O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

segunda-feira, 31 de maio de 2010

ORGANIZAÇÃO DEFENSIVA (DE LUIS E JOÃO) E DEFESAS (DE JORGE) SETENCIARAM UM EMPATE 7X7

Organização ofensiva  
Existem equipas que preferem, por exemplo, a transição pensada e depois uma organização ofensiva mais apoiada em construção. Os Brancos foram, quase sempre, um exemplo. A opção pelo bloco baixo nasce, muitas vezes, da ideia de que para se pressionar alto é necessário subir obrigatoriamente o bloco. Não é assim com os Brancos. Porque a pressão alta não é a missão principal dos defesas, mas sim dos  sectores mais subidos com André e J. Guilherme. E quando isso acontece o sector de baixo acompanha a pressão. O segredo é aguentar a distância entre-linhas que devem estar em homogeneidade. Os Brancos (jogo posicional perfeito) sofreu no entanto com isso em alguns lances quando não se esta atente a partida com a bola a bater entre a linha defensiva e o guardião Puma. Era o problema do espaço que aparecia nas costas da defesa durante os primeiros golos sofridos, por exemplo, numa confusão "é tua" - Loto, e "é minrha" - PUma . Porém os Brancos levaram uma vantagem substancialmente confortável na primeira 1/2 hora com goolos apontados por J.Guilherme (3), João (2) e Luis (1) e .... (1).
No geral da  equipa Preta trata-se, porém, de face à dificuldade em ter a bola, não saber precaver melhor a sua perda, programando-a para que ela suceda o mais longe possível da sua área. com passe curtos mas principalmente longos.  As transições rápidas  e linhas mais desorganizadas sentenciarem o resultado negativo nos primeiros 25'. Em pólos diferentes, os Pretos apresentam-se sempre como sendo fortes na organização ofensiva (com largura e profundidade) mas, uma vez perdida a bola, defensivamente quase sempre incompletas.
 
Organização defensiva 
No global, as equipas revelaram-se fortes nos encurtamentos (reduzir espaços ao adversário) mas muitas parecem recear que a opção pelo bloco-baixo implique assumir uma filosofia de jogo mais defensiva. É uma preocupação estética saudável, e até, tacticamente  inteligente face a um resultado desfavorecido no inicio pela equipa Preta. Ou seja, a equipa Preta com Ismaiel, Flavio que ao subir o seu bloco, em vez de potenciar qualidades, expuseram debilidades perdendo na primeira meia-hora 7X4. Depois aumentaram o seu «espaço defensivo» de jogo com Rui (P)- emprestado, sobretudo nas costas da defesa. Isso obrigou a maior qualidade técnica de posse de bola do sua linha defensiva para a poder circular folgando Miguel  para criar espaços de construção. Foi um problema para os Brancos, com a sua linha defensiva, mais exposta  aos raides Pretos, que sentia mais as suas debilidades à medida que  a bola se aproximava de Puma e deixando surgir um empate a 7 golos.....
No sistema, os Pretos mantiveram durante 30' um bloco-baixo assumindo uma defensiva impenetrável, em boa parte graças a exibição do grande regresso de Jorge o guardião. Por sua conta, defendeu 5 bolas num frente-a-frente com jogadores Brancos. Jejum total na ultima meia-hora até final da partida!
 
Transições  
Principal impressão que fica da maioria das equipas Brancas e Pretas: Adaptam-se muito bem à realidade do jogo (isto é, preparam muito bem o «seu jogo e conhecem perfeitamente o seu adversário»), mas depois revelam dificuldade em se adaptar às suas mudanças (isto é, falham na reacção às «circunstâncias do jogo»). Não é fácil, claro, uma equipa variar de sistema de uma jornada para outra pelo que muitas vezes o problema coloca-se sobretudo no plano da falta de qualidade de passe como principal ameaça a essa instabilidade táctica. E por outra, reorganizar o seu jogo perante uma equipa "tansformada"!!
Evitar fazer passes de primeira instância (para o colega mais próximo) em bloco-baixo é uma regra (face à fraca qualidade de passe dominante) para evitar a situação de maior risco em que se pode cair: perder a bola no início da transição, ainda perto da área, sendo apanhada posicionalmente desequilibrada defensivamente, sendo o que aconteceu por ambas as partes. Esta interpretação conjunta do jogo espelha-se, sobretudo, nas transições. Ou melhor, na velocidade (e eficácia) em que elas se fazem de forma a encurtar os momentos de desequilíbrio que a passagem da organização ofensiva para a defensiva (e vice-versa) implica. Papel bem assumido foi o do Luis e João que sempre tentaram evitar transições defeituosas aplicados nos passes e eficazes no reposicionamento. Jejum (golos)para o Jorge (premiado) jejum (de golos) para o Luis e João (premiados) que mantiveram atacantes..... sem poder de resposta!!!!

Resultado final : 7X7 ;  e sempre 1 ponto de vantagem para os Pretos

Pretos: Ismaiel, Flavio, Rui (P.), Miguel, Emanuel (substituto) Jorge (ausentes: Gabi, Rui, Zé Grande)

Brancos: J.Guilherme, André, João, Luis, Puma, Loto (ninguém)

INFO. IMPORTANTE:
Surgiu no balneário a possibilidade de jogarmos na próxima 5ª feira no Pinhal ( da quinta), uma vez que o Pavilhão esta encerrado no feriado (na 5ª feira seguinte também feriado!!- (pavilhão?)- para confirmar). Puma já contactou responsáveis já com marcação para as 19H00 em ponto. Favor divulgar entre o pessoal, confirmar presenças para viabilizar jogo.

 
Ausentes para a próxima 5ªfeira: Ruizinho (trabalhar), Ismaiel (terminar projecto....), J. Guilherme ( vai >União de Leiria acompanhar torneio do Eduardo)

 

9 comentários:

  1. Pessoal!
    Dia 6 de jUNHO, isto quer dizer no próximo Domingo vamos churrascar algo de muito Bom com os nossos caros rivais do Porto (15 pessoas).

    A primeira parte será constituída de uma futebolada renhida porque os gajos querem sempre vencer mas quando ferro se junta com aço ...não há volta a dar :)

    A segunda parte, uma churrascada a moda portuguesa, divertida e de bom convívio.

    Enfim a 3ª parte pode terminar com uma sesta no Pinhal ou ainda na areia escaldante por debaixo de uma palmeira na praia da Tocha.

    Por este motivo, pedimos a todo o pessoal da bola (incluindo o nosso Paulo enfermeiro)que confirme via SMS (para mim, Loto, André ou João) e/ou por via Blog o nº de pessoas que vão levar (esposa, filhos, namorada,...).

    Quanto mais depressa responderem melhor porque necessitamos de fazer compras certinhas!!!!
    Temos que comprar vinho, sumos, entremeada, sardinhas, batatas fritas,....
    e se as senhoras levarem sobremesa ainda melhor!!!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,

    Esta 5ª feira também não me dá jeito ir jogar a Ançã, por isso não contem comigo!
    Já no Domingo, lá estarei para demonstrar a minha grande forma... na terceira e quarta partes :)

    Abraço

    Luis Almeida

    ResponderExcluir
  3. Confirmados até agora para Domingo:

    - João G. e familia
    - Luis Almeida
    - André e familia
    - Loto e familia
    - Ruizinho e familia
    - J. Guilherme e familia
    - Flavio e namorada
    - Ismaiel e namorada
    - Miguel e familia

    Para os atrasados, favor confirmar o mais rápido possível!!!

    NB. O jogo não será no complexo desportivo porque haverá sab e dom. torneio de escolas com sporting, benfica,... Já contactei o Ruizinho para se organizar e reservar campo na Tocha

    ResponderExcluir
  4. Acabei de estar com Ruizinho ao telefone e temos 3 hipóteses:

    - jogar para o campo na praia da Tocha - só que ainda não conseguiu contactar o responsável... e ia ainda insistir até 5ª feira, ou

    - jogar no pavilhão de Ançã e depois churrasco na Quinta (perto centro de saúde), ou

    - adiar encontro para outra data.

    Esta a vossa disposição o Blog para dar vossa opinião e antecipar eventual desmarcação na Tocha

    ResponderExcluir
  5. Para proxima 5ªfeira no Pinhal Ançanense estão confirmados por enquanto as seguintes jogadeiras:

    - Puma, Jorge, Z Gde
    - Rui P.
    - Flavio
    - João
    - André
    - Loto
    - Miguel

    Encontro marcado das 19h00 as 20h00.
    Caso nesta lista alguém queira desmarcar, favor avisar. De resto, como não estão 10 jogadores sempre podem contactar mais alguns para fazer nº e jogada.

    ResponderExcluir
  6. Caros colegas,

    Tenho 2 tristes noticias (pelo menos para mim) a transmitir ao grupo.
    A primeira é que em principio não poderei comparecer no encontro na Tocha, pois já tinha coisas marcadas para esse dia.
    A segunda é que irei ficar afastado do futebol, isto porque fracturei o pulso, mais propriamente o escafoide, a jogar futebol no passado domingo. Terei um longo período de gesso, 2 a 3 meses. Após esse período irei passar o ver o futebol de outro prisma, sentado com uma fresquinha à frente. Assim irei reduzir em muito as probabilidades de arranjar mais fracturas no futebol.
    A todos desejo os maiores sucessos nomeadamente no plano futebolístico e que a equipa branca seja a campeã.

    Até breve, pois irei andar por aí, no pavilhão e no blog.

    Rui

    ResponderExcluir
  7. Amigos:

    Isto parece maré de azar. Não bastava já a lesão do Rui mas eu tb estou KO.

    Na sequencia da queda que dei na 5ª f, estive até hoje de tala gessada, na supeita de uma fractura também no maldito escafoide.

    Felizmente a reavaliação de hoje, confirma-se apenas entorse com puequena fraguementação ossea. Isto requer apenas imobilização com de 3 semanas.

    Boas noticias: é na mão esquerda e assim posso comer bem, portanto lá estarei no domingo seja onde for.
    No entanto, e por falta de tempo, não por invalidez, não posso tratar das compras para domingo.

    As rápidas melhoras para o Rui. Precisamos da tua reuperação antes do Mundial.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. por mim vamos jogar na 5ªfeira (19hOO), se não houver "corão" passamos por um café, e bebemos umas minis, porque a essa hora e com o calor que deve estar, é o que mais interessa

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem