O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pretos perdem 6x7 com a lingua de fora

Para os Brancos foi fácil atingir este nível de auto-controlo ganhando por 7x6.

Para os Pretos atingiu numa fase inicial momentos de vertigem ofensiva que quase se traduziam em excesso de velocidade futebolística. Luis, André, ruizinho, Miguel pareciam voar para a baliza em contre ataques por desalinhamento habitual da defesa Branca nos primeiros minutos do encontro. A dificuldade em gerir o ritmo de jogo condicionou, no entanto, a clareza do seu domínio de jogo nos momentos em que ele é mais evidente.

Frente a um quinteto Branco em permanente sacrifício táctico por ausência de Bruno e anteriormente de J.Guilherme, pouco organizado na sua área defensiva, o quinteto Preto acelerou demais os seus movimentos com bola. Em teoria, a estratégia podia ter sido demolidora. Noutras, perspectivas confundiu as suas próprias ideias, tal a dificuldade que tem em baixar o ritmo e continuar a…jogar bem. Sempre que o tentou fazer, ou, a partir do meio da primeira parte, foi forçado a fazer por razões físicas, e perdeu o controlo do jogo. Ou seja, os Pretos não conseguem jogar bem de forma mais…lenta. O seu bom futebol só conhece o ritmo acelerado. E sabemos nós, que nenhuma equipa aguenta 60 minutos num ritmo acelerado. Sempre que as rotações tácticas baixaram, a tenda de futebol Branco pegou no jogo e, através do método, jogou como um relógio sofrendo por vez golos infantis (ex. Mogli e Puma - livro da selva).

Chegados a esta fase da jornada, todos conhecem as características dos seus jogadores e adversários. Podem existir pequenas nuances de posicionamento ou de movimentação mas, existe ainda aqueles que conseguem fazer a diferença de um para um como foi o caso de Tó Zé. Um jogador que viveu isolado de tudo isto quando era Preto, mas, integrado neste novo cenário, é decisivo para a sua expressão e faz a diferença no resultado... porque marca golos e posicionalmente verifica-se grandes melhorias.

Antes dos jogos, porém, a questão física já se colocava (e continua a colocar) para as duas equipas: os Brancos. Ou seja, sabe-se como a equipa joga, a qualidade da sua ideia de jogo e jogadores, mas neste momento, duvida-se se será capaz de a colocar em prática devido a questões de limitação física. É uma duvida perturbante após regresso de J.Guilherme (sem ritmo) e a lesão de João no abdutor direito, falando ainda do "peso" de Bruno. Gabi em excelente ascensão futebolística jogou bem e distribui em tempo certo passes de Ouro, revelador de um outro espírito de jogo... técnico, rápido e eficaz. A questão reside em saber se Gabi e Tó Zé poderão ter mais liderança??... A equipa será reagir a saída forçada de uma pilar importante da equipa??

Nos Pretos, a questão física também esta na ordem do dia com ausência de Ismaiel e o baixo ritmo de Luis que não consegue impulsionar sua equipa para frente. Um jogador não pode viver acima da sua equipa, sem correr e fazer apenas correr os outros, dirão alguns. Noutro ponto da jornada, a força do colectivo Preto para, em momentos desacertados, perante o domínio adversário. Tentar controlar os espaços é algo de fundamental mas ninguém o preconiza por "cansaço" e/ou desacerto fisico-moral. Coloca-se a questão se conseguirão reduzir a desvantagem e impor um ritmo mais acertado até ao fim de uma partida.

Revela-se que nesta jornada, a bola que percorreu o rectângulo de jogo tinha características de "balão". Os remates a distancia lançados pelos Brancos incomodaram Zé Gde. Trajectórias desenhadas na atmosfera difíceis de julgar o ponto de queda só foram exploradas contra os Pretos. O remate canhoto teleguiado, levou a ideia Branca à sua máxima potência, deixando Gabi e Tó Zé experimentarem tal fenómeno. Na baliza contraria, Puma necessitou de um inteligente controlo de ritmos para superar dificuldades já conhecidas por todos e nunca foi incomodado com remates de longe... como também ,como mal, sabe fazer Isamaiel!

No quadro táctico verde, a máquina Branca juntou melhor as suas peças, isto é, colocou os seus jogadores impulsionado por João, num jogo partindo de trás para a frente, com médios ofensivo-defensivos, e triângulos Gabi-J.Guilhereme-Tó Zé, mais juntos. A bola passou, então, a aparecer com outra clareza no rectângulo Preto, por terra, e abriu a porta secreta para o golo. Se este quinteto Branco conseguir um superior ADN de cultura táctica (em triangulo) a sua dinâmica poderá ser demolidora. É a questão da personalidade homogeneizada apurada (=bom entendimento), dos olhares que se trocam durante o jogo, da forma como, nos momentos mais difíceis, sabem agarrar a bola e controlar os diferentes ritmos de jogo, conseguindo sempre crescer até ao minuto 60. O transfere do lado emocional para a vertente táctica. Mantendo sempre o pace-maker do quinteto com os batimentos táctico-cardiacos correctos. 

Brancos passam a frente.
Ausentes: Ismaiel (P), Flavio (B), Bruno (B)

13 comentários:

  1. Jornada francamente dinamizadora quando ainda vejo Gabi e Tó Zé serem capazes de furar a barreira Preta com classe!!
    Gabi em plena expansão dos seus dotes técnicos conseguiu por a sua disposição o rigor táctico, oferecendo passe milimetrados - à primeira - Realço ainda que nunca perdeu a bola em posição defensiva, sem ter que inventar !! Foste Grande!!

    Tó Zé em plena expansão táctica, técnica e aguentando o jogo todo sem quebra de ritmo. Não acelera mas também não desacelera sendo hoje uma peça fundamental ao nosso Team. A confiança reflecte-se nos potentes remates a baliza... traduzidos com golos por favor!!!

    ResponderExcluir
  2. Malta,

    Grande convivio no Sábado. Estou farto de dizer que temos de fazer mais vezes.

    Aproveito para lembrar que preciso das cópias dos BI para Domingo.

    O melhor é enviarem-me para o email (joao_vagos@merck.com) ou levarem na 5ª feira. Já agora podem levar-me também os 10€ para pagar o torneio.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Amigos:

    A equipa que faltou propos-nos jogar na próxima 3ª feira às 20h.

    Vão pensando nas vossas vidas e na 5ª feira falamos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Boas,

    Tou num nível altíssimo de jogo e de prática futebolística!!!
    Como dizia um grande filósofo (e não era o Futre...) "A FORMA É MOMENTÂNEA, MAS A CLASSE É ETERNA!!!

    Acerca do jogo para 3ª, eu acho que, se eles quiserem, o jogo marcava-se para o próximo fim de semana vago (prevenindo assim a possibilidade de ausências de jogadores nossos ou do treinador - nem nesta nem na próxima 3ª vou poder estar a assistir...); Caso eles não estejam interessados a falta de comparência é deles!!!

    Hasta 5ª
    Gabriel

    ResponderExcluir
  5. 3ª feira!!! Estão mas é malucos!

    Eu ás Terças trabalho até às 7.45/ 8h na privada e, sem me querer meter na vida dos outros, o Zé Guilherme penso que também... ou pior, ele só sai do Centro sempre para lá das 8h.

    Voto contra, azar o deles! Durante a semana é impossível, a não ser que queiram jogar à quinta-feira na nossa hora e no nosso pavilhão :)

    Abraço

    Luis

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Luis, ou seja o que Eu penso, Ele pensa sempre depois :)

    3ª feira é impossível para mim por acabo por volta das 20h30 as consultas. Reforço a ideia de ser para 5ª no nosso pavilhão e na nossa hora!!

    Luis também propôs nesta 5ª feira haver um break no campeonato e treinar-mos, assim como já o tinha referido Gabi na semana passada.

    A ideia seria jogarmos com coletes e ensaiarmos uma equipa que seria "titular", experimentando duplas e acções construtivas. As substituições seriam trocas de coletes para ensaio de alternativas e outras duplas de furor.

    Para aqueles que já tem experiência em torneios, sabemos que é necessário uma boa disciplina do grupo, compreensão no momento do jogo e aceitação democrática nas substituições. Se conseguirmos alguns mecanismos/duplas e/ou acções construtivas na 5ª, então porque não??

    Luis, traz o quadro branco, canetas e se for preciso trago o "Subbuteo" do meu filho :)

    ResponderExcluir
  7. Para o capitão João que se lesionou um site interessante:

    http://www.clinicadeckers.com.br/html/orientacoes/ortopedia/020_dist_virilha.html

    Abraço
    J.G.

    ResponderExcluir
  8. João:

    Os exercícios estão fixes. No entanto, neste momento esquece o gelo. Continua com os anti-inflamatórios e principalmente os alongamentos. Alonga até onde doí, depois vai um pouquinho mais além, sem forçar muito e aguenta.
    Um exercício bom, é juntares as plantas dos pés e abrires as pernas. Depois colocas as mãos nos pés e os cotovelos sobre os joelhos e forças para abrir um pouco mais. Vais sentir que alongas bem.
    Quinta aparece para ver como estás. Aqueces bem, e até podes tentar jogar alguns minutos para ver como te sentes.
    Abraço

    Luis

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Amigos

    Tenho me sentido bem e tenho alongado.
    Quinta feira lá estarei para ver como está e espero que esteja melhor.
    Já agora vou passar braçeira de capitão porque anda muita gente a cobiça la e como não estou agarrado ao poder irei coloca la a disposição dos que a desejarem.

    Abraço,

    João Garrido

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo João,

    Não percebeste bem, porque a braçadeira nunca a tiveste! És capitão por ser a tua alcunha :)

    Na serie dos exo, aqui vai outro da RPG (www.reeducaoposturalglobal.hpg.com.br)e que é muito util para alongar a cadeia muscular inferior, aliviando e alongando o adutor:

    - calcanhares juntos e ponta dos pés em leque (abertos), dobras completamente os joelhos e de braços esticados fixas as tuas mãos nas pontas dos pés (ou seja, ficas de rabo empinado e mãos na ponta dos pés).
    - A seguir, vais lentamente, ao ritmo da expiração esticar por etapas os joelhos até não poder esticar mais e ficas a aguentar 10segundos com inspiração-expiração, para finalmente largar as mãos dos pés e desenrolar as tuas costas para ficar direito.
    -A dificuldade deste exo reside em nunca mexeres as mãos que estão fixas as pontas dos pés, até ao desenrolar das costas!

    Nesta fase, o gelo não faz mal, nem bem. Mas aconselho agora quando fizeres a noite alguns alongamentos, fazeres previamente calores humidos. Ou seja, aqueces agua para dentro de uma botija de agua. Humificas uma tolha de banho que enrolas a volta da botija. Colocas durante 10 minuto na virilha.

    A seguir começas exo de alongamentos + abdominais e seus alongamentos. Não esquecer um aspecto importante da Pubalgia que é um desiquilibrio muscular pelvico do adutor e isquiotibias abdominais fracos !!

    Por fim, colocava um adesivo anti-inflamatorio "transact" para toda a noite... e tem paciência mas repouso absoluto toda a noite :)

    ResponderExcluir
  11. Aqui vai minha assinatura anonima
    J.G.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde malta

    aqui vão os meus comentários ....

    SABADO..
    Fiquei com água na boca por não ter podido ir. Depois de ler o comentario do Loto ainda estou pior, quem me conhece sabe que não troco uma jantarada por ..............

    JOGO DE 3ªFEIRA
    Nem pensar.

    JOÃO, CAPITÃO
    Não é preciso braçadeira, basta ser lider natural em campo.......


    CUMPRIMENTOS e larguras para os CINZENTOS
    ZÉ Grd.

    ResponderExcluir
  13. Um grande VIVA ao Zé GRd qu já esta online connosco....
    Já sentíamos falta dos teus comentários!!

    Eu, também com muita pena não participei na jantarada porque o meu filho mais novo decidiu pintar-se as pintinhas vermelhas :)

    J.G.

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem