O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

UM JOGO DE PERNAS PARA O AR DITOU 8X8

Minuto 85. Penalti flagrante, com a bola a bater no braço de Gabi em plena área com uns Brancos a perderem 8X7. João desvaloriza a jogada e marca o canto  e coloca todo o peso do jogo nas suas costas. A equipa Preta defendia-se, segurando a vantagem, mas eis que a bola salta para o seu meio-campo  e um jogador surge isolado, com terreno livre para pontapear  na baliza do Quim. Estava ali o empate épico... e uma espectacular subida no resultado...

Começando de inicio, eram alguns metros, pareciam quilómetros quando a equipa Branca demorou em posicionar-se começando o jogo com um elemento novo -Fabio-. O inicio do jogo tornou-se uma metralhadora a apontar para a baliza de Zé Grande. Imaginar as rajadas de golos sofridos tendo  como principal artilheiro Gabi, a festa estava em pleno, quando alcançaram rapidamente os 5-0. Os Brancos com os olhos esbugalhados, a respiração suspensa, demoraram a perceber o que lhes aconteciam.  Para Fabio em experiência num jogo sem substituições, foi tudo mau, na hora do passe, nas opções de fintas, no posicionamento em campo, tudo isto  pareceu ficar em câmara lenta. Para quem não conhece o Fabio, este parece ser a caricatura de "Paulinho", o ciclista atípico com dificuldades na coordenação. Como naqueles filmes em que até o som fica distorcido, assim estavam os Brancos. Existiu também uma questão de cansaço, físico de J. Guilherme que já tinha anunciado o seu SOS e que muito mal iniciou a partida sem saber como, contribuindo para a chuva de golos sofridos. Mas algo mais para além do futebol puro, a raça Branca não desmoralizava tendo pela frente uma missão impossível.... marcar 5 golos ao Quim. Na hora do remate, ai estava, todo aquele peso levando-os a carburar, ups, já perderam tempo de remate, mas ainda deu, olhando o ângulo, o guarda-redes já parecia maior, e é…como todo o peso do mundo lhes caíssem em cima, os Brancos tropeçam desequilibram-se e os remates  saiam a figura do guardião. E a bola, claro, mudava rapidamente de meio-campo para os Pretos, deixando aparecer todo o tipo de malabarismos/gri-gris/cuequinhas de Miguel, Flavio e Gabi, e excelente coordenação para ferir mais ainda seu adversário. Tudo aparecia no Team dos Pretos com excelentes movimentações e bom espírito de equipa. No incio, para ajudar, até Zé Grande deixou-se contagiar e sofrer golos imperdoáveis.

Tudo isto podia parecer demasiado romanceado, mesmo nas jogadas decisivas. E todos os jogadores  Pretos revelaram o potencial táctico-técnico. E falhar golos... nem por isso porque foi do 100% sem razões para desculpas. Fabio tinha entrado logo no Team sem poder de adaptação para segurar uma equipa em desfalque. As primeiras jogadas colocou-o, subitamente, numa improvável fronteira do heroísmo. Terá sido o jogador errado na hora…certa. Imagine-se os truculentos Pretos, ratos do contra-ataque (Tó Zé, Ismaiel, Gabi...) naqueles lances. Também podia falhar, claro. Duvidou-se que falhasse tanto quando anunciou seu historial futebolístico. Os Brancos desapontados em silêncio, sabiam que o peso do mundo seria diferente nesta jornada para esquecer. Isto é, Fabio falhou muitos passes, isolou-se sem levantar a cabeça, rematou sem alvo na mira, mas o certo é que nunca desistiu e deu luta até ao fim. De forma mais humana, mudando a  perspectiva Fabio foi capaz de compensar jogadas de perigo, incomodar nos pés do adversário e até ter tido oportunidade de criar diferença com sua excelente aceleração.... sem nunca ter tido receio de ir a guerra com quem quer que fosse.
 
Bem, foi um final surreal para um jogo disputado sempre nos limites da emoção. A armadilha em que os jogadores Pretos caíram é um clássico quando se alcança rapidamente uma vantagem substancial. Irreal foi mesmo espetar 8 golos ao guardião Quim que não quis deixar mal Zé Grande.
Os Brancos, com o coração táctico nas mãos, fizeram 8 golos em bolas em movimento sem os últimos artilheiros Loto e Luis em parte-time. Mas, depois, o jogo levou-nos para  dimensões improváveis de calcular que não são claramente os nossos. Foi o caso de João que pacientemente soube mandar na defesa e organizar ao mesmo tempo os ataques e marcar 2 golos. Inicialmente isolado a frente perante a sua essência, André conseguiu com muito mérito preencher os espaços da linha dianteira mas também defensiva abrindo o marcador para 1X5 e espetar mais a frente mais 2. J. Guilherme num corpo-fantasma  nunca desistiu alternando erros e golos (3), sempre apoiado  pelos seus colegas de equipa. Zé Grande voltou a ser Grande e Fabio esgotado fisicamente respondeu sempre Presente.
A insustentável leveza humana perante a oportunidade de, num ápice, virar o jogo de pernas para o ar.  Virou quase! E tudo voltou à terrível normalidade de um empate num jogo e numa classificação pontual, deixando portas abertas para um Dezembro cheio de Prendas.
 
Brancos: Zé Gde, João, André, J.Guilherme, Fabio
Pretos: Ismaiel (lesionado), Gabi, Flavio, Miguel, Tó Zé

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

TACTICA PRETA RESULTOU 6X4

Boas notícias para os Pretos no regresso as vitorias, na última 5ª, no pavilhão Ançãnense.
Uma equipa que está recuperada do traumatismo que a afastou nas ultimas jornadas do 1º lugar e já  ambiciona mais sem limitações...
De regresso momentâneo esteve também o defesa central Ruizinho, depois de se ter baldado das aulas. Em sentido contrário, Flávio e Gabriel subiram ao rectângulo (como sempre) de jogo com boa disposição, amizade e companheirismo dentro do campo. A dupla ou melhor a tripla Ismaiel, Gabi e Ruizinho fecharam portas aos Brancos após 4 golos sofridos...  um deles, uma pura maravilha de Loto que surpreendeu Quim com um chapéu (....mas que chapéu !!!!... meus amigos!). Ruizinho trabalhou (não nas aulas...) em campo conseguindo o bloco desejado por ele. Liderou bem, e até organizou as substituições para maior coerência que se reflectiu por um lado no resultado final.
Miguel, por seu turno, trabalhou entre outros com Tó Zé  e Flavio e fizeram correr os Brancos, prevendo-se que as traseiras do "grupo dianteiro" estavam asseguradas.
Os titulares Brancos disputaram uma animada partida de futsal, carregada de boa disposição, própria de quem queria uma vitória. Puma, que esteve em dúvida para partida mas até foi utilizado nos primeiros minutos defendeu com garra mas acabou por sofrer um golitooo. Zé Grande entrou com notáveis defesas frente a Pretos mais organizados tendo sofrido um golitooo ... de uma extraordinária cabeçada nos altos de Ismaiel, batendo o guardião em chapéu.  Luis fez boas assistências mostrando um pouco mais de ritmo, embora longe da sua boa forma. João e Loto não  limitaram-se a ver os companheiros jogar e contribuíram para apoiar o ataque mas sobretudo fechara a linha defensiva. 
O empolgante jogo  que decorreu com muitas acções por parte das 2 equipas ditou um resultado que podia ter virado tanto para os Pretos como para os Brancos... mas até ao final os Pretos souberam gerir áperfeição as 2 substituições e acreditar até ao fim que podiam até GANHAR !

No final, houve conferência de imprensa com um jogador a fazer anos - Ismaiel - contribuindo com comes-e-bebes, antevisão da partida de quinta-feira,  no regresso da  nossa Liga.
Esta próxima quinta-feira, os planteis voltam aos jogos pelas 21h30 horas, no Pavilhão Ançãnense, numa sessão à porta fechada (porque estará provavelmente frio...).

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

JANTAR DE NATAL ACINZENTADO NO GAUCHÃO


EMENTA
Dia 11 de Dezembro de 2010 as 20h15



Buffet Frios:
Variedades de saladas, cocktail de camarão, sushi e sashimi, variedades de queijos, presunto e enchidos
RODIZIO COM 15 TIPOS DE CARNES

Sobremesas:
Manjar de côco, bolo brigadeiro, quindim, mousses de fruta, pudim de leite, bolo crocante.

Bebidas:
À descrição durante o jantar: águas, refrigerantes, cervejas, vinho da casa branco e tinto, café 
e uma caipirinha por pessoa.

 Preço por adulto : 25 €
Preço por criança dos 6 aos 10 anos : 12,50 €uros

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Castanhada em dia de Magusto em Brancos que sofreram 8 golos contra 4 dos Pretos

Em dia de Magusto é  humano sentir o cheirinho as castanhas arredondar o Pavilhão Ançãnenese e deixar alguns atletas carregar o pesado enjoo sofrido pelos Brancos. Há jogadores que, por si só, tiveram a força de levantar uma perna quando o adversário Preto passeava no rectângulo de jogo. Quando ao Team Preto a revolta aconteceu com o regresso de elementos temíveis em boa forma. É então natural que tenha com eles alcançado uma vitoria especial...em dia de Magusto por 8X4.

Ismaiel é o tipo de jogador que acelera o bater do coração adversário. De cabeça bem assente nos ombros desta vez, colocou a disposição da sua equipa a sua potência e principalmente o sentido posicional em campo assumindo desde logo uma posição central defensiva.  Flavio confessou-o: “Foi por aí que montamos a equipa defensivamente...(ou coisa parecida)". Uma posição central bem assumida que foi alternando com Gabi, revelando  capacidades defensivas  Pretas reforçadas. Esse posicionamento, porém,  envolveu toda a estratégia da equipa para o jogo com  um Grande guardião Quim (emprestado). Deve-a, claro, adequar nesse ponto específico de marcação (compensações, superioridade zonal, antecipações) fazendo jogar toda a equipa, Miguel na contenção/organização de bola e Tó Zé a abrir perfeitamente terreno para Flavio entrar..., ao ponto de não temer pelo adversário.

Os Brancos não cairam no homem-a-homem simples mas quando a marcação não é também zonal...afinal, quem marca quem?”. E, assim, a preocupação natural pela acção dos jogadores adversarios (ou seja, o  perigo ofensivo) devorou toda a ideia de jogo do colectivo Branco. Difícil de entender numa equipa que se tinha revelado muito forte na organização defensiva. Impossível de entender a descoordenação provocada na equipa. Efeitos tácticos e mentais, portanto num jogo onde reagiram emocionalmente.... e até como se tivessem jogado pela primeira vez em conjunto!
Que sentimento terá entrado na cabeça dos jogadores dos Brancos antes da "castanhada" sofrida. Pois ,no apito inicial, os jogadores começaram a ganhar ou perder o jogo na cabeça onde o fisico nem respondia. João já anunciava cansaço e perda de paciência principalmente quando os passes não lhe chegavam aos pés, desarticulado com a sua dupla Luis por sua vez arriscou dribles sem poder físico para os acompanhar. Loto sem grandes erros defensivos partilhando a desarticulação existente, arriscava em passes difíceis  deixando intercepção fácil do adversário... mesmo assim espetou 2 "castanhitas". André e J.Guilherme não tiveram mãos a medir nem pés a alcançar uma  bola  pouco domada. Falhanços flagrantes de André e remates  de J. Guilherme sem perigo a baliza de Quim (mais uma vez emprestado)) para fazer tremer as redes. Os guardiões Puma (debilitado) e Zé Grande (em SOS) não salvaram a equipa sem capacidade de inibição e de exibição.

Os Pretos, tacticamente mais fieis à sua identidade (perdida em tempos!), atropelou uns Brancos tacticamente perdidos à sua personalidade. Isto é, os Pretos não derrotaram os habituais (fortes) processos defensivos do Brancos, nem anulou os seus normais (perigosos) processos ofensivos. Derrotou e anulou uma equipa ideologicamente adulterada por uma não-estratégia montada excessivamente em função de um adversário que pensavam ainda debilitado/doente de táctica.

Nesta estrada táctica, os jogadores Pretos levaram o jogo para uma dimensão que nem os Brancos conseguiram revirar em termos de explosão ofensiva. A razão base está na exploração da velocidade técnica-arranca de jogo.
O nosso futebol tem, na cabeça dos jogadores, códigos individuais e colectivos que estão antes de qualquer táctica embora, muitas vezes nasçam de uma cor Branca ou Preta. Cruza os dois factores para surgir um acinzentado. Saber como se fazem as coisas (porque o jogo tomou tal rumo) pode fazer toda a diferença. Porque nela está a diferença no futsalquinta entre a bravura Preta e o apático Branco em noite de S. Martinho 2010.

Pretos: Ismaiel, Flavio, Miguel, To Zé, Quim (emprestado), Gabriel
Brancos: J.Guilherme, André, João, Luis, Loto, Zé Grande, Puma (emprestado)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CULTURA DOS BRANCOS VENCEM PRETOS SEM ALMA 7X3

Nove jogos, quatro vitórias, que garantem aos Brancos um lugar de destaque na "Liga Ançãnense". As vítimas desta noite foram os Pretos que desiludiram,  após 2 jornadas passadas de grande futebol... mas que mesmo assim  não conseguiram virar o resultado. 5ª feira passada o resultado  poderia ter virado cor Preta se não fossem os postes...mas desta vez não existiu esse pretexto.

O encontro teve dez golos, e surgiram 2 golos Pretos  nos últimos 10 minutos. Uma equipa Preta recheada de bons talentos que surpreenderam no final da época passada. Uma equipa igual por igual que conseguiu ultrapassar os Brancos. Hoje parece  uma alma perdida... de facto verifica-se nessa equipa muita garra e vontade de vencer  mas quando o jogo se torna demasiado emocional fica inexistente o sentido táctico do seu jogo.

Pouco minutos foram necessários aos Brancos  converterem o primeiro golo (Puma) após varias ameaças. Os defesas Pretos sem poder de comunicação para marcação apertada  deram ao resultado contornos de goleada sem encontrar solução. A formação Preta só conseguiu reduzir quando já perdia por 1-6 variando a "Peça-Central"  de Ismaiel para Flavio, Flavio para Gabi, e mesmo Gabi para Tó Zé. Quim na baliza Preta ainda limitou os estragos!.. tendo defendido vezes em conta bolas a cara!

A equipa Branca soprou as suas expectativas num jogo que prometia um resultado (no papel) difícil. Os Brancos orientados inicialmente por Loto e Luis na defesa já indicavam bons pormenores técnicos oferecendo oportunidades aos finalizadores André e J. Guilherme.   Já com presença de João (atrasado) nos ultimos 45'' garantia uma defesa unida, e graças a "cultura" de futebol Branca viveu-se boas jogatanas. Zé Grande não brilhou por não ter tido oportunidade.

Os Pretos estão em segundo, com 9 pontos  assim como já aconteceu na época passada até encontrar o seu ritmo de cruzeiro... ou melhor um verdadeiro "Chefe" que mande na sua defesa!!! 

Brancos: Loto, João, André, J.Guilherme, Luis, Zé Grande

Pretos: Ismaiel, Flavio, Miguel, Tó Zé, Quim/Puma, Gabriel

Desistência : Emanuel

NB.: Pretos e/ou Brancos jogam ambos com 6 jogadores. Alguma das equipas gostariam de ter mais um elemento?? Caso seja uma resposta positiva, temos o colega do Flávio !!