O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

terça-feira, 29 de novembro de 2011

DOR DE CABEÇA ATINGE BRANCOS QUE SOFRERAM 9x3

Os golos de Miguel, André e Luis justificaram e selaram 3pontos frente a Brancos irreconhecíveis. A formação Preta, uma equipa interessante nesta jornada, fez sensação no pavilhão Ançãnense. Os Pretos cairam com estrondo.

Ao contrário do que seria de esperar, os Pretos entraram mais decidido e a ganhar: Miguel ensaiou um remate perigoso de meia distância, Quim defendeu para canto e André centrou para o pé mortífero de Luis, um elemento perigoso que abalou de forma decisiva a defesa dos Brancos. A equipa Preta mostrava-se perigosa nos lances de bola em contra ataque.

A formação Branca, conhecida como  «Ambiciosa», jogava num passo mais lento, cabendo a não sabemos quem organizar a defesa...(!!??). Pois, bem mal... Gabi, J.Guilherme e Tó Zé  dobraram o meio-campo ofensivo, abrindo tanto espaço entre linhas para compor as entradas dos Pretos na área. Essa era também, aparentemente, a estratégia envolvida do contra-ataque. Mas parecia incorrecta, por muitos instantes, dado o desacerto de João e companhia nas marcações.
Aos poucos, as oportunidades dos Brancos, geradas por J.Guilherme , Tó Zé ou João, desapareciam nos cortes da defesa Preta. Os Brancos ficaram-se pela ameaça sem colectivo existente, e menos ainda, frente a baliza guardada por Zé Grande.

Mas conseguiria a equipa dos Pretos resistir ao teste do tempo? Na baliza, o guarda-redes zÉ gRANde afirmava que sim. A equipa  continuava a acreditar na surpresa, porque enquanto o adversário não marcasse, a ilusão não desmaiava em espetar mais ainda. E, de facto,  esteve a ampliar a vantagem: mais umas situações frente a Quim - isolado dos seus companheiros sofreu dor de cabeça das Grandes - !!

Finalmente, após 60 longos minutos para Brancos, a dor aliviou com o apito final do terrível encontro.  Os Pretos sublinharam uma superioridade evidente conseguindo fechar portas ao ataque Branco e gerando uma organização ofensiva que trocou o sentido posicional e passou a derrota ao adversário!..

NB: ESTA 5ª FEIRA TEMOS JANTAR DE NATAL.... SEM FALTA NO GAUCHÃO ENTRE AS 20H00 E 20H30.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PRETOS CANSARAM-SE TACTICAMENTE E DEIXARAM ESCAPAR 3 PONTOS

Uma equipa a jogar bem é, essencialmente, o respeito por quatro ou cinco boas ideias de jogo estendidas pelos seus diferentes três sectores: defesa. Meio-campo e ataque.
A questão física ou a motivação são conceitos, por si só, vazios. No jogo, tudo isso tem um transfer táctico. Ou seja, não estar em condições (atléticas) para dar a melhor dinâmica aos princípios de jogo ensaiados, não estar com os índices de concentração (mentais) para, a cada jogada, tomar a melhor opção. Tudo isto é táctico. Quando um team sente a equipa física e mentalmente fragilizada, tem de a adequar tacticamente a essas circunstâncias. Quase como lhe encontrar um refúgio (mexer na distribuição dos jogadores, explorar mais o jogo posicional) para que, aos poucos, ela volte a respirar. Os Pretos tem quase sempre essa cultura, excepto quando Brancos invertem o vapor:
 
Uma tese bem desenvolvida, e divulgada, no inicio desta época é que a forma de jogar dos Brancos (pela velocidade) cansa muito mais do que a forma de jogar dos Pretos  (por ser mais lenta). É uma falsa questão, nem o jogo pode ter essa leitura tão simplista...  Desde logo porque a táctica não é mais rápida ou mais lenta. A táctica é mais ou menos inteligente... e nesta passada jornada Brancos levaram a melhor na 2ª parte.
Por exemplo, a maior posse e circulação de bola pode, desde logo, obrigar a um desgaste mental (concentração táctica) muito maior, pela necessidade de execução técnica e tomada de opções com bola permanente, do que a mera velocidade que implica esse maior impacto físico imediato (piques, correr mais), mas extingue mais depressa a jogada e a sua concentração nela. Pretos entraram a matar e rapidamente alcançaram o 2X0. Num ritmo constante e bem posicionados conseguiram manter o diferencial de 2 golos a frente do adversário Branco.
 
São todos estes factores que, cruzados, desgastam mais ou menos o Team Branco até a quase chicotada psicológica. A única coisa que a pode manter ou afundar é a…táctica! A casa posicional que abriga a equipa e, delimitado cada espaço, cada jogador, durante 60 minutos. A questão agrava-se quando o problema se estende por muitos minutos e sem substitutos Pretos.  O desgaste é grande e as dificuldades aparecem  em muitos vezes, onde o Team não percebe os melhores locais e ritmos tácticos para re-activar os seus princípios de jogo, salvaguardando o seu resultado.
 
A coerência de jogo não é um conceito absoluto. Ou seja, numa adaptação clássica de reposicionamento, a cada jogo, ao longo dos 60 minutos, será sempre cada equipa e suas circunstâncias. O (bom) jogador é aquele que aproxima os seus jogadores (ou leva-os a descobrir) o seu máximo potencial. Não só no global, mas também em cada jogo específico (pois é uma ideia que também deve ser cruzada com as circunstâncias, as necessidades, de cada jogo). Os Brancos, por exemplo, foram nesta jornada, mais funcionais/inteligentes quando começaram a encruzarem passes na area do guardião Zé Grande em vez de rematar solo e sem consequências. Daí recuperaram para um empate e nunca mais deixaram de serem ultrapassados conseguindo uma vitoria por 6X5.
 
Em suma. Compor a defesa depois de ver o que o adversário exige. Montar o ataque sempre com ideias próprias. Os guardiões Quim e Zé Grande foram as figuras desta jornada com excelentes defesas!!!

NO DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2011, TEMOS JANTAR DE NATAL NO RESTAURANTE GAUCHÃO. MAIS PORMENORES SERÃO DIVULGADOS QUANTO A EMENTA.