O CANTINHO FUTSAL

Futsalquinta é o Blog dos Futsalistas de Ançã onde o jogo da tua equipa pode virar notícia e ser debatido por todos. Aqui tu podes comentar os principais resultados dos jogos futsal que são disputados no Pavilhão de Ançã, e a actuação do teu Team.

Nós da Equipe Blog-Futsalista iremos pensar e escrever artigos, comentar e mediar debates sobre as principais noticias do nosso Futebol . Nada disto fará sentido sem a tua participação e os teus comentários, portanto, marca + golos, envia notícias para o nosso blog e faz as tuas jornadas da quinta-feira virarem notícia.

Tabela Classificativa --/01/2015

Posição

Equipa

P

J

V

E

D

G.M

G.S

Tendência

1

PRETOS

"Morcegos"


3


1


1



10

6

Positiva

2

VERDES

"Cobras"


0

1




1

6

10

Negativa

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

JOGO ESTRANHO TRANSFORMOU VERMELHOS 6x4

Os Pretos podem mudar o seu sistema preferencial por várias razões mas quando o faz para defender melhor, raramente consegue depois manter os seus habituais princípios de jogo ofensivos mais perigosos. O problema não está na postura mais defensiva (o que também poderia fazer dentro do sistema habitual). O problema está no facto de com aquela mudança os jogadores ficarem em posições totalmente diferentes daquelas que tiveram rotinados no sistema da semana passada para pós-recuperação da bola lançarem o ataque/contra-ataque.
 
Até defenderam muito bem atrás da linha da bola, mas retirando-lhe as referencias para as saídas rápidas, com transições exageradas em profundidade o "avançado" centro, perdeu a raiz dos seus princípios ofensivos que deu fruto no jogo anterior (ver cronica) . Os Pretos iniciaram bem a ganhar por 4X1  e sofreu o segundo golo empurrando o Miguel (lesionado) a baliza. Uma bênção para marcar mais, mas....  Mudaram o sistema habitual de jogo no decorrer do tempo, em nome da estratégia ultra-ofensiva, que causo o inicio de descaracterização da personalidade global da equipa. Foi então que apareceu um jogo quase temático - apontar quase sempre para o meco "Miguel", de preferência com a biqueira da chuteira - e o objetivo foi alcançado em detrimento de um resultado que estagnou. 

Os Vermelhos a beira do colapso integraram no modelo de posse de bola e transformaram o seu futebol. Houve, colectivamente, um entendimento de qual a melhor forma de explorar/ lidar com o seu estado físico (e suas limitações sem guardião). Exibiram  o mesmo poder de arranque quando pegaram na bola colocando por muitas vezes Quim a prova de bala.  Agarrou, recebeu, segurou, passou, e voltou a procurar local para marcar. Tornou-se um Team  de posse afundando repentinamente o seu adversário. Transições rápidas de trás para a frente adivinhando vezes sem conta a estratégias do jogo direto dos Vermelhos criando todos os desequilíbrios a defesa.  
 
Foi claramente, um jogo estranho com perfis diferentes, mais adaptado às limitações em fases de jogo. Menos arranques para uns, mais temporização em posse para outros. Adaptações de estilos que pareceram quase uma lapidação do  estado físico aculturado a outros modelos de jogo, num nível que  tornou a partida desigual as outras.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Juventus ganha 1ª vitoria do Ano 2014 sem contestações

‘Não deves esquecer que um beijo continua a ser um beijo, um suspiro apenas um suspiro. O fundamental impõem-se com o passar do tempo (Play it again, Sam!, Casablanca).’

De regresso as competições a Juventus começou o ano 2014 a ganhar. Três pontos que poderão ser muito criticado nos vermelhos, quando já se falou em mudar estrategicamente as equipas.  - e o Blog respira novamente -  É com baixo o ritmo que o Vermelhos acabaram o jogo. Sempre que sentiram ter o jogo controlado e que o adversário não era capaz de causar  perigo iminente, ganharam vantagem no marcador e excelente defesas de Zé Grande (a ganhar forma). É uma avaliação arriscada porque uma coisa é controlar o jogo (manter organização defensiva sólida), outra é controlar o resultado.

O golo, gesto técnico ditado pelo instinto ágil de resolver problemas com bola, não nasceu, construí-se. Quando a bola vinha no ar, o suspiro dos Pretos era para a dominar. A forma como, depois, remataram , nasceu de um futebol pensado, .... moderado para não deixar a impulsividade surgir no ultimo espaço-tempo.

Uma vitoria destas plana sobre todo um "único" jogo como ser superior, mas, em campo, houve vida para além desse poema de futebol. Não acreditamos que esse baixar de ritmo Vermelho resulte de uma fraqueza estrutural. É o instinto futebolístico-animalesco dos jogadores em campo a farejar o perigo (ou a falta dele) que os estimula ou não. Contra Pretos, por exemplo no Ano 2013, houve pouca baixa  rotação táctica porque teve os sensores de detecção de perigo sempre ativos. Um estimulo que transforma o jogo da equipa e provoca diferentes sensações em relação a ela... e supremacia.

Os Pretos fizeram um jogo interessante até ao momento em que tinha de pensar na baliza e descobria-se facilmente que essas ideias não se aplicavam a partir da grande área, ou seja últimos 12 metros como por vezes víamos o Chico sacudir a bola. Deu-se pouca profundidade, sem um verdadeiro ponta-de-lança provocando um jogo de trás para frente. De boas intenções está o meio-campo cheio e oportunidades criadas. Quase se cai no erro do Quim ser o  seu substituto! De qualquer forma, não poderia existir melhor prenda da equipa ao J.Guilherme que festejou seu aniversário.

 Nesta euforia, podemos prever o próximo resultado? Sei é que o fundamental se impõe de reestruturar com o passar do tempo. É certamente uma ideia não consensual para todos mas a democracia é assim mesmo. Por isso, mesmo que o  ritmo tivesse sido o Chá-chá-chá, recordamos a mítica letra que, em Casablanca, Bogardt pedia a Sam, pianista, para tocar várias vezes. Porque se um beijo é só um beijo, um golo é só um golo. Como um suspiro. Bogardt procurava despertar sentimentos. Como o melhor futebol deve fazer e proporcionar melhor prazer a todos em campo e no tempo. 

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O ESPAÇO SAGRADO ESTA DE VOLTA EM 2014

Rodando a parabólica, podem agora depararem-se, de repente, com o que mais gostam e esperam todos os dias. O que mais fascinou este grupo no passado recente: Blog futsalquinta que vive ainda e quer continuar a dar alegrias aos famosos jogadores da quinta feira. Um espaço aberto a todos que desejam limpar a sua alma desportiva e construir uma amizade fortes e eterna. Pensamos no reformado Ruizinho, nos aleijados Tó Zé que vivem esta paixão, afundado no génio, na noite e na bebida dos tais sábados mensais... 

O que é  aquilo que faz uma grande equipa com bom futebol incorporado: “Nós não queremos só ganhar. Também queremos sentir!”.  A sedução do nosso futebol não se baseia, porém, num lado meramente romântico do jogo. É um quadro de futebol com pinturas do Gaudi e a bola bem tratada, mas tem na raiz tática um lado Barça ......ou até mesmo outro clube inspirado pela esféra. 

A grande mudança este ano 2014 não está em ser mais ou menos ofensivo. Está no grande impulso evolutivo que marca a nova geração de jogadores como o Chico ou o Alexandre. O nosso futebol quer ainda implementar as verdadeiras regras, que deu outra qualidade na saída de bola.  No fundo, como dizia "eu proprio", há aqui uma noção da importância do meio-campo e da necessidade da bola passar obrigatoriamente por todos (com critério) para que tudo faça sentido e se ordene.
 
O segredo do sucesso do futsalquinta e da sua liderança é simples e resume-se numa frase que aconselho a ler e ficar a pensar durante alguns minutos: “Os jogadores são meus amigos, mas eu não sou amigo deles. Isso não funcionaria”.

Desejamos muito sucesso para 2014.