O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

1º empate da época 8X8

10 jogadores em campo e, no inicio, numa distribuição tacticamente racional, a maioria mais perto da sua própria baliza do que da adversária como assim aconteceu com os Pretos. Não se trata do triunfo das ideias defensivas, trata-se do primado da organização defensiva (o jogo construído a partir de trás segundo muitas jogadeiras e de quem entende de Bola). O jogo, porém, imprevisível, nem sempre respeita esta lógica numérica e, muitas vezes, ela altera-se e a equipa fica a defender com menos jogadores do que pensava, surgindo exposta a situações de, por exemplo, «2 para 1» ou «3 para 1», em inferioridade numérica. Situações que aparecem com muita frequência.

No fim do encontro, onde os Brancos acabaram, por ter menos um jogador, por ter sofrido demasiado porrada de André a defender em cima da sua área, Loto elogiou o comportamento mas lamentou a opção porque "uma das nossas principais qualidades é saber defender com poucos!". Falava sobretudo da estrutura defensiva Preta, mas a ideia também aplica-se ao comportamento de uma equipa no seu conjunto. A capacidade dela saber gerir os diferentes momentos do jogo (defender, atacar e transições entre eles) não está directamente relacionado com o número de defesas ou avançados que surgem no papel, mas sim na capacidade de, no jogo, a maioria dos jogadores conseguirem interpretar essa mudança de comportamento, alternada e sucessivamente.

Por isso, muitos vezes os melhores «defesas» são os avançados que sabem quando a equipa lhes pede um comportamento de recuperação e cobertura para o qual em principio não nasceram no plano de jogo. É um dos maiores méritos dos Pretos: saber baixar o bloco a partir dos avançados e, defendendo, começar a prepara a melhor forma de...atacar. Ou seja, com esse recuo (estratégico ou necessário) também convida o adversário a subir e com isso ganha espaço nas suas costas para depois lançar ataques rápidos.
Penso que a tentativa de evolução dos Brancos também passa por isso. A equipa tem que ficar mais junta de trás para frente e não pelo contrário,  uma equipa que quer procurar sobretudo um jogo de transições o mais rápido possíveis e abrir alas com espaços vazios entre os jogadores. A equipa Branca ganho vantagem muito cedo até J.Guilherme ter sofrido golpe cirúrgico que o impediu de correr.  Olhando o indefinido actual modelo de jogo dos Pretos, expresso nas mudanças e hesitações (de jogadores e ritmos), conseguiram no entanto alcançarem o empate por 8X8.Uma equipa constituída por elementos unidos, sem velocistas mas que acreditam cada vez mais numa primeira posição até ao final deste ano 2011.


jantar de natal
Noite inesquecível... só faltaria as nossas meninas :)

3 comentários:

  1. O jantar de natal foi como sempre um momento de excepção. E o que seguiu foi um momento de euforia bem passado entre amigos.... coloridos ??!!! ... Claro que acinzentados seus parvos :)

    ResponderExcluir
  2. Que dor de travessão tive no dia seguinte e uma secosa terrível :(

    Valeu os sonhos :=)

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao jogo fomos sinceramente roubados. O André devia ter levado primeiro amarelo quando aplicou-me uma paralítica no joelho e um vermelho directo quando limpou a sapatilha na minha perna. ATENTADO aos Brancos !!!!

    Tão zangado e de mau feitio foi esse gajo que se foi embora com uma caixa inteira de mel. Pessoal, teremos que esperar mais um mês :)

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem