O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Novo modelo de equipas fez brilhar Vermelhos (futuros)

Em qualquer jogo, dentro de qualquer grande equipa, a ideia colectiva complementa-se, a cada jogada, pelo instinto individual. Existem, porém, jogadores que conseguem transformar um jogo inteiro num resumo de três minutos. Os acinzentados tem vários.
Quando na passada jornada falava-se neste novo modelo de equipas, que Vermelhos (futuros) era a equipa mais forte  em «ataque posicional», estava-se a falar de algo que está muito antes da dinâmica mas que, em campo, é o que dá o correto enquadramento para essa mesma dinâmica ser eficaz: os jogadores estarem nos sítios certos para manter a posse de bola fazendo-a avançar. A seguir, pressiona logo quando a perde para a recuperar. Também essa pressão (para ser eficaz) é feita a partir da organização. Nesse ponto, porém, a fórmula-Vermelha não foi forte, e até resultou melhor para Verdes (futuros) que souberam impor ritmo e posicionamento estratégico.

É natural, em qualquer jogo em que existe 2 suplentes, que os jogadores reivindiquem uma quota de protagonismo individual para um diferencial na tabela dos marcadores. A reciclagem táctica de ambas as equipas  levou a criar um quinteto sempre diferente, com níveis diferentes nas trocas de jogadores  e a consciência de que este jogo de treino  exigiu reflexão. 

Eis o dilema: a táctica ou o individual? Sem bola, não se podem querer muitas coisas num jogo. Adaptar os princípios de jogo habituais (com bola) a essa outra forma de vida (sem bola) é confrontar uma equipa com esse terrível choque futebolístico entre o «querer e poder». A ver vamos querer ver... quando falhar um elemento mais preponderante as equipas.

Por isso, dentro dessa «mutação inovadora», acreditamos que haja equilíbrio  em espaço temporal...

2 comentários:

  1. Pessoal!

    tem chovido muitissimoooooooo ontem, de noite e hoje. O dia ainda não acabou e o instituto meteorológico anunciou céu escuro e muita agua :(

    A questão: O pavilhão estará em condições logo a noite ?? Quem pode lá ir passar para averiguar estado do piso??

    Enviar-me SMS para eu e o Quim (Luis não vai) fazermos viagem desnecessária.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não posso ir, mas prometo uma garrafinha de champanhe para a semana. Não levo mais porque as minha últimas cinco foram todas parar às vossas gargantas, por isso alguém que se chegue à frente... mas atenção É SÓ PARA A SEMANA QUE VEM!!!

    Bom jogo e divirtam-se!

    PS: como devem saber, na semana passada não pagaram nada pela carne pois "eu" acarretei com o pagamento dos 7€, por isso, para a semana não me chateiem a cabeça porque eu não tenho nenhum dinheiro na carteira :)

    Abraço,

    Luis

    ResponderExcluir

Deixa aqui a tua Mensagem