O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Resultado pesado num verdadeiro jogo de futebol - Enxofães 7X2 Acinzentados

Acinzentados  e Enxofães entraram em campo, na Cordinhã, para decidir quem passaria para a fase seguinte. Sem derrotas Enxofães em seus domínios, a equipe acinzentada precisava de esta vitoria para garantir no próximo jogo sua classificação.

A equipe do Enxofães começou o jogo á espera do de uma equipa imatura, já que o resultado de 2 x 5 da equipa acinzentada do passado domingo lhe dava índice de fraqueza. Os acinzentados começaram bem a imagem do jogo passado, ainda conseguindo marcar o primeiro golo por Miguel num passe milimetrado de Luis.  O Enxofães reagiu e marcou de seguida num ângulo aparentemente cego pelo nº 11. Acinzentados em colocações judiciosas em campo fizerem ainda tremer as redes do adversário com remate de J.Guilherme a queima roupa. De seguida acinzentados conseguiram ameaçar por 3 vezes nitidamente o adversário, abusando nos erros de  finalização de J.Guilherme por 2 vezes (e escandalosamente sozinho) e na movimentação da bola podendo ter possibilitado um resultado mais confortável com 2 ou 3 golos de diferença.   Acinzentados chegavam com mais perigo, principalmente com lances de perigo e boa movimentação, que incomodava muito a defesa do team visitante.

A única chance do Enxofães no primeiro tempo foi 3 raides e 2 golos marcados antes do tempo alcançando o 3X2, quando nº 11 tocou para o 7 dentro da área nas costas de um acinzentado. O goleiro "11" saiu  atacante marcou e deu a marcar. Fora isso foi um jogo tactico para quem trabalhou para alcançar este resultado, colocando a prova o sentido de colocação e de concentração das duas equipas.

Após o descanso o Enxofães permaneceu melhor e até ampliou com táctica "mantida" da primeira parte, só com a variante de deixar o nº11 isolado a frente. André cobrou nº11 que escapou a desmarcação para finalizar por debaixo do corpo de Quim.  O Enxofães voltou recuado demais para o segundo tempo o que deu aos acinzentados mais espaço para jogar para frente, mesmo que ainda errasse bastante na finalização. Acinzentados a procura do golo em pressão alta, deixava fosso grande até ao ultimo homem. Logo a defesa estruturada e impermeável do Enxofães (por definição estratégica) aproveitavam tais espaços para contre ataques, não fosse ainda as 3 defesas de Quim. O team Enxofães  jogava no campo de defesa, esperando acinzentados na sua pequena área, algo arriscado mas que deu na mouche. Conseguiram desequilibrar team acinzentado fora das suas linhas e alterar sua forma de jogar.

Os acinzentados continuavam com seus erros sucessivos e em  bolas perdidas no ataque saia o contre ataque do enxofães através do nº11. Defesas deram ótimo passes para Nº11 nas costas da defesa do team acinzentado, em espaços vazios, deixando aparecer sempre um Enxofã. Jogadas previsíveis ? Não, por mérito de uma movimentação atípica.

E aos 15 minutos da segunda parte veio o castigo. Enxofães fazem  jogada pela sua defesa  e tocou para outro jogador que a saída da área de Quim tocou no canto da baliza, alargando para um resultado penoso. Após os golos Acinzentados passaram momentos melhores no jogo, buscando a virada, mas com o passar do tempo o jogo tornou-se desequilibrado no resultado, e foi assim até o final do tempo regulamentar. Ao faltar 1'minuto para o final da partida, nº11 enxofães larga J.Guilherme que arriscou antecipação, e deixou Quim em apuros para sofrerem 7 x 2 no resultado agregado, e a grande desilusão neste torneio.


O conceito da estruturação do espaço bem definido e a boa compreensão das inter-relações fez diferença 

Desenvolver conteúdos  ou tácticas durante o processo do torneio torna-se importante não somente por parecer “pedagogicamente correto” ao olhos de todos, mas por estar fortemente ligado à qualidade do trabalho /treino e aos resultados obtidos. Compreender essa ideia derruba qualquer boas intenções de fazer boa figura.  Para equipes como os Enxofães e valores acrescidos dos seus jogadores, a sua sustentação defensiva permitiu evolução e progressão dos seus jogadores ao longo da partida.
O conceito da estruturação do espaço em função da posição da bola (marcação zonal), de fechar os espaços como equipe  e as possibilidades de interações posicionais que surgem a partir daí, criando variações no desenho do meio de campo para frente permitiu à equipe  criar a necessidade que o jogo exige. A proposta acinzentada de pressionar atrás da linha  da bola (ou meio campo)  apresentou nos 2 passados jogos, linhas de marcação (pressionando em zona) bem ajustadas. Aconteceu sempre nos primeiros 15 " com recuperação rápida da posse da bola, dando pouco tempo ao adversário para tomar decisões. Acinzentados com o mesmo quadro "tactico" dos 2 ultimos adversarios sempre fizeram a diferença com a pratica do seu bom futebol. 
Porém, os ajustes estruturais (no espaço) que aconteceram (no final da 1ªparte do 1º jogo, e implementado nas 2ª partes)   para gerar mudanças nas interações, porque acinzentados eram ultrapassados por 1 golo de diferença, criou um novo padrão. A partir desse  padrão, o conceito de jogo era volante mas sem consistência em bloco zonal nem ofensivo, nem defensivo. Por mais, as inter-relações eram sufocadas pela pressão de marcar e linhas demasiadas afastadas para inter-ajuda. 
Os valores dos acinzentados não estão em causa por saberem sair sempre de cabeça erguida. Quem analisar (por fora) os 2 jogos perdidos  e 2 vezes 5 golos nas segundas partes pode pensar que somos principiantes... mas não somos apenas Amigos um pouco desorganizados em situação de Stress.
É óbvio que poderá surgir a discussão sobre pressão e pressing em detrimento da 1ª estruturação do espaço falado. Como os conceitos sobre essa discussão são variados, desta vez a culpa não foi do treinador!
Nota:Arbitragem neste torneio esta de parabéns!






6 comentários:

  1. O Cordinhã tentou a sorte grande e com bons posicionamentos alcançou algo de inesperado. 100% sorte ! Relembro 2 "centrais/defesas"

    Enxofães foi uma equipa preparada para este torneio e com boa ocupação do espaço. Nunca largaram zonas defensivas apertando o funil na entrada a pequena área - Relembro 2 "centrais/defesas". Ajustaram estratégia na 2ª parte e não pensavam ser tão fácil.

    Acinzentados estiveram bem melhor neste jogo, preocupando o adversário. A 2ª parte inicio sem reajusto e sem inter-relações como já tinha acontecido no 1º jogo.
    Marcamos pouco mas bem na 1ªparte... enquanto que sofremos muito e mal na 2ª parte :( ... e não marcamos !

    Abraço
    J.G

    ResponderExcluir
  2. Boas
    Bem dito Zé, embora muito profundo para mim, certas partes tive que ler duas vezes para entender, mas consegui.. Estou de acordo em mudar a estratégia, visto aquela que fizemos até a data não ter dado resultado. é uma questão de experimentar, não temos nada a perder agora.
    O que me preocupa mais é que durante o jogo fui calcado por uma besta de grande tonelagem (não sei se foi sem querer ou de propósito, visto a estar e isolar-me para a baliza e o gajo não ter pedido desculpa), que na altura devido a estar quente não liguei, fez com que hoje as 4horas da manhã acordasse com grandes dores no pé esquerdo, sem estar inchado, e passei o dia a manquejar, é o que vale é que amanhã estou de serviço e posso descansar a vontade.
    Bem julgo é tudo de momento
    Um abraço

    André Vaz

    ResponderExcluir
  3. A besta de grande tonelada também deve ter passado pelo meu dedo grande do pé esquerdo, uma vez que tive 2 dias a andar de lado :(
    mas hoje já estive melhor :)

    Ainda sobre o jogo... e com mais tempo de mastigação, é realmente com azar que sofremos tantos golos sem guardiões em grande e/ou oportunidade de acção. Cada remate, um golo de sorte, principalmente sofrendo escassos ataques :(
    Teremos que levar a equipa a Bruxa???
    J.G

    ResponderExcluir
  4. O meu pé esquerdo continua a dar de si, 8 em 8 horas um brufen 400, vamos ver até quinta o que dá.

    André Vaz

    ResponderExcluir
  5. O pessoal deve estar com azia, não há comentários.
    Parece que não deram o litro.


    André Vaz

    ResponderExcluir
  6. Se a minha azia de Domingo não fosse ultrapassada, por ter em parte uma boa responsabilidade sobre o resultado (golos e defesas falhadas)nem sequer me tinha dado ao trabalho de fazer cronica.
    Por causo disto o grupo já não é o mesmo?? Criticamos e somos criticados e o Blog é uma boa forma de exorcisar os maus olhares :)

    A ressaca foi grande e a digestão mal feita... mas paciência porque teremos mais oportunidades para fazer valer o nosso melhor futebol :)

    J.G

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem