O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Crónica do jogo de quinta! De partir a rir :)‏

Ançã, 20 de Janeiro... numa noite fria, apareceram 10 amigos para jogar à bola! O problema é que, tal como nas ultimas vezes, 3 deles eram guarda-redes e 7 jogadores de campo. Faltava um e o André lá convenceu o irmão a ficar mais um bocado e ajudar os pretos a completarem o quinteto.

Os brancos começaram melhor. Como quase sempre mais organizados e desta vez até a trocarem melhor a bola, com destaque para Luis e a sua grande técnica individual. De facto, quando ele joga todos os outros parecem ser jogadores banais. A maneira como ocupa os espaços, e principalmente a sua inteligência para por os outros a correr é sem duvida de um jogador acima da média. No entanto, como referiu no flash-intervew após o jogo, também sabe ser humilde e reconhecer que sem aqueles que correm muito na sua equipa ele não conseguiria ganhar os jogos todos... talvez alguns, mas não todos. E temos que ser justos, porque quando a equipa perde não é de certeza por sua culpa, mas sim de todos!

Depois de termos eleito o melhor em campo, passemos aos OUTROS e à história do jogo.

Como já afirmamos anteriormente os brancos começaram melhor, e chegaram ao 1-0 num bom movimento de combinação entre João e André, com o primeiro a finalizar na boca do golo. De referir, que João não ficou sem dar a sua "cassetadinha" da ordem no guarda-redes contrario a ponto de o deixar deitado no chão.

A equipa preta reagiu muito bem a este momento, talvez furiosos pela entrada maldosa de João sobre Zé Grande e num ápice deu a volta ao marcados com dois golos de rajada, sem culpas para o Guarda-redes Quim... já não se podendo dizer o mesmo dos dois defesas João e Loto que pareciam duas autenticas baratas tontas à procura dos avançados contrários.

Ismael com todo o seu pulmão tentava por a equipa a correr ao mesmo ritmo que ele. No entanto, quando chegava perto da baliza adversária embatia contra uma parede chamada Luis, como por exemplo nos dois remates perigosíssimos que levavam selo de golo e que só um jogador como Luis poderia bloquer. Gabriel, ficando um pouco mais atrás do que na semana passada ia organizando a sua defesa. A única vezes que falhou, foi contra quem não devia... Luis, é claro! O jogador branco passou por ele com uma finta estonteante e depois de ganhar um ressalto, fez um passe fantástico para André, dizendo-lhe "Marca lá este para ver se tens algum protagonismo!". Notou-se na defesa preta a falta de Luis, que na semana passada organizou a equipa preta que deu um baile aos Brancos. Miguel, é um dos melhores "finta-curta" dos cinzentos, mas tem que se aplicar mais na defesa e não se esquecer de quem está a marcar. Como na jogada em que Quim fez um passe para o meio campo contrario e Luis com uma finta de corpo deixou Miguel à procura dos rins enquanto que ele foi em direcção a Puma e com um gesto técnico fabuloso fez-lhe um chapéu para mais um momento de magia.
Do irmão do André não podemos dizer mal, porque apesar de ter falhado alguns passe, teve movimentos muito interessantes, como no terceiro golo da sua equipa, em que Loto o deixou sozinho, porque Gabriel estava mais perto da baliza!!! Loto é sem duvida mentiroso, porque quem estava mais perto da baliza, era Puma, o guarda-redes. E para cúmulo, continuou a dizer que era Gabriel... tenho a certeza que na profissão dele deve conhecer um oftalmologista que o possa ajudar a enxergar melhor. E o que a equipa Branca poderia vir a ganhar com isso!!!

João, culpado nos dois primeiros golos, foi vê-lo a levantar a mão, como que a dizer "a culpa foi minha, desculpem!". O problema é que as desculpas não se pedem, evitam-se... e para a próxima é melhor estar mais atento ao jogo, em vez de estar a dormir no pedaço!!! Destaca-se claramente por ser um jogador caceteiro, que além de tratar mal a bola, também trata mal os jogadores adversários! A diferença, é que a bola não se queixa... coitada!
Já André, lá vai marcando uns golitos de vez em quando, a maior parte deles com passes imperdíveis de Luis (podem ver em www.youtube.com) destaca-se mais por gostar de correr o mesmo ou mais do que Ismael. Muitas vezes até parece que anda na tropa, onde a única coisa que fazem é correr. Ás tantas, anda na força aérea, porque mais parece um F17 a atravessar o campo em menos de 2 segundos.

Quanto aos Guarda-redes, nada a comentar, fizeram todas grandes defesas. Os Guarda-redes que sofreram os golos na baliza preta, sentiram falta da organização que Luis demonstrou na semana passada. Os Guarda-redes da equipa branca, sentiram a desorientação do Loto e João à frente deles.


Crónica realizada por Artur Agostinho, com a simpática ajuda de Ribeiro Cristóvão... dois dos mais isentos comentadores desportivos do nosso panorama jornalístico!

Abraço a todos e para a semana há mais!
(Luis Almeida)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Pretos descalços, deslcalçaram por si proprio os Brancos e venceram 10X6

Os Brancos foram derrotados (10-6) pelos Pretos, com a dupla de ataque Gabi-Tó Zé sempre em movimento na ala esquerda, num jogo em que as diferenças foram abismais e até injustas(!). Numa equipa descalçada com ausências de Ismaiel (comunicou : hoj n pox ir...), Ruizinho (aulas de ???), Flavio (a cumprir flexões,...GNR) o quinteto  foi conseguindo manter equilíbrio posicional, descalçando os Brancos com a aquisição de Luis (emprestado) - tendo mesmo assim dificuldades em acompanhar o ritmo e qualidade técnica de jogo que já conhecemos - . Fica ainda na memória da esforçada equipa Branca a desvantagem de ter iniciado o jogo com o Guardião Quim e acabando com Puma, quando ainda estavam em vantagem (6-5),... largando desde do inicio do jogo 1 elemento Branco (para compensar Team Preto) e não tendo a compensação merecida de Zé Grande como guardião Branco (por recusa 1/2 consciente !?).  

A jogar com uma vantagem de 3 pontos os Brancos não sentiram a pressão, emprestando  até 1 elemento  chave. Ao Perder no primeiro quarto de hora com uma equipa Preta organizada, não se adivinhava o castigo final... Pois o quinteto Branco, constituído por Quim (Branco e no final Preto), André, João, Loto, J.Guilherme e Fábio  (que fez da sua ala uma auto-estrada exclusiva a Pretos) alcançaram vantagem a partir do 5º golo . Fábio, sem saber se ponta de lança, se lateral-direito, foi pouco rápido  e perspicaz no seu flanco, ... mas estava tudo meio controlado até ao momento em que Zé Grande (Preto) deixa a baliza a Quim e Puma permanece Branco. Surge nos momentos seguintes golos desmoralizadores no flanco direito Branco  sem volta a dar com castigo máximo (que não se adivinhava!?..). 

Os Pretos iniciaram com uma  equipa equilibrada (Zé Grande, Gabi, Tó Zé, Miguel, Luis), organizada atrás com Luis no comando, ainda com  a vantagem de 2 guardiões que mantiveram o mesmo nível até ao final da partida.  Pelo jogo apoiado e de circulação na transição e organização defensiva conseguiram estar a frente do marcador no primeiro período. Um jogo interessante e dinâmico -Taco a taco-  mudou no segundo período a vantagem para os Brancos, conseguindo melhores transições e preencher o meio-campo Preto sempre com quatro elementos. Pretos em sufocou  recuaram muito para pegar na bola. Os Pretos iam caindo  nos últimos minutos mas os Guardiões mudarem o rumo da partida... que até estava equilibrada !!...

domingo, 2 de janeiro de 2011

Pretos (9) não desarmam na perseguição dos Brancos (5) em vespera de Ano Novo

Pretos permitiram uma reviravolta sofrida, diante aos Brancos (9-5). A vitória, num jogo marcado pela dureza da entrada desajustada de Ruizinho e consequentemente lesão de J. Guilherme logo aos 20 minutos, representou um importante balão de oxigénio para os Pretos, cuja  3 pontos perdidos ficariam uma ameaçada real...

Com o baixo rendimento forçado de J. Guilherme, os Brancos não tiveram elementos para substituição, contrariamente e surpreendentemente(!) aos Pretos. Apesar de perder por 2 golos de diferença com Puma na baliza e Favio menos "melhor" a defender,  a equipa entrou num bom ritmo criando varias oportunidades. Os Pretos entraram com todo o gás a procura da vitória, com uma organização defensiva (Ruizinho assistido por Ismaiel) e assistências para os golos de Gabi e Flavio. Na segunda parte, os Pretos aceleraram e Miguel com suas fintas curtas  trocou as voltas aos adversários num campo escorregadiço,... só para técnicistas.    Com este resultado, os Pretos permanecem no 2º lugar, agora com mais 3 pontos, aos calcanhares dos Brancos.

JOGADORES 2010 - COM MELHOREs RENDIMENTOs PARA 2011

"Para você jogar um bom futebol primeiramente, você precisara de calma e segurança, por quê? Se você se apavora você perdera então o controle da bola, quando estiver jogando por mais difícil que seja procure ficar de cabeça levantada, pois quem joga de cabeça abaixada não poderá armar algumas jogadas perfeitas para seu companheiro de time que certamente joga de cabeça bem erguida" D'um Brasileiooo 

 Brancos 
. André: Jogador incansável, que é muito comprometido com a sua equipa...sabe atacar e agora também defender. Para 2011, pedimos-lhe que tenha mais calma em frente a baliza :)
. João:  desarmador principal da equipa no espaço e no tempo certo. Para 2011, pedimos-lhe menos aventuras na linhas dianteiras e mais gritos nas linhas traseiras :)
.J.Guilherme: arranca rumo a baliza e chuta quase sempre dentro dos 4 postos. Para 2011, tentarei descer mais para defender e não ouvir o capitão :)
. Luis: possui 1 boa qualidade defensiva com desarmes esplêndidos  e também apoia bem o ataque. Para 2011, melhorar o fisico e deixar os jantarinhos queridos ao fim de semana... com todo o respeito para a Kim :)
.Loto: assumiu 1 posição defensiva com garra sendo 1 peça de xadrez importante. Para 2011, mais ritmo e apostar nos passes curtos ou em 3 D :)
. Favio: é o mais novo da equipa, e apesar de pouca técnica tem garra e luta dentro do campo. Para 2011, ouvir os gritos do Capitão :)
. Puma: cumpre a letra as suas funções quando principalmente pressionado. Para 2011, garra e muita saude para conseguir dobrar melhor os joelhos :)
. Quim: nova aquisição revestido de cameleão - passou de Branco para Preto com Presença. Para 2011, voltará  para os Brancos com cabeça bem assente :)

Pretos:
. Ismaiel: potente que mostra potencial enorme quando defende mas atrapalha quando corre por todo o lado atrás da bola. Para 2011, acertar mais na bola e menos no jogador... levantando mais a cabeça :)
. Flavio: jogador veloz que possui um passe inigualável e não desiste das jogadas. Para 2011, um par de chuteiras para um jogo menos aéreo :)
. Gabi: sem duvida uma revelação 2010 com bons pormenores técnicos, mas as vezes exagera na individualidade e prejudica acções da equipa. Para 2011,  dieta+ fortalecimento sinonimo de mais potencial... e nada de choramingas :)
. Miguel:  médio organizador maratonista que fomenta o passe curto e o controlo. Para 2011, pedimos-lhe para trocar de óculos + potentes para passes longos e acompanhar seu adversário quando defende :)
. Ruizinho: qualidades defensisvas ++ com muitas vitorias no seu activo, quando esta presente. Para 2011, um ano de ausências calculadas, esperando por parte dele organizações de jogos / eventos / casamentos,.... :)
. Tó Zé: técnico e bom posicionamento no campo com boa qualidade de passe do ext. do pé. Para 2011, que mostre mais presença/garra dentro do rectângulo de jogo suando sua camisola e rasgando a dos outros :)
. Zé Grande: Maior guardião 2010... mérito pela forma técnica exibida nos grandes clássicos. Para 2011, com menos uns dedos nos pés pedimos-lhe que guarde os da mão,  porque fazem jeito quando se é guardião.

 GRANDE ABRAÇO AOS FUTSALQUINTISTAS !!! .... BOM ANO NOVO 2011