O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

5X4 nasce da cabeça para os pès para Pretos sem contestação

Existem jogos que confundem conceitos mais básicos. Há, nas jornadas, a ideia que conciliar vários jogadores mais tecnicistas torna uma equipa demasiado leve na disputa do jogo. Não é pacifico dizer que o futebol nasce dos pés para a cabeça. Mas também não é dizer que nasce da cabeça para os pés. As duas perspectivas são verdade. O jogo tem os dois sentidos. O jogador também.

Vejamos a jornada passada os Brancos - Pretos e vejamos como o conceito da «quase grande equipa » pode fazer sentido. É a definição tentadora para encaixar a dissonância entre o talento dos Pretos sem jogadores "devastadores". O perfume técnico de todos eles hipnotiza. A face tecnicista, devotos da bola no pé, longe dos mais idolatrados conceitos de pressão, leva a desenvolver a teoria que todos juntos tornam o quinteto competitivamente leve e  intenso. As melhores equipas resultam do melhor cruzamento de estilos, mas a base do chamado «jogar bem» está num ponto mais claro: qualidade de decisão... por isso mesmo ficaram de parabéns Ruizinho na contenção, André em subida de forma, Luis a distribuir a forma/bola, Miguel em movimento e Flavio em explosão.

Nos Pretos o «problema» é que muitos jogadores decidem melhor do que outros não tanto porque executam  melhor mas porque pensam melhor. É o futebol a nascer nos pés com vários anos de experiência nas camadas "evolutivas". Vejam Tó Zé, e vejam um festival de técnica. João também trata bem a bola e foi dele que conseguiram atingir 4 golos.... de quem queria mais ganhar. Gabi, já foi jogador de excepção mas actualmente é um «circo de futebol». Finta como desliza os seus colegas de equipa. Finta demais, porque o físico não acompanha. A qualidade de decisão, momento do passe ou soltar a bola, escapa-lhe muitas vezes. Está em questão o difícil futebol que nasce na cabeça. É a natureza do jogador a sobrepor-se e a não conseguir recuperar o auge do seu futebol como já o tínhamos visto. Isto é, a sua característica mais forte a ganhar vida própria nos pés quando aparece uma ação "milagrosa" e infelizmente isoladora. Mas, perante um jogador que em cada cinco jogadas de um para um finta o defesa em uma, como pode a equipa encontrar um equilibrio posicional e inibir o seu adversario ? 

E, durante os jogos, o ideal seria agora treinar mais o que faz pior ou menos no jogo (conceito de passe) ou insistir para aperfeiçoar  o seu ponto técnico mais forte? Ficar só pelo primeiro caso seria quase obrigar o jogador a treinar os...erros. Trabalhar o segundo caso seria treinar a...qualidade. Para explorar um jogador (seu ponto forte em função da equipa) a solução, acredito, passa maioritariamente pela primeira opção num jogo simples e a medida que os encruzamentos aparecem a 2ª opção surge naturalmente.

Por isso, mesmo sem a chamada «intensidade de jogo», quando a bola vai ter aos pés de jogadores acinzentados, o bom futebol aparece com a naturalidade como respiram. Perguntarão como é possível sem pressão e muitas segundas bolas ganhas? Simples, através do futebol a nascer dos pés para a cabeça. Porque, o determinante é a intenção com que na dinâmica do jogo se resolvem os problemas que estão sempre a aparecer. E, por melhor que se pense, em posse de bola, a maior parte deles, resolve-se com os...pés.

4 comentários:

  1. Brancos,
    temos que dar o litro nesta 5ª feira para alcançar os 3 pontos. Se nos unirmos faremos tremer Pretos com ou sem velocistas Alexandre e Ismaiel...

    Já agora gostaria de dizer o seguinte. Flávio que jogou Preto era Branco mesmo tendo os pés tortos:)
    Foi para os Pretos para equilibrar, OK ! aceitou-se.... e o Alexandre ?? Preto também ... para equilibrar??? sabendo que Ismaiel era o contra-peso de Flavio, perdemos um velocista para a GNR. Quem é que o substitua do Flavio-Branco???

    É que Ismaiel+Alexandre fazem um cocktail explosivo!!! Ma alguns dirão: " pois ...mas qdo Ismaiel não esta, fica desequilibrado...". Treta!!.. porque os Brancos não conseguem supremacia com um quinteto ainda debilitado!!!... nem todos conseguem acompanhar o ritmo de jogo até aos 20 minutos :(

    Para mim, o Alexandre (ou Emanuel se quiser ser acinzentado) deve ir para os Brancos.

    ...ou podemos ficar com Ismaiel e Pretos com Alexandre mas de qualquer forma tem que haver consenso na saída de Flávio e na entrada de Alexandre nos Acinzentados

    J.G.

    ResponderExcluir
  2. Pergunto eu, eles são para continuar a vir?
    e na semana passada, os três compareceram?
    então qual foi a razão da derrota?

    André Vaz

    ResponderExcluir
  3. Sem eles o Team Branco já nem tem pedalada suficiente :(
    O Ismaiel é um jogador "associado" e Alexandre assinou verbalmente. Depois, depende das suas disponibilidades consoante as actividades profissionais. Mas quando estão presentes Tchau Gabi e tchau Bruno após alguns minutos por limitações fisicas mais do que evidentes :(

    J.G

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem