O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Acinzentados sem identidade de jogo perdeu 5X2 contre um Cordinhã inteligente

O Quinteto acinzentado ou melhor alaranjado no passado domingo 15 de Maio estreou seu novo equipamento frente a equipa do Cordinhã, no campo do Cordinhã. 
 
O Técnico principal esteve pouco feliz na actuação dos seus comandados. Lembramos que tinha sido delineado um esboço de estratégia e apresentado 3 Técnicos (Loto, Luis, João) para comandar a equipa e que ninguém assumiu tal responsabilidade descartando para Gabi a responsabilidade máxima.
 
A equipa delineada antecipadamente (5ª feira) com J.Guilherme, Miguel, Luis, André e Quim começaram a  jogar, e jogar bem  respeitando o quadriculo táctico do rectângulo de jogo, colocando  por quatro ou cinco boas ideias de jogo estendidas pelos seus diferentes dois sectores: defesa/Meio-campo e ataque. Uma equipa estudada antecipadamente para entrar com saídas pré-estudadas à fins....
 
Mas.... abordando de outra forma o desgaste moral podemos falar da questão física ou a motivação  que são conceitos, por si só, vazios. No jogo, tudo isso tem um transfer táctico-lógico. Ou seja, não estar em condições (atléticas) para dar a melhor dinâmica aos princípios de jogo ensaiados, não estar com os índices de concentração (mentais) para, a cada jogada, tomar a melhor opção. Tudo isto é táctico e foi dito muitas vezes mas sem sempre fazer eco. 
 
Quando um treinador /orientador sente a equipa física e mentalmente motivadora, tem de a adequar tacticamente a essas circunstâncias. Quase como lhe encontrar um "quinteto típico", "trio típico" ou "duo típico" (não mexer na distribuição dos jogadores, explorar mais o jogo posicional) para que, aos poucos, a equipa acinzentada volte a respirar. (Isto, aconteceu com o Cordinhã por exemplo).
 
Uma tese muito desenvolvida nos bastidores entre nós, foi divulgar  uma forma de jogar atípica  com substituições ritmadas no tempo (de 5 em 5 mn), que destruiu a dinâmica inicial. Cansa muito mais do que a forma de jogar, consequente no final do 2º periodo jogar sem 2 elementos "chaves" na equipa (por ter que efectuarmos sempre substituições). 
 
O jogo é inteligência
É uma falsa questão, pensarmos que os adversários eram mais fracos ou porque o campo era mais lento, ou ainda porque jogávamos a céu aberto. Nem o nosso jogo pode ter essa leitura tão simplista. Desde logo porque a táctica não é mais rápida ou mais lenta. A táctica é mais ou menos inteligente. E neste registo, fomos menos inteligentes do que o Cordinhã, que se manteve bem fechado atrás por ter poucos recursos ,e em contre ataques fez o seu papel, e bem. Com mérito Sim e com muita Sorte também, mas principalmente com inteligência!
Fomos atrás de um resultado com substituições "forçadas" no sentido em que todos deviam ter as mesmas oportunidades e nunca pensamos em constituir uma estratégia em relação aos nossos adversários... que tão bem por mal tinham 2 jogadores e o resto eram jogadeiras. Nunca fomos capazes de explorar o ponto fraco dos outros mas soubemos criar pontos fracos em nós!!
 
Como  jogar: 
Por exemplo, a maior posse e circulação de bola pode, desde logo, obrigar a um desgaste mental (concentração táctica) muito maior, pela necessidade de execução técnica e tomada de opções com bola permanente, do arriscar passes "a-maravilhados" que implicam esse maior impacto físico imediato (piques, correr mais), mas extingue mais depressa a jogada e a sua concentração nela (ex.quando perdemos a cabeça)  Assim aconteceu connosco quando ganhávamos por 1-0 e possibilidade em criar fosso com 2 excelentes jogadas e movimentações.  O esférico circulava com execução técnica e apareceram opções com bola, sendo que a seguir, fechávamos sempre atrás da linha da bola ou no nosso meio-campo para defender zonas.  Sem entrar no debate em torno de métodos de substituições, a grande base devia passar pela capacidade de saber manejar os diferentes ritmos de jogo no tempo acordado. Isto é, rotação de ritmos antes da rotatividade de jogadores!!
 
O que não fizemos:
São todos estes factores que, cruzados, desgastaram mais ou menos a nossa equipa. A única coisa que a podia salvar ou afundar era voltar a…táctica! A casa posicional que abrigava a equipa em sofrer menos golos na 2ª parte,  delimitando de novo cada espaço, cada jogador, durante os restantes 20 minutos ou mesmo 10 minutos.

De facto a questão agravou-se quando o problema se estendeu quando entramos na segunda parte , sem mais uma vez um referêncial quinteto. A dificuldade esteve em muitos vezes, a equipa não perceber os melhores locais e ritmos tácticos (básicos)  para activar o seu princípio de jogo.
 
 O que nunca pode ser feito
A coerência da nossa dinâmica não é um conceito absoluto mas nunca podíamos retirar na 1ª parte toda a equipa inicial (sem lá deixar 2 elementos) e ter deixar em campo por exemplo João (limitado), Loto (defesa baixa), Tó Zé (stress++) e Ruizinho (def. baixa). Ou seja, numa adaptação a futebol que só poderia acontecer tal cenário se estivéssemos a ganhar por 4-0. 
 
 Da teoria para a pratica
O (bom) treinador do Cordinhã foi  aquele que aproximou 2 dos seus jogadores  do seu máximo potencial. Não só no global, mas também em cada acção específica arrancando para ataques com 100 % de eficácia  (pois é uma ideia que também deve ser cruzada com as circunstâncias, as necessidades, de cada jogo).  Sofreram, Marcaram e sempre defenderem com um dueto que fez a diferença sem grandes opções no banco. O que queríamos colocar em teoria colocaram eles na pratica.
 
Em suma. Devemos compor sempre a defesa e ver o que o adversário exige. Montar o ataque sempre com ideias próprias, e avançar em espaços que o adversário perdeu. A chamada independência ofensiva traduz-se igualmente nalgumas iniciativas individuais e remates a baliza.... que infelizmente não se verificou em 40 minutos (André esteve paralisado, Tó Zé petrificado, Luís lento, e J.Guilherme desalinhado)  . 
Era uma vez, ...uma equipa descontraída que iniciou o jogo e acabou por correr atrás do resultado contraída, com um ego bem beliscado !!!!.... porque conhecemos os nossos valores e a nós todos!! 
Foi uma lição e as lições servem para aprendermos com os erros e corrigirmos o mais rápido possível!!

12 comentários:

  1. Meus amigos,
    esta cronica foi lançada por mim mais uma vez resultando de uma reflexão profunda da nossa actuação e de tudo o que fui ouvindo a minha volta.
    Quero em primeiro de tudo sublinhar que o papel de Gabi foi ingrato por falta de coragem dos 3 pré-selecionados para dirigir a equipa. Sem papas na lingua; Loto, Luis e João não cumpriram obrigações delineadas na 5ª. Gabi não esteve até ao fim (5ªfeira)e viu-se com um bom Challenge nas mãos para dirigir a equipa.
    Tarefa buéeeee dificilmo porque já tive essa experiência mas qdo assumimos temos que ir até ao fim.
    Penso que devemos de novo reflectirmos em como organizarmos a equipa e treinarmos na 5ª feira situações/acções.

    ResponderExcluir
  2. AGORA FALANDO BEM-MAL

    1- O Campo dificil mas não foi a desculpa
    2- Cordinhã 100% de sorte
    ...1º golo: indefesa de Quim k podia fazer mais
    ...2º golo: Quim tev bem-mal sem culpabilidade
    ............(já era inicio do fim)
    ...3º golo: defesa confusa e k gde golo d'1 gordo
    ....4º golo:tempo parou p/João mas a bola seguiu e de longe marca
    3- Cada remate (de longe)quase um golo... sem nunca chegarem a pequena area

    4- Má sorte bateu a porta dos acinzentados
    ..1º- oportunidades sem concretizações
    ..2º- Bola bate no joelho de defesa e bola out
    ..3º- Ruizinho cabeceia na trave
    ..4º- J.Guilherme remate lado c/cruzamento André

    5- Mesmo faltando 10 minutos e perdendo por 4 bolas de diferença, tudo ainda pode acontecer
    6- remates contam-se nos dedos

    ResponderExcluir
  3. Então pessoal...essa merda era pra ganhar...pró próximo é pra dar o litro...não deixem ficar mal o futsalquinta...ainda por cima a sofrer golos de gordos....cumprimentos ao pessoal e boa sortes pró próximo jogo...Abraço
    Flávio

    ResponderExcluir
  4. Boas,

    Quanto a Domingo:
    - Por mim, acho que a culpa da derrota, mais do que a rotação, foi o não sabermos trazer para a equipa índices de competitividade...
    Por medo, por stress, por falhas prévias...
    Todos os acizentados sabem que, entre nós, há uns que são melhores e outros que não são tão melhores, pelo menos em determinadas posições...
    Iniciámos bem, mas quando eles marcaram, com o quinteto inicial em campo, começámos a descambar, como já é normal nas 5as.

    De facto a equipa que se disse ser fraca para enfrentar o jogo, composta pelo João, Ruizinho, Loto e Tozé, era originalmente para se posicionar correctamente de forma táctica, o que não aconteceu logo desde princípio...

    Sofremos um golo onde se deixou o Tozé sozinho na defensiva, sendo ele o último homem (já todos sabemos que o Tozé não é, de todo, a pessoa indicada para ser o último jogador, no entanto lá estava ele...)
    Com a equipa que estava em campo, o Ruizinho devia ser o último (e não foi...) o João e o Loto deveriam ficar a fazer as transições e os acompanhamentos defensivos (e não os fizeram... e isto não é por falta de qualidade futebolistica, mas sim por distracção!!!) e o Tozé deveria jogar à frente na pressão e na distribuição (nunca lá esteve e veio para trás!!!)
    Tudo isto referido por mim na altura do jogo e ainda antes do jogo...

    O 2º golo fez baixar a nossa parte mental e a confiança...

    Quanto a dirigir a equipa:
    - Tentei fazer as substituições deixando sempre a equipa equilibrada, com substituições directas dos posicionamentos...
    - Como todos pagaram o mesmo para jogar, acho injusto que haja jogadores que só possam jogar se estiver 4-0...
    - No entanto, se tiver "autorização" e compreensão (verdadeira) de todos os acizentados para gerir o jogo consoante as nossas exibições e a qualidade da outra equipa - podendo acontecer que durante o jogo, haja alguém que possa não jogar, ou jogar pouco tempo, em relação a outros que possam jogar quase o jogo todo, então é mais fácil, no entanto mais injusto...

    Por mim, é igual...

    Até Quinta...
    Gabriel / Mister ;-)

    ResponderExcluir
  5. Dirigir uma equipa nunca é fácil!..

    Mas sou sincero e fiquei surpreendido que fosses tu Gabi (pelo menos sozinho) porque já tínhamos delineado esboços de substituições para realizar as rotações e para isso elegemos 3 cabeças. Porquê 3 ? precisamente para haver um consenso e uma partilha nas opções. Fizeste no entanto o teu melhor e por isso dou-te os meus Parabéns!

    Também percebo, enquanto Amigos/acinzentados que certamente o pessoal deixou-te a pasta porque és um elemento Nosso e tua presença foi Importante junto do grupo. Mas sozinho a comandar as tropas?? Pessoalmente não concordei (cronica),... bem que, se existir para os próximos jogos um "caderno" táctico pré-delineado e estudado por todos nós... Ok! Isto é, - a falar com o Luis - se quisermos levar a equipa mais longe!!!
    Caso, seja uma brincadeira para passar tempo juntos e todos jogarmos os mesmos tempos com mesma igualdade de oportunidades, então já me calei :)

    Nota: uma equipa constituída por JOão, Ruizinho, Tó Zé e Loto mesmo bem posicionados em campo não tem poder de expressão ofensiva. Imaginamos essa equipa contra Luis, André, Miguel e J.Guilherme.

    Abraço
    J.G

    ResponderExcluir
  6. Boa noite pessoal "alaranjado"

    Não vou comentar o jogo ( Deixo para os especialistas ) só vou citar uma parte da conversa entre a Paula e o professor do meu Tiago ( o que marcou o 1º e o 5º golos ) após a Paula lhe ter peguntado como correra o jogo : "são uns gajos porreiros, perderam o jogo e no fim comprimentaram-nos sorridentes e simpaticos. Não foram como uns outros que depois de perder o jogo queriam armar zargata"....

    perdemos no jogo
    ganhamos no fair-play
    e o mais importante nimguem se lesionou.

    .....................

    * o jogo em atraso fica para sabado ?

    * se chover há jogos ?

    um bem haja aos cinzentos/alaranjados.

    Zé Grd

    ResponderExcluir
  7. Pessoal,

    Vou confessar uma coisa que já disse varias vezes ao Zé Guilherme (quando me convida para jogar torneios de Squash) e que depois do jogo também disse ao Romeu de Ançã:
    DETESTO COMPETIÇÃO... ADORO CONVÍVIOS E JOGOS AMIGÁVEIS.
    E porquê? Primeiro porque já não tenho paciência para lidar com o nervosismo e segundo porque numa competição queremos ganhar e quando se quer ganhar temos que ter alguém com tomates que só ponha a jogar aqueles que num certo momento do jogo devem jogar e caso seja necessário, um jogador joga um jogo todo e o outro nem sai do banco. É para isso que existem os treinadores.
    Numa equipa como a nossa, isso é impossível, porque somos um grupo de amigos e não uma equipa de competição. Eu não me sinto bem a jogar um jogo todo e deixar alguém sem entrar, só porque quero ganhar o torneio.
    O Gabriel tem razão quando diz que todos devemos jogar, porque todos pagámos! Mas, como o Zé Guilherme disse, o que temos que fazer é chegar a um compromisso em que ou vamos lá para passar um bom bocado e beber uns copos, ou vamos lá para tentar ganhar aquilo.
    A diferença está em que se vamos lá para ganhar, teremos que respeitar que vai haver pessoal a jogar mais tempo que os outros e não pode haver pessoal chateado... porque se não eu não volto a entrar em Torneios, só mesmo jogos de convívio com pessoal de fora!
    Atenção que não estou a brincar, é mesmo a sério! :)

    Abraço grande!

    Luis

    ResponderExcluir
  8. Boas,

    Até que enfim que alguém me compreende...

    Eu não disse que deveriam jogar todos apenas pelo dinheiro que se pagou... mas sim porque somos um grupo de (grandes) amigos, mas também onde sabemos que dificilmente todos ficariam contentes ao final de um jogo, se houvesse quem jogasse ojogo todo e outro que não saísse do banco...

    Se tal acontecesse, a pessoa que não jogou ficaria a pensar que tinha dado por melhor empregue o tempo, se tivesse feito outras coisas que tinha pendentes, em vez de perder quase meio-dia para nem sequer dar um chuto numa bola!!!

    Não acho que tenha que haver razão para tal suceder, a não ser que, e digo de novo, cada um tenha a noção que não jogará tanto como deseja e que não vai ficar chateado com o grupo ou com quem o possa decidir dessa forma...

    Seja qual for a opção a tomar, ainda vamos a tempo de, pelo menos passar em 2º, se se decidir jogar para ganhar o torneio...

    Até amanhã, (onde o treino será mais psicológico do que físico!!!)

    Gabriel / Mister

    ResponderExcluir
  9. A questão fica em aberto:

    - Equipa "colectiva" e todos jogam?
    - Equipa "organizada" em que todos poderão jogar?

    Para mim, a diferença reside basicamente no preparo (da táctica). O resto é uma gestão do tempo porque 2X20 parece pouco mas em situação de "stress" é muito!

    Agrada-me bastante o comentário do Z Gde, porque aqui viu-se o espírito de equipa que transpiramos para fora. Estamos de Parabéns!!

    Outra questão: Competição ou Lazer?
    Pessoalmente o que gosto nas minhas actividades desportivas é divertir-me (lazer) e competir (desafio) porque desta maneira ainda sinto a boa Adrenalina a Subir. De outra forma estaria a competir na flexões de braços a encher Mini's :)

    Abraço
    J.G.

    ResponderExcluir
  10. Loto,
    temos algumas queixas relativas as instalações do Famoso Pavilhão da Cordinhã.
    Pois, a 1ª é que não esta adaptada aos deficientes, sem rampa existente. A 2ª é que o puxador/torneira para ligar a agua do chuveiro é demasiado alta tendo quase provocado uma distensão do braço do Miguel a saltar, para fechar a agua :)
    Felizmente ninguém se serviu da sanita :)

    ResponderExcluir
  11. Alaranjados,

    Não há jogo no proximo sábado conforme decisão de quem estava no jantar de Domingo.

    Será em principio no Sábado 28.

    Abraço

    Lotto

    ResponderExcluir
  12. Boas
    Quanto ao jogo do passado domingo, julgo que nos faltou foi atitude, isto é, não estamos habituados a competir mas sim a passar uma hora entre amigos e a divertirmos-nos com uma bola. Onde sabemos o que cada um vale e o que o adversário vai fazer. E isso não aconteceu no domingo, pq não conhecemos ninguém (pelo menos eu) e isso obrigava-nos a sermos mais "agressivos" (no bom sentido) com o adversário (ainda mandei algumas pantufadas e empurrões) e o que vi foi uma equipe apática e com receio de falhar (seria medo????, não acredito). Julgo, que não devemos ser violentos mas temos que marcar a nossa posição, porque talento individuais temos (modesta a parte), foi falta mostrarmos o nosso perfume no campo.
    No próximo jogo será melhor com certeza.
    Eu não gosto perder, nem a feijões quanto mais a barrigudos que mal podiam correr (isso é que dói, porque eles não demonstraram jogar melhor do que nós).
    Tou cá com um pique de forma, só a minha equipe é que não me compreende.

    Um abraço

    André Vaz

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem