutor está melhor. Já não me dói quando corro, no entanto sinto um pequeno pico de dor quando acelero ou sprinto.
    Como o meu jogo é feito essencialmente de acelerações rapidas e sprints, vamos ver como me vou sentir logo!!!

    Até logo.

    Luís Almeida

    ResponderExcluir
  8. "quando acelero ou sprinto", quem?
    "o meu jogo é feito essencialmente de acelerações rapidas e sprints", onde ? não deve ser em Ançã.

    deve ser anedota ....., é para rir?

    ResponderExcluir
  9. boas
    Na próxima 5ª feira não poderei espalhar o meu perfume, sei que vão sentir a minha falta, mas vou ver se consigo ir a terceira parte.
    Aquele abraço

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem