O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

sábado, 31 de julho de 2010

AMBIENTE, CONJUNTO E EQUILIBRIO ACINZENTADO

Os Brancos acabaram da melhor maneira o termino da ultima jornada da época, ao golear os Pretos, por 15-5, com golos de Tiago, João, J. Guilherme e o sublime jogador - subtituto dos jogadores em "part-time"- - Pinto o "pequenote". Pelos Pretos, marcou E.T (1ºgolo após lance lateral iregular, seguido de bombas imparaveis) e Ismaiel... Gabi e Tó Zé foram  apenas espectatores nesta jogatana Branca !!

Com uma entrada de Pinto para completar o quinteto Branco , os Pretos foram surpreendidos pelos Brancos, que dominaram o jogo nos primeiros 40 minutos. Nesse período, marcaram 10 golos logo sem resposta, aproveitando a má organização defensiva dos Pretos, não tendo  dificuldades em bater Zé Grande. Os Brancos dominavam por completo, com muita dinâmica no meio-campo, trocando muito bem a bola e desorientando os Pretos, que tinham muitas dificuldades em pegar no jogo. 
E foi com Pinto que os Brancos «entraram de inicio» no jogo, com uma alteração efectuada por acaso (preenchendo uma vaga), que foi preponderante: três minutos esperava-se que soubesse jogar....., mas ofereceu muito mais dando mais profundidade ofensiva, e velocidade de execução no último terço, contagiando o resto da equipa, que, a partir daí, pareceu outra, obrigando os Pretos a recuarem, construindo situações de golo em catadupa, suficientes para esperar um resultado esmagador.
As oportunidades apareciam com simplicidade, com João e J. Guilherme a comandar as linhas defensivas, para deixar Pinto expressar a sua apetência para acertar com "Pinta" na baliza adversária, agora , com Tiago a recargar sem falha, e bem fisicamente. Pelo meio, tempo para Quim brilhar, com espectaculares defesas, desviando com  palmadas  remate de E.T, batendo a bola ainda na barra da baliza.

Nos Pretos e com a mesma dupla E.T-Ismaiel em campo  as possibilidades de golo eram menores. Se a eles juntarmos Gabi e Tó Zé, o caminho ficou mais aberto. Foi o que aconteceu durante todo o jogo quando a dupla subia no campo, para diminuir a desvantagem, que seria conseguida no ultimo quarto de hora  depois, com um golo de E.T, ... reduzindo de 10-1 para 15-5. O festim continuou e o ultimo baile foi orquestrado pelos Brancos, que deixaram mesmo assim vencer os Pretos por 5 vitorias de vantagem. No final do encontro finalizamos por um lanche-ajantarado regado por minis'sssss :)


Inúmeros factores foram importantes no nosso futebol neste ano e não sei se existem os de maior ou menor importância para o alcance de um grupo equilibrado quer em termos afectivos quer em termos emocionais - pretendidos -. Mesmo com a premissa apresentada, ao meu sentir, são três os elementos dos quais não se pode dissociar um grupo "competitivo" (com 2 equipas vencedoras em todo o sentido): ambiente, conjunto e equilíbrio, nesta ordem.
Ambiente é tudo na vida e não seria diferente no nosso futebol. O bom ambiente das 2 equipas é fundamental para que tudo corra bem. É preciso que os jogadores, atletas ou não  construam um agradável ambiente para o desempenho de boas jornadas... e tivemos de parabéns :)

O ambiente conduz ao segundo elemento: o conjunto. Não se pode falar em conjunto sem que se viva num bom e positivo ambiente e não se pode esquecer que futebol é conjunto, é a soma dos "bem-dispostos" e das individualidades, mas é sempre plural. Uma equipe recheada de colegas.... capazes de juntarem-se as cores "acinzentadas" e competir com qualquer equipa nacional.

Futebol bem jogado e produtivo é comparável com uma orquestra. Sem conjunto e harmonia não há resultado auspicioso. O ambiente que leva ao conjunto deságua no equilíbrio, o terceiro elemento indispensável ao sucesso. Se estivermos felizes, individual e colectivamente, conseguimos estar equilibrados e equilibrar nossos desejos, expectativas, emoções e sentimentos. Desta forma o modelo "associatismo/colectivismo" com a modesta participação de 10 €uros, fidializou as "jogadeiras :) " do futsalquinta.

Duas equipas com ambiente favorável, conjunto apurado e afinado e equilibrado estará sempre mais próximo das conquistas e de superar os desafios de uma boa amizade. O inicio da primeira jornada esta prevista para dia 2 de Setembro e até la...... BOAS FÉRIAS PARA TODOS !!!!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

LIÇÃO DE MOBILIDADE MARCOU A DIFERENÇA NO RESULTADO. PRETOS 10x5 BRANCOS

Fala-se muito na velocidade como factor decisivo no jogo das passadas jornadas. É verdade, e têm feito realmente toda a diferença quando os Pretos sabem acelerar e mais ainda defender com toda a força. Mais do que o ritmo alto puro, a grande diferença é feita pela mudança de velocidade. imprimido por Ismaiel e o substituto E.T em alta condição fisica (cf. preparação para entrar na GNR!!) Penso aqui, claro, no processo de aceleração ofensivo organizado em que a equipa (controlo-passe-velocidade) consiga manejar esses diferentes ritmos e chegar rapidamente ao golo, enquanto os Brancos "festejam" a bola em.... vão e......Up'ssss lá vai um contra-ataque. Os instrumentos mais importantes para o fazer: passe + desmarcação=movimentação. Velocidade com e sem bola. Mas, sobretudo, a velocidade da…bola!... Foi sempre o que faltou aos Brancos!!..
 
O primeiro golo dos Pretos  foi um bom exemplo disso. O passe de E.T, momento de pausa, a bola metida na velocidade certa, vertical, atravessando a defesa Branca, a desmarcação rápida (velocidade sem bola de Ismaiel) e remate sem defesa possível de Quim. A execução perfeita na(s) velocidade(s) certas. Dos jogadores e da bola. O resto da exibição Preta teve as mesmas bases, construídas com uma inteligente ocupação dos espaços entre-linhas e uma super defesa a ser paciente na recuperação - ataque. Apesar da defesa Branca organizada, os ataques estiveram apáticos e consequentemente ultrapassados pelo ritmo imposto pelos Pretos.
 
E.T e Ismaiel foram dois bons utilizadores fisico-técnicos desse conceito de velocidade/eficacia.  Desdobraram  com a mobilidade dos colegas que entravam desde trás e, assim, roubaram aos Brancos o protagonismo táctico de uma estratégia que teve na precisão do passe mas sem mobilidade dos seus jogadores. Logo nos primeiros 10" os Pretos ganhavam por 3-0 para atingir mais tarde um resultado muito confortável de 6X1.
 
O elemento que surgia de trás  era uma espécie de transgressor táctico que desequilibrava a organização defensiva Branca. Nesse campo, E.T foi o transgressor máximo adicionando-se a Ismaiel quando a jogada chega perto da área. No fundo, Gabi e Tó Zé contentaram-se de defender justamente inibindo sempre os ataques dos Brancos. Aconteceu mesmo assim uma recuperação dos Brancos ao alcançar o 5º golo mas  o   talento precisava de inspiração e boas ideias. Quando esse encontro não acontece, costuma responder com mau futebol (...que podia ter sido pior se Quim não fizesse uma boa exibição!). E poucos golos (resultado 5X10) contra o guardião Puma que trocou sua baliza para os Pretos.  Uma equipa Branca que perdeu ritmo, mobilidade e alguma identidade táctica. Isto também acontece quando  ultimamente jogadores Brancos jogam em "part-time" : André na passada jornada jogou 1/2hora; Loto 1/2 hora nesta jornada; e Luis em estagio nos EUA....
 
Ausentes: Flavio, Miguel, Emanuel (lesionado), Zé Gde, Luis, Ruizinho, Jorge

Próxima semana ultima jornada!!

domingo, 18 de julho de 2010

BRANCOS EM BUSCA DO PARAISO PERDIDO, VITORIOSOS SOBRE OS PRETOS 10X7

O nosso humilde futebol tende a reconhecer os melhores jogadores logo no primeiro instante quando estes estão ausente da jornada. Isto porque aconteceu o que não sucedia a buée jornadas.... Emanuel conquistou espaços nos acinzentados e deixou a sua marca.  Ausente na derrota dos Pretos (10X7), Ismaiel, To zé e Ruizinho não avisaram e deixaram a sua equipa em "Branco".
Perder a alma da equipa Preta nesta fase é perder mais do que um simples jogador. Visto da bancada, é perder a equipe que, nas ultimas jornada, mais alegria transmitia ao espírito e jogo da equipa. Pressentia-se em cada bola que tocava... uma vitoria anunciada. Sem a sua alma, o quinteto Flavio, Miguel, Gabi e emprestado Tiago (mais uma vez) não precisaram de refazer conceitos, mas precisavam de afinar uma equipa remodelada. Pensemos, metaforicamente, nas asas futebolísticas dos Pretos. Ismaiel é um boing 747 que rasga a atmosfera. Emanuel é uma espécie de aviãozinho de papel que busca sempre o espaço menos hostil. Miguel e Gabi fazem os cruzamentos aerodinâmicos entre estes dois estilos, tacticos e técnicos. Ruizinho com menor passada que Emanuel e, nas últimas 2 jornadas, jogando a "trinco-médio", afinou também depois de um excelente entendimento com Emanuel  a chamada "morte subita" com bola (isto é, saber parar na altura certa para fazer a falta mortal). No fundo, está aqui um movimento (arranque e travão) que foi decisivo para o jogar.
Pensando noutra forma de vida da equipa, surgem os erros subitos dos defesas Pretos e do guardião Jorge menos confiante desta vez. Gabi ainda lesionado proximo do minuto 50' levaram dos Brancos o novo guardião Quim (2º jogo). Os Brancos foram ganhando espaço à medida que comia metros no rectangulo do jogo. Quando os Brancos subiam (João, Loto, Luis) de trás para frente com bola conseguiam combinar sempre com um extremo destro (André) ou esquerdino (J.Guilherme). Já sucedia nos jogos anteriores em tempo de vitorias, sucedia agora com mesmo esquema tactico. Quando um canhoto (J.Guilherem) sobe apanhando uma boa transição de bola, na hora de tabelar, tende a fazer a tabela e buscar profundidade vertical, enquanto, ao mesmo tempo, o extremo destro (André) tende a flectir no terreno, puxando o jogo para dentro. É uma lógica morfologicamente técnico-táctica. A descoberta guiada de mais um jogador rapido podia ser a abertura de uma «terceira via» do processo ofensivo dos Brancos.

Noutro ponto táctico, o regresso de André deu outra alternativa ao jogo. Era impossível construir uma forma de jogar com um jogador (Tiago) completamente diferente (nas características e jogo) nessa posição tacticamente chave e agora fazer a inversão de todos esses conceitos. André faz transições rapidas (por vezes demasiado ....), sabe marcar o seu adversário e ainda compensar a sua defesa. Os Brancos tinham reciclado essas bases no último mes (perdendo posições - ver jornadas passadas) e agora são elas (atirando a «corda táctica» às outras chaves do meio-campo, Luis e André) que compensam o jogo dos Brancos na defensiva. Sabendo como começar a jogar desde trás com João meio-fixo, a equipa sabe como tratar a bola em qualquer campo do planeta!
 
Ausentes sem aviso : Ismaiel, Tó zé, Emanuel 
Lesionado: Gabi . a espera de confirmação da sua presença para proxima jornada
Ausente na proxima jornada: Luis Almeida (razões matrimoniais :)
 
Para a proxima jornada pedimos aos acinzentados que não podem comparecer no Pavilhão, avisar via SMS ou através mensagem deixado no nosso Blog.... 

sexta-feira, 9 de julho de 2010

EM ÉPOCA DE BAILES, VAI MAIS UMA DANÇA CONTROLADA PELOS PRETOS QUE CANTARAM 10X5

Estava em jogo a tentativa de igualar os Pretos até ao final do mês de Julho... ou seja 4 quintas-feiras sem margem de erros para a equipa Branca. Ganhar era a palavra de ordem dos Brancos após uma passada jornada a dançar ao ritmo dos Pretos. Os Brancos já a muito não conseguem reacenderem, com todas as adesões que acabam por não terem  o êxito desejado. No futebol, como na vida, êxito e fracasso são os dois maiores impostores que podemos encontrar. "Mudam de opinião com uma facilidade impressionante. E, 60 minutos depois, já estavam, cruelmente, no lado oposto." Primeiro ponto: o plano de jogo não pode condicionar o…jogo real. Ou seja, no final, explicando a criticada tactica Branquista, Loto disse que “a estratégia passava por pressionar a defesa Preta e depois lançar armas mais rápidas e criativas para chegar ao golo...e jogar com apoios”.  É, de facto, uma ideia compreensível, na previsão do (plano de) jogo. O problema é que, muitas vezes, o jogo real não «diz» isso. Isto é, os jogadores Pretos não acusavam desgaste e a ocupação de espaços estava estabilizada. Ou seja, o plano de jogo prévio Branco fora ultrapassado pelo próprio jogo, o que, desde logo, obrigava a uma interpretação diferente. Os Brancos mantiveram, no entanto, a estratégia de pressionar alto, com isso, João e Luis ou João e Luis desmontavam a defesa (Branca) para ganhar posições mais altas no rectangulo de jogo, num ápice, ficou desadequado da realidade... até porque as suas inibições fisicas eram inexistentes e Loto, J.Guilherme ou Tiago dificilmente desciam para compensar as falhas. Resultado: pressão forte dos Brancos nas linhas dianteiras até ganharem a bola.... e que levaram os Pretos a contre atacarem rapidamente com 95% de eficacia! 

Segundo ponto: a opção dos Pretos que travaram todo o jogo dos Brancos. Em vez de um "Bloco defensivo", como jogaram em toda a epoca, surgia um… "trinco". Frente a um meio-campo poderoso(Gabi, Ismaiel, Miguel, Rui e Emanuel) os Brancos tentaram ganhar na posse de bola no rectangulo adversario. Não faz sentido esta opção pela dimensão física. Desta forma, retirou força táctica a uma posição-chave do Bloco ofensivo. Sem André, perdeu-se qualidade de fazer um primeiro passe de transição defesa-ataque que permita iniciar a saída de bola, liberando J.Guilherme ou mesmo um dos Bloquistas João ou Luis  para zonas mais adiantadas. Sem mais um jogador com estas caracteristicas, os Brancos limitaram-se a tirar a bola da zona de pressão central, mas nunca conseguiram com eficacia a sair dela com qualidade construtiva em posse (como o faziam tão bem). São duas formas muito diferentes de sair do mesmo espaço. Era então como se existisse uma parede invisível naquele espaço do rectangulo que os impedia de subir.
Com um plano de jogo concebido  para jogar em função do adversário nas 2 ultimas jornadas, o bloco Preto é excepcional  e permitiu que os Brancos perdem-se a posse de bola sem esforço e quando Luis e/ou João subissem, Emanuel e companhia aproveitavam as fissuras. No fundo, foi o que disse Emanuel, no final, ao referir que “a estratégia Branca deu-nos a bola e com ela nós sentimo-nos sempre mais confortáveis!....quando João e Luis subiam”. Um erro conceptual  que retirou auto-determinação aos Brancos  e condicionou tacticamente J.Guilherme e Tiago no plano ofensivo. Uma consequência desoladora numa equipa que, na evolução por que passou, chegou ao jogo mais importante da época sem contar com o André...que poderia não fazer milagres mas quêm sabe??? 
Cada vez que Emanuel domina/arranca com a bola continua a ser o início de um plano de ataque perigosissimo. Vendo-o o jogar, sabe pensar e ler o jogo da sua equipa e da equipa adversaria. Uma grande revelação no final desta epoca que soube impor o seu futebol e criar estabilidade tactica. Nesse sentido, o jogo de Emanuel cada vez mais perturba os Brancos. Falta-lhe, claramente, um pouco mais de dureza a imagem do resto da equipa. Emanuel comentou que gosta de jogar a 5ª feira porque joga-se futebol e bom futebol.... É o jogador que sabe fazer dançar o adversário ao ritmo dos bailes da época estival e esta de parabéns por ser um bom mestre de orquestra!!!! Parabéns Emanuel!!!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

CONDIÇÕES PARA DESCIDA DO RIO

Venho por este meio confirmar as condições referidas no  email para a descida que se realizará no dia 11-07 (SrºFrancisco Relvas)

Conforme referido as condições são:
- Descida desde a Penacova até Praia Fluvial;
- Dois monitores durante toda a descida;
- Transporte em táxis desde o inicio (Praia Fluvial até Penacova);
- Reforço alimentar para cada participante;
- 16 Euros por adulto;
- 5 Euros para crianças dos 6 aos 12 anos;
- Gratuito dos 0 aos 5 anos;
- 2 Ou 3 Barcos eléctricos com as mesmas condições dos KayaKes.

Os 2 barcos eléctricos serão em principio destinados aos 2 casais (família Fernandes e família Parreiral) que tem crianças com 3 anos de idade.

Cuidados especiais ao pessoal:
- levar roupa leve, fácil de secar
- chapéu ou boné
- protector solar
- agua para além daquela do rio
- comida (bolachas, cerveja, sandes,...) para além do reforço alimentar
- toalhas e muda de roupa....porque haverá muitos banhos
-tlm. e carteiras, maquinas de fotos poderão ficar em contentores ou nos barcos eléctricos.
- Trazer principalmente boa disposição para um dia divertido entre amigos!!!!

O Instituto meteorológico prevê para domingo uma temperatura de 30º com céu pouco nublado ver limpo e vento fraco 

sábado, 3 de julho de 2010

FANTASTIC FIVE BLACK EXPREMEU OS BRANCOS - num resultado muitissimo merecido

Acabou-se quase o sonho dos Brancos na conquista final do campeonato. Os Pretos derrotaram os Brancos ,por 12-5. Os Brancos lançaram a esperança para a equipa com uma nova aquisição de peso - o guardião "Quim", mas os golos dos Pretos e  autogolos dos Brancos,  deitou tudo por terra.

Sobre o excelente rectangulo de jogo Ançãnense, na Freguesia de Ançã, os Pretos entraram melhor. Os homens Pretos dominaram o jogo e anularam os Brancos durante toda a partida. O poderio Preto confirmou-se aos dez minutos com os golos apontados por Ismaiel, Emanuel. Os avançados receberam passes soberbos de Emanuel - Rui, da linha de meio-campo, e de primeira atiraram sem hipóteses de defesa para a baliza de Quim...substituido por Puma e vis-versa. 

Os Pretos continuaram a aproveitar as fragilidades da defesa Branca sem poder de ataque organizado e eficaz.
Os jogadores Brancos sentiram a pressão, mas na segunda parte após já a perder por 5 golos de diferença deram uma pequena resposta. A «Laranja Mecânica Branca», com J.Guilherme, Tiago, Loto, Luis e João tentaram igualar a partida mas sem luz ao fundo da baliza de Jorge. O guarda-redes Jorge foi imperial sem erros provocados ao longo da partida.  
A derrota pesada na primeira meia hora descontrolou os Brancos, que não encontraram discernimento para reorganizar o seu jogo. Os Pretos aproveitaram a desorganização Branca e acentuou a sua vantagem. Um "Fantastic Five" com o guardião Jorge, Ruizinho, Emanuel, Ismaiel e Miguel que deram um baile de futebol como nunca se tinha visto. Os passes foram milimetrados e todos os dominios/controlos de bola orientados a favor da cor Preta... com estilo e classe!!
Em desvantagem no marcador de Pontos estão agora os Brancos numa posição dificil de recuperar.  O desespero instalou-se entre os Brancos, que correram em vão atrás do prejuízo
---------------------------------------------------------------------------------------------------

DESCIDA DO RIO Mondego em Kayakes e Barcos eléctricos

DIA 11/07/2010

Caros colegas,
Mudamos de empresa para a nossa descida do rio no dia 11 de Julho... e mudamos melhor com preços e condições mais competitivos.

Preçario: - crianças até 6 anos não pagam
                - crianças entre os 6 e 12 anos : 8 Euros
                - adultos : 16 Euros (em vez de 17,5)

Condições especiais que foram negociadas:
- encontro nas margens da praia fluvial e estacionamento das nossas viaturas as 09h45
- embarque em Taxis (gratuito) até ao ponto de partida- (em vez de autocarros)
- descida do rio que inclui Kayakes e 2 barcos electricos (para apoio as crianças (a partir dos 3 anos) e pessoas necessitadas)
- reforço alimentar oferecido durante a descida (água, sumo, sandes mista, bolo e fruta para cada pessoa)

Inscrições ainda abertas até segunda-feira......
Solicitamos as pessoas  para mandar mail : gparreiral@hotmail.com ou para o Blog, com o primeiro e ultimo nome e o peso aproximativo de cada pessoa (importantissimo para aquisição dos coletes).