O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

segunda-feira, 23 de março de 2015

EM 2 DIAS PRETOS ENCAIXARAM 17 GOLOS E MARCARAM 6

DIVERGENTES: JOGAR BEM E PERDER CONTRA COLETES
O Pretos podiam continuar a ganhar jogos passando sempre a ideia que, antes de vencer o adversário, vence as suas próprias limitações. Ou seja, lida com elas e modela uma forma de jogar que nunca ganhará um concurso de beleza mas torna a equipa competitiva (seja atrás da bola, seja atrás do adversário). Chico e Nando tem sido o oxigénio da defensiva escura desde trás mas contra os coletes nada podem fazer quando o meio-campo "pica - nica" la na frente. 
Estreou-se na frente Maleiro, Luis e Maleiro  no setor ofensivo, como espécies de interior-esquerdo-direito que deu mais ideias à equipa do que só jogar para pressionar e baixar linhas para recuperar. Junto da grande area, já os coletes percebiam que há também o pressionar mas principalmente defender para... Jogar. Bastou deixar pingar bolas na grande área e mudar a ordem das mesmas palavras.... para contra-atacar. 
Pretos ao vencer 3X1 , conseguiram como sempre o primeiro impacto emocional nos jogadores que as chicotadas criam. No contexto, alguns eram apologistas de manter o jogo atrás e fazer rolar a bola, enquanto outros, preferiam aproveitar no território para fugir à baliza adversária.  Até porque ao longo de 20 minutos a equipa Preta poderia ter marcado mais 2 ou 3 golos (... mas falhados).  Este lado emocional podia ter sido decisivo porque, no fundo, nem mudou quase nada na forma da equipa jogar a não ser não olhar para as suas próprias costas  (onde na realidade não existiria um avançado de grande área  para finalizar ou cabecear como nos jogos anteriores, sem Pedro (ausente), João-capitão e J.Guilherme limitado fisicamente.) (ou ainda baixar linhas....quando existia um défice evidente em vez de ....).
Custa-me escrever isto mas há lugares onde jogar bem não tem transfer estético. Tem transfer mental e de organização (aquela que os meios aos dispor possibilitam). Ser competitivo é isto. 
Perdemos Gabi com lesão para 3 semanas, jogamos tempo mais uma vez demais.... e os Outros estimulados por uma melhor organização defensiva, sem grandes oportunidades ganharam por 4X3.... em tempo de mais e mais e mais e mais descontos.

TORNEIO DE VILA VERDE :

TÁCTICA: Chico-Zé Gde X Flavio + J.Guilherme X André ( Pedro/ Maleiro 2): O clássico falso dos VETERANOS e o erro de Vila Verde
Olhando as equipas do torneio e na última jornada, os participantes representam quase sempre uma vila / aldeia para pratica de um futebol dito "veterano". Por isso, foi interessante ver o embate que travaram o Ançã, Vila Verde, São Joanense....em ultimas edições com resultados apertados.

jogador veterano da Distrital de Coimbra
Outra equipa dita de nome "VELHAS GUARDAS / VETERANOS" foi certamente um erro de casting por parte de Vila Verde. "VETERANOS"... de que zona geográfica ??... digo eu !! Com o passos naturalmente a mostrar um futebol curioso já não se joga da mesma forma e o campeonato não é CERTAMENTE o mesmo. Ver então o tal lado falso dos VETERANOS através da forma como chicotam  as equipas fecha portas a qualquer inspiração para um primeiro lugar em disputa de igual oportunidades. Numa estrutura desenhada para limpar todos e tudo por dentro com ou sem bola as transições ofensivas  enjaularam a nossa equipa na nossa  área.  Pois, se o golo não aparecia naturalmente fazíamos nós o prazer de auto-golear Zé Grande...impotente. Nas historia dos Pretos conseguimos marcar 5 auto-golos em desespero para tentar ganhar pelo menos uma taça virtual.
Tudo isto com marcação "a-zonal" que evidenciava mais a inteligência dos jogadores para além das virtudes e tiques técnicos de cada um. VETERANOS o tanas.... constituído por um grupo de antigos jogadores de futsal que nem sequer mostraram alguma vulnerabilidade e compaixão por adversários mais Fracos. Com Maleiro, Flavio (mais novos) e ...., cada vez mais estas variantes perdiam FRESCURA, rotinas de defesa, e de raciocínio.
Quando, na segunda parte os falsos VETERANOS meteram um guardião teoricamente mais gordo e baixo ( isto até porque o titular também era de um físico  de jogador de VETERANOS (?????)) os Ançãnenses  abertos para a frente conseguiram ainda resgatar alguns lances soltando  André ou Maleiro num tudo contra tudo...ou melhor contra nada!!  Já J.Guilherme saiu lesionado para desesperadamente ver a sua equipa sofrer. Voltar a jogar como sabíamos, de trás para a frente, ligando setores/linhas ainda tentamos criar oportunidades.... mas os nossos softwares e hardwares já estavam  desregulados e cheios. Até porque saber jogar futsal não era assim .... mas SIM como os ditos falsos VETERANOS  com outro tipo de softaware e hardware de experiências memorizadas.
Em lances de orgulho Chico ainda bisou com 2 morteiros mas não adiantou mais...., porque na maioria das vezes, um golo nosso valia por 2 ou 3 seguidos dos falsos VETERANOS. Puma ainda pisou o campo nos últimos 10 minutos para também ser crucificado... e Pedro desesperado sentia o que sentíamos....   
Esta derrota não teve nenhum  segredo sabendo que todas as equipas vão perder neste campeonato: é a equipa que melhor nos enganou(a todos não sei!!! ) ... Mas soube fazer. O que é um VETERANO... Não sabem, como jogam?? É incrível agora não saber !! 
 
Foi SIM senhor,  um jogo infeliz.... mas para os VETERANOS que devem ter descido de divisão ou então confundido com o Vila Verde da Figueira da Foz. 
De qualquer forma ninguém nos tira a vitoria que tivemos na 3ª parte em companhia dos nossos grandes amigos Tó Zé e Ruizinho. 
Só não esta o gajo que tirou a foto :)
Vitoria também para o Pedrito (do André), Miguelito (do Pedro), Tomasito (do J.G) e Grandes Benjamins João Tomás (do Ruizinho) e Tiago (do Zé Gde) que souberam vencer na 4ª parte.

9 comentários:

  1. INJUSTIÇADOS ....foi o que eu coloquei nas "Reações jogo" no cabeçalho de cada noticiário

    ResponderExcluir
  2. Desculpa lá, mas marcamos 7 golos. 3 na quinta feira e 4 no sábado :-)

    Continuo orgulhoso de vocês. Se a diferença foi assim tão grande, só temos que fazer uma coisa, garantir o segundo lugar que pelos vistos é o mesmo que ser primeiro!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Fala com o Pimenta hoje a noite. Ficou surpreendido com o nosso resultado. Depois, confessou que a equipa já se conhecia a muito tempo e que todos formaram a equipa de futsal de Vila Verde... e ainda faltava 2 magníficos jogadores.
    Transmiti-lhe que não era campeonato para nós... e respondeu-me assim: "descansa que no sábado vamos ganhar!".... só se for juízo :)

    ResponderExcluir
  4. Quem é que falou com o Pimenta? Que eu saiba, ninguém nomeou um anónimo para falar com o Pimenta!

    Mais uma vez digo, quem selecionar escrever como anónimo por favor assinar no fim! Eu vou fazer isso.

    LUIS MIGUEL ALMEIDA... perceberam???

    Só mais uma ideia para a discução sobre o Torneio de Vila Verde. Na próxima semana o jogo é numa sexta feira, dia 3 de Abril, pelo que na quinta feira temos que dizer ao outro pesoal que no dia 2 não há jogo.

    Eu nesse dia infelizmente não vou poder ir (a Kim tem o concerto da Páscoa) mas pensei que poderiamos ter um grande reforço. Podemos ligar ao Emanuel porque em príncipio ele estará em Ançã e talvez queira ir.

    O Gabriel ainda não deve estar a 100% (pelo menos eu não arriscava), eu não vou, o Flávio possívelmente também não, o Zé Guilherme e o João não sabemos como vão estar, por isso o Emanuel seria uma boa mais valia. Pensem nisso.

    E como escrevi como anonimo vou assinar outra vez...

    Luis Almeida

    ResponderExcluir
  5. E já agora, se calhar o Fernando também não. Além disso, se não me engano, o Emanuel é capaz de ser um dos que tem lá um equipamento e por iso deixava-o logo para não se perder...

    E como não sou como alguns que se esqueem de assinar, aqui fica:

    Este comentário foi escrito por LUIS ALMEIDA!

    ResponderExcluir
  6. hi hi ....fui o anonimo :) Oup's....

    Para esta 5ª ainda devo estar lixado da coxa :( A picada por detrás esta presente !!...

    Com isto, na 5ª devo ir a 3ª parte e no sábado para a Marinha Gde.

    Quem sou eu ? :)

    ResponderExcluir
  7. Bom dia futsalquintas
    Esta quinta feira não irei jogar.

    Abraço

    João Garrido

    ResponderExcluir
  8. Temos 3 jogadores fora hoje a noite:

    - Gabi por lesão
    - J.G. por lesão
    - João

    J.G

    ResponderExcluir
  9. Boas pessoal.
    Hoje de tarde venho de longe pelo que não sei se chego a horas.
    Tenho o equipamento no carro e se der ainda vou a jogo.
    Abraços,

    Pedro

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem