O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Em Jornada atipica Brancos levaram a melhor com ou sem pontuação?

Como todos sabem, a pontuação é dada da seguinte forma: os vencedores ganham três pontos, quem empatar leva um ponto, e os derrotados mantém sua pontuação de antes do jogo inalterada, ou seja zero ponto. Este jogou contou para a tabela classificativa?... não sei,... não estava lá e não tenho cronica para disseminar.

Nesta 5ª a mais e mais presenças ainda para dar volta a qualquer resultado nos acinzentados :)

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Equipa fraca (B) fortalece equipa forte (P) - num jogo desequilibrado 15X3

 Iniciamos esta cronica com algo de especial e de interesse geral para os acinzentados. A "teoria do equilíbrio" e mais especificamente o tipo de jogos ; simétricos e assimétricos.

Tipos de Jogos

Simétricos e assimétricos

Um jogo assimétrico

E F
E 1, 2 0, 0
F 0, 0 1, 2
Um jogo simétrico é aquele no qual os pagamentos para os jogadores em uma estratégia particular dependem somente da estratégia escolhida, e não de quem está jogando. Se as identidades dos jogadores puderem ser trocadas sem alterar os pagamentos obtidos pela aplicação das suas estratégias, então este é um jogo simétrico. Muitos dos jogos 2×2 comumente estudados são simétricos. As representações padrões do Jogo da Galinha, do Dilema do prisioneiro, e da caça ao veado são todos jogos simétricos. Certos acadêmicos estudam variações assimétricas destes jogos, contudo, a maioria dos pagamentos deste jogos são simétricos.
Os jogos assimétricos mais comuns são jogos onde existem grupos de estratégias diferentes para cada jogador. Por exemplo, o jogo do ultimato e seu similar, o jogo do ditador tem estratégias diferentes para ambos os jogadores. É possível, contudo, para jogos que tenham estratégicas idênticas para ambos os jogadores, que ainda assim sejam assimétricos. Por exemplo, o jogo representado na figura à direita é assimétrico, a despeito de possuir estratégias idênticas para ambos os jogadores.

Soma zero e soma diferente zero

Um jogo de sedução

Brancos Pretos
Brancos 2, −2 1, 1
Pretos 1, 1 3, −3
No jogo de soma-zero o benefício total para todos os jogadores, para cada combinação de estratégias, sempre somam zero (ou falando mais informalmente, um jogador só lucra com base no prejuízo de outro). O Poker exemplifica um jogo de soma zero (ignorando possíveis vantagens da mesa), porque o vencedor recebe exatamente a soma das perdas de seus oponentes. A maioria dos jogos clássicos de tabuleiro é de soma zero, incluindo o Go e o Xadrez.
Muitos dos jogos estudados pelos pesquisadores da teoria dos jogos (incluindo o famoso dilema do prisioneiro) são jogos de soma diferente de zero, porque algumas saídas têm resultados combinados maior ou menor que zero. Informalmente, em jogos de soma diferente de zero, o ganho de um dos jogadores não necessariamente corresponde à perda dos outros.
É possível transformar qualquer jogo em um jogo de soma zero pela adição de jogadores espúrios (freqüentemente chamados de o tabuleiro), para o qual as perdas compensam o total alcançado pelos vencedores.

Simultâneos e sequencial

Jogos simultâneos são jogos onde ambos os jogadores movem-se simultaneamente, ou se eles não se movem simultaneamente, ao menos os jogadores desconhecem previamente as ações de seus adversários (tornando-os efectivamente simultâneos). Jogos sequenciais (ou dinâmicos) são jogos onde o próximo jogador tem conhecimento da jogada de seu antecessor. Isto não necessita ser conhecimento perfeito a cerca de cada ação do jogador antecessor; ele necessita de muito pouca informação. Por exemplo, um jogador deve saber que o jogador anterior não pode realizar uma ação em particular, enquanto ele não sabe quais das outras ações disponíveis o primeiro jogador ira realmente realizar.
A diferença entre jogos simultâneos e sequenciais é capturada nas diferentes representações discutidas acima. Forma normal é usada para representar jogos simultâneos, e a forma extensiva é usada para representar jogos sequenciais.

Perceberam alguma coisa?? .... Se Não, é porque é absolutamente normal após o jogo da passada jornada na qual a equipa Branca desfalcada com 2 elementos  (1 leve e outro de peso) ficaram ainda com o guardião menos experiente e um jogador novato. Onde esteve o Equilíbrio, a Igualdade de oportunidades !! Que boa Assimetria já calculada no primeiro minuto de jogo, e um resultado mais do que esperado numa partida de xadrez de Reis e Rainhas contra Piões. 
A igualdade de oportunidades prima ao Team "forte",  em jornadas atípicas, de promover uma boa partida, e isso cabe ao  bom senso comum das partes interessadas. Ganhar é bom... certo!... e é  para a tabela de pontos,.... OK!.... mas não me parece ser bom para um jogo desequilibrado com 12 pontos de diferença! Porque se nos regemos pela indiferença os Brancos podem perfeitamente alegar que o guardião Quim é exclusivamente Branco,... e criava-se aqui um fosse cinzento.

Já nos conhecemos a muito e por esta razão damos valor ao nosso conjunto futsalquinta. 
- valor do  respeito pela a outra equipa
- solidariedade e entrega pelo outro
- espírito de equipa
- lealdade no relacionamento interpessoal
- procura permanente na qualidade de jogo com EQUILÍBRIO


E passo os Direitos e Deveres dos Acinzentados :)



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Resultado a favor dos Pretos sem comentário 9X5

De entre o conjunto de teorias que foi sendo debitado, desde o início da época, para o mau campeonato dos Pretos, nenhuma fez tanto sentido como a que afirma que, muito simplesmente, os Brancos começaram melhor, mais preparados e com jogo bonito.

A verdade é que, chegados a Fevereiro, os Pretos, não precisando de jogar muito mais do que na época passada, é neste momento a melhor equipa em campo quando esta completa e.... quando existe na verdade um pivô defensivo que trave os Brancos!

Por enquanto não há distância cavada entre as 2 equipas. Então, como se explicam as exibições fantásticas da equipa "maravilha" do primeiro terço do campeonato - Branco? Uma descida à terra forçada quando alcança muito cedo a vantagem no marcador? O nervoso miudinho do "miúdo"? Apenas a melhoria dos Pretos? A explicação passa por estes factores... que só Loto ou Gabi que foram desafiados para escrever a crónica desta semana poderão explicar, escrevendo Preto no Branco.

J.Guilherme, provou que o Blog é um projecto a longo prazo e que todos podem contribuir a sua maneira. "Eu falto, ... tu escreves ou melhor .... "eu quero escrever" dirá qualquer jogadeira.  Lembram-se da Cronica do Luis da semana anterior?