O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

segunda-feira, 16 de março de 2015

Ançãnenses riem da organização tactica por vencer 3X2 contra Vila Verde

O torneio começou a dizer verdades absolutas. Não há organização que o possa disfarçar. É, essencialmente, um problema de compromissos com os nossos jogadores. Na semana de preparação tínhamos conseguido 7 jogadores e apareceram efectivamente 7 sem esperar contar com J.Guilherme em ultima hora.  Existem, claro, estratégias que falham (equipamento, bolas, garrafas de agua, mala de primeiro socorros...), mas temos que ficar todos cientes que devemos levar este desafio até ao fim!
 
Este sábado voltaram a pisar o campo de Vila Verde : Zé Grande, Puma, Capitão, Chico, André, Gabi, Pedro e J.Guilherme a tornar isso evidente. A forma serena como encarou a equipa nesse encontro foi crucial... analisamos o inicio do principio:
Em campo ficaram duas equipas. Vila Verde com um dispositivo impressionante na hora do aquecimento... treino e jogo de treino continuou como se estivessem a preparar um onze inicial... pois quase dava para fazerem 3 equipas. Para cada 2 jogadores uma bola e uma também impressionante batedela de bolas ritmadas pelos passes de bolas ; coletes, um aquecimento individual ao guardião e uma bancada a encher do lado adversário. Todos os lances tácticos eram minuciosamente preparados desde dos cantos ao livres de bola parada...
 
Do lado Ançãnense, não se conseguia ver a bola a rolar de forma harmoniosa, com passes desajeitados ;  não conseguíamos ver a bola a tocar nas mãos do nosso guarda redes, mas até por vezes admitia-se que sim,  e logo depois a única bola que tínhamos saia do campo, em direcção a rede de fundo por detrás da baliza, ou na lateral onde também jogava com mais entusiasmo os pequenotes Tomás, Miguel e Pedro. Esse futebol parecia grande demais para caber num tabuleiro de xadrez táctico  que não estudamos e que se tornava quase evidente que tinhamso caido de para-quedas... quase envergonhados. 
Na verdade, ninguém sabia como os defrontar, ninguém sabia o que ia sair do seu corpo, e até porque na zona de aquecimento já sentíamos algum cansaço causado pela atraso do arbitro. Fartos de correr atrás de uma bola louca que não caia nos nossos pés e remates em piso escorregadio era dose. Na ausência de Quim, Zé Grande e Puma experimentavam a baliza mas sem ninguem saber quem iria assumir a responsabilidade....até que Zé Grande já tinha confessado que Puma iniciaria a partida. 
 
Em zona OFF, João-capitão levou a análise do jogo a J.Guilherme para uma perspectiva mais concreta... pois não podíamos cair apenas no génio, loucura, ou outras tantas expressões, com tantas cabeças. Ou seja, quando falamos foi uma questão de quebra-cabeça física (embora isso fosse a parte visível na equipa com apenas 2 suplentes) e falar de uma questão do sistema nervoso central (a parte invisível da mesma equipa, mas a mais decisiva) para tocar no ponto certo que, neste jogo, fazia o cérebro tático dos jogadores em movimento.
Entendemos entrar com jogadores de "referência" sem desapreciação ou outras conotações porque Gabi estava ainda a recuperar de uma gripe, Pedro a iniciar a sua carreira futebolística e  Puma com uma rotula emprestada.  A equipa não quis controlar o jogo a partir do controlo do resultado OxO para analisar os adversários. Os jogadores também  o perceberam. E  souberam interpretar sabendo que João ou Chico deviam estar sempre em campo, em pivô Central. A primeira substituição deixou-nos logo a sensação clara que a opção Gabi-Pedro não tinha sido a mais correcta saindo João e J.Guilherme.  Ficamos todos (dentro e fora do campo) concentrados a não perder as zonas de defesa e fechar as linhas de passe dos adversários...e muito bem! André bisou a marcar 2 golos ; marcamos em primeiro,...empate ; 2X1 para o adversário para novo empate. A precisar de dar a volta ao resultado, o Ançã jogaria muito melhor, a estratégia era diferente, e o sistema nervoso central também. Tão estranho como natural defendemos sempre muito bem atrás da linha da bola, no nosso campo para construir ou até contra-atacar.
 A conexão André-J.Guilherme, os movimentos/remates de Chico, os cruzamentos tensos de João para o centro, as arrancadas de Gabi e Pedro... entre outras jogadas resistiram sempre as contra-ofensivas de Vila Verde.  O Ançã resistiu cá em baixo com um potencial quantitativo limitado e foi a equipa que melhor fez da organização uma força para fazer crescer os seus jogadores libertados mentalmente. A defensiva foi forte com um Zé dos Grandes que segurou a baliza. Com naturalidade o golo da vitoria apareceu entre André e J.Guilherme que marcou o ponto final a essa partida.
 
A questão central é, porém, ver como é que a equipa vai reagir na próxima jornada, discutir tática faz se calhar cada vez menos sentido,  tal a forma como as individualidades se riem dela em campo e marcam a diferença quando sabemos analisar e interpretar o adversário. Para tal, o bloco defensivo recuado em campo é que fornece a melhor perspectiva para anular as jogadas dos adversários. 
 
Para finalizar é fundamental termos consciência da "ameaça ingénua" da arbitragem.  Qual é a ameaça e mentira desta realidade? A mais clássica, em ambos os casos: os jogadores nunca podem parar uma jogada enquanto não se houve o apito... podendo sacrificar a sua equipa de um lance isolado do adversário. A 5ª feira mandamos nós e ao sábado manda o arbitro !..

NO GRANDE FINAL O ARROZ DE CABIDELA E O ARROZ DOCE FOI BEM REGADO EM COMPANHIA DOS COLEGAS DE VILA VERDE QUE NÃO FICARAM AZIADOS.
 
Um obrigado especial ao Pimenta que nos recebeu com cortesia e grande amizade.

13 comentários:

  1. COMO ESCREVER MENSAGENS NO BLOG (para Tótós):
    1) depois de cada relato postado no nosso Blog podes escrever 1 mensagem
    2) no rodapé de cada relato-da jornada encontras o seguinte "Publicada por Jose Parreiral em segunda-feira, março 16, 2015 nenhum comentário (ou nº de mensagens se já existirem)"
    3) Pois é ai mesmo de deves carregar "nenhuma mensagem" ou "x mensagens"
    4)Abre então 1 caixa de texto como esta que estas a ler
    5) escreves as M.... que te apetecer para o pessoal ler
    6) se entrares com a tua "conta Google" selecionas em "Comentar como:..... Selecionar perfil" a conta Google.
    7) caso não tenhas conta Google, live jornal,.... seleciona então "Anônimo"
    8) clica em "Publicar" e segue as instruções para saber se és ou não um Robot
    9) e... a tua mensagem fica postada para estimular o Blog. Caso contrario não haverá mais para ninguém seus bandalhos e preguiçoso... principalmente para aqueles que me F..... a cabeça.
    10) Agora espero pelo menos 12 mensagens para este relato contra o Vila Verde

    Já não dou abraços :)
    J.Guilherme .... para quem se esquecer de assinar as suas mensagens

    ResponderExcluir
  2. Viva aos futsalquintas

    Bom jogo , muito entusiasmo e a emoção e o pulsar da competição que não temos a quinta-feira naquele enorme...
    Eu já tinha saudades do futsal ..:)..e como já disse varias vezes , prefiro o em detrimento do futebol 7.
    Mas quero falar sobre o jogo de Vila Verde, na qual soubemos interpretar bem o jogo , soubemos sofrer quando tinhamos que sofrer e festejamos quando foi para festejar....
    Estivemos seguros, ze Grande foi enorme na baliza , só sofreu 2 golos indefensáveis , mas não deu hipótese para deixar marcar mais nenhum....Chico sempre agressivo no bom sentido e a varrer tudo o que foi preciso....Pedro ainda está aprender mas esteve muito forte e certinho na 2a parte depois de irmos falando...Gabi ainda com dificuldade a respirar soube quase sempre posicionar se bem dentro do terreno...e concerteza da gripe passar vai dar mais fantasia a equipa....ze Guilherme esteve bem no jogo a vir buscar jogo e por vezes soltar mais cedo a bola , mas esteve no momento da Vitória com o último golo oportuno e deteminado....e André que esteve soberbo a marcar, a jogar, a correr e lutar como nos antigos velhos tempo....
    Depois e como não podia faltar a 3a parte exelente..

    Até o próximo. .. :)

    João Garrido

    ResponderExcluir
  3. Orgulho nesta equipa!

    Tenho orgulho de vocês :-) segundo o que me chegou, foi um jogo rasgadinho e bem temperado. Parabéns pela vitória e, tal como o João, também eu já tenho saudades do Futsal. Temos que marcar uma semana no pavilhão, que mais não seja para jogamos com os equipamentos novos e não ouvirmos o Jason a reclamar :-)

    Quinta falamos!

    Luís Almeida

    ResponderExcluir
  4. DAS 12, JÁ SÓ FALTA 9 MENSAGENS PARA CUMPRIR A PROMESSA !!

    ResponderExcluir
  5. Boas
    Em resumo estivemos no nosso melhore.
    No próximo sábado só temos que ser iguais a nós próprios.
    Não vale a pena inventar, é como na tropa, está tudo inventado.

    ResponderExcluir
  6. ...e se lesses o relato do jogo para saber das promesssassssssssss

    ResponderExcluir
  7. Grande jogo e muita emoção até final... Hj mais uma batalha em recuperação dos índices físicos e respiratórios.

    Sábado, segundo fiquei a saber, já contamos com mais um suplente-truta = maleiro.

    E com o teste futebolistico de ontem já noto que estou muito melhor!

    Até logo
    Gabriel

    ResponderExcluir
  8. boa tarde pessoal,

    Hoje não vou jogar....estou com dores no adutor ....bom jogo

    Abraço

    João Garrido

    ResponderExcluir
  9. ....mas vens a 3ª parte.... não da terceira idade dos reumáticos mas do período de recuperação fisico-sagres :)

    O Pimenta já me enviou sms hoje e quer saber quantas bocas terá alimentar no proximo sabado. Fiquei em dar resposta amanhã

    J.G

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Pessoal!
    Espero que estejam já recuperados fisicamente da grande joga de Sabado!
    Temos que refrear a euforia para o proximo jogo do torneio para ver se o milagre se repete!
    Hoje não vou poder ir ao treino. Comemoração do Dia do Pai.
    Um abraço e até Sabado!

    Pedro

    ResponderExcluir
  11. NÃO SE ESQUEÇAM QUE HOJE É O NOSSO DIA.... PARA QUEM É PAI OBVIAMENTE !

    GRANDE ABRAÇO
    J.G

    ResponderExcluir
  12. .... mas lá estaremos na mesma !!!!
    J.G

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem