O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

sexta-feira, 20 de maio de 2011

NOVA SAUDE DOS PRETOS METERAM ABAIXO BRANCOS EM APATIA FISICA POR 4x2

Duas equipas e um Challenge para o fim de semana para a 2ª ronda do torneio da Cordinhã. 
Nos balneários todos ouvimos criticas construtivas no sentido de remediar a tabela do torneio. Dos acinzentados chegamos ao compromisso de não mexer nas equipas (Pretas-Brancas). Sistemas tácticos habituais, nenhuma estratégia em especial, estudada para Domingo. Apenas, no quinteto Branco, a ausência do Bruno. Não é pouco. É verdade porque ocupa seu lugar junto de João (em recuperação), e fez um grande golo na passada jornada. Nesta 5ª sentiu-se a sua falta quando faz falta para colocar em ebulição a melhor máquina de futebol de qualquer equipa. Tó Zé é o médio-avançado que melhor recuava para a zona dos defesas, que em conexão com Gabi e, triangulação com J.Guilherme nunca funcionou. Limitação física de Gabi , regressa depois de um jogo de 4ª, sem conexões possíveis com Tó Zé em apatia futebolística (ressaca???) e Ruizinho em dia Não.

No entanto o resultado 1X1 ficou intacto  ao longo dos 25'com movimentações interessantes mas maior desgaste da equipa Branca.
 
A inversão do cenário no segundo tempo, nasceu antes no recuo Branco (instinto primário da equipa que sabendo-se mais fraca quando não acompanha as ofensivas) e da maior velocidade Preta em todos os seus processos de construção e criação atacante. Na defesa, Branca, o golo Preto, provou a teoria de uma equipa demasiada recuada sofre sempre.  O sector já não pode subir tanto (posicionar-se tão adiantado) sob pena de não apanhar as bolas (e adversários) que surjam nos espaços vazios nas suas costas. Do outro lado do campo, os olhos de Zé Grande fixos no jogadores  deixou entrar bolas na baliza sem reação. Com a mobilidade de Luis, tornou-se Ismaiel mais móvel, mesmo em espaços curtos. O objectivo é sempre tentar adivinhar onde a bola vai cair para escolher a melhor posição para detonar o remate com o seu pé direito. Os golos foram  momentos de encontro entre a bola e o não pensamento de Zé Grande.
Se os Pretos voltaram a jogar bem pela velocidade, o Pretos voltaram a ganhar bem pelo controlo. É outra forma de jogar bem. O segredo está sempre na ocupação do meio-campo e seus espaços, com ou sem bola (entendendo-se este ultimo momento como fase de pensar a recuperação imediata da bola).  Foi o que sucedeu no Quinteto Preto. Ismaiel e Miguel (avançados/alas ) e  Luis e Lotto ou André (médios para desenhar uma variante). E os golos da vitória surgiram, perto do fim,  construído pelos médios que entraram e surgiram fora da área como dois..avançados. Estranha transformação que, no rectangulo de jogo, é a melhor forma de interpretar o mapa táctico de qualquer jogo.
 
O duelo Brancos-Pretos continua, à distância, no Pavilhão Ançãnense. Com a fogueira acesa do Torneio, tentando no próximo Domingo colocar o laranjas numa nova Mecânica, chamada ainda por outros, "Mecânica Laranja".
O manual de sobrevivência no Torneio terá que ter o GPS perfeitamente actualizado. Contamos com Ajuda (não da Catarina nem da Amália :)) mas repito de 3 cabeças pensadoras!!

ATITUDE - CONCENTRAÇÃO - RESISTÊNCIA - FÍSICO - INTELIGÊNCIA - ORIENTAÇÃO -
Encontro em Ançã no próximo Domingo as 18h15 em frente  casa do Ruizinho

2 comentários:

  1. Pessoal!!!
    Imensa cautela no próximo Domingo. Temos que jogar bem mas sermos acima de tudo eficazes.

    Já o provamos tantas vezes no futsalquinta. Uma boa defesa é uma defesa que fecha em bloco e que parte em ofensivas perigosas. Geralmente Brancos ou Pretos já o demonstraram e ganharam sempre com esta configuração.

    Perdemos a bola, e vimos defender em bloco mesmo a ganhar!!! Temos que cansar o adversário na impossibilidade de furar nossa barreira.

    Geralmente são pessoas mais pesadas que nós e nas arrancadas podemos fazer a diferença.

    ALERTA AS SUBSTITUIÇÕES!!! TEMOS QUE FALAR FORA DO CAMPO MAS PRINCIPALMENTE DENTRO DO CAMPO. ESTA TAREFA DEVE-SE A QUEM É O ULTIMO HOMEM QUE DEVE JUNTAR SUAS TROPAS... MAS TAMBÉM AO GUARDA-REDES.

    J.G

    ResponderExcluir
  2. Uma palavra aos meus colegas de equipa:

    Nada de stress, nem tensão.... Temos que jogar para termos prazer em campo. Disciplinados Sim mas alegres no nosso jogo.

    Adrenalina faz parte do jogo, e temos que a dominar tanto como a esfera que tanto amamos :)

    J.G.

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem